Preservar a memória organizacional não é apenas uma ação de valorização do passado, mas um instrumento estratégico para fortalecer identidades institucionais, orientar decisões futuras e consolidar legados. Foi com essa visão que a Fundação Unimed, estruturou uma iniciativa robusta voltada ao resgate, catalogação e registro permanente de sua trajetória: a Memória Fundação Unimed. Iniciado em junho de 2025, com apoio da empresa especializada Memória e Identidade, o projeto tem o propósito de consolidar a identidade institucional, fortalecer a cultura organizacional e evidenciar o impacto da Fundação Unimed no desenvolvimento do Sistema Unimed e da sociedade.
Uma iniciativa para salvaguardar três décadas da Casa do Conhecimento do Sistema Unimed
A chegada do marco dos 30 anos da Fundação motivou a instituição a iniciar um trabalho sistemático de resgate de sua história, um movimento alinhado às práticas contemporâneas de governança, transparência e valorização do conhecimento organizacional.
Essa iniciativa contempla tanto a recuperação e catalogação de arquivos físicos e digitais de valor histórico — como documentos institucionais, relatórios, livros, fotografias, placas de homenagem e atas de reuniões — quanto a implantação de um Programa de História Oral, conduzido por pesquisadores e documentalistas especializados.
Todo o material coletado e organizado permitirá a constituição de um acervo permanente, estruturando as bases para um programa contínuo de preservação da memória institucional.
História oral: profissionais que construíram a Fundação Unimed dão voz ao legado
Como parte central do projeto, foram convidados profissionais que protagonizaram a trajetória da instituição ao longo dessas três décadas, para a gravação de depoimentos. Por meio destes depoimentos individuais, eles compartilham suas vivências, percepções e contribuições para a construção da Casa do Conhecimento do Sistema Unimed. A instituição ouviu 17 profissionais, registrando mais de 1530 minutos de conteúdo.
Entre os depoentes estão dirigentes, presidentes, docentes, conselheiros, gestores e colaboradores que participaram de diferentes momentos da evolução da Fundação, desde sua estruturação inicial à consolidação como referência nacional em educação cooperativista e em formação para o setor de saúde. Esses depoimentos reúnem memórias que atravessam ciclos de gestão, mudanças no Sistema Unimed, expansão do portfólio educacional, transformações estratégicas e desafios enfrentados ao longo dos 30 anos de existência da instituição
A seleção inclui nomes que marcaram a trajetória da Fundação, como:
- Ex-presidentes e ex-diretores que marcaram diferentes fases da instituição, como Dr. João Batista Caetano, Dr. Almir Adir Gentil e Dr. Ricardo Vidigal Paolucci.
- Dr. Helton Freitas, presidente da instituição desde 2021 e uma das vozes fundamentais no fortalecimento da educação cooperativista em âmbito nacional;
- Professor Fábio Gastal, que, desde 2021, é diretor acadêmico da Faculdade Unimed, instituição mantida pela Fundação Unimed;
- Márcio Barbosa, que atua a mais de 20 anos na Fundação Unimed, ocupando o cargo de diretor administrativo-financeiro da Faculdade Unimed;
- Dr. Luiz Otávio Andrade, atual diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da Fundação;
- Dr. Eduardo Chinaglia, atual diretor Administrativo-Financeiro da Fundação;
- Docentes e colaboradores com mais de 20 anos de atuação na instituição, como Professor Marcelo Martinovich, Professor José da Paz Cury, Mariney de Oliveira, Sônia Capanema, entre outros;
Cada relato amplia a compreensão sobre o papel da Fundação no fortalecimento da formação cooperativista, na qualificação de dirigentes e equipes e no desenvolvimento de soluções educacionais estratégicas para todo o Sistema Unimed.
Um legado em construção permanente
O conjunto de documentos, depoimentos e registros organizados passa a compor um acervo institucional que servirá como fonte de consulta, aprendizagem, inspiração e referência para dirigentes, cooperados, colaboradores, estudantes e para todo o Sistema Unimed.
Esse material celebra, reconhece e preserva a memória da Casa do Conhecimento do Sistema Unimed, reforçando o legado de uma instituição essencial na formação de milhares de profissionais e na disseminação dos princípios cooperativistas no país.
O primeiro vídeo dos depoimentos do Projeto Memória está disponível no canal da Faculdade Unimed no YouTube. Convidamos você a conhecer essas histórias e a revisitar os marcos que construíram os 30 anos da Fundação Unimed.