O Sistema Unimed reafirma sua posição de liderança no cenário da saúde suplementar, conforme os resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2025, com ano-base 2024, divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com uma performance relevante, 18 das 20 operadoras que alcançaram a nota máxima são Unimeds, representando 90% das melhores operadoras qualificadas do país.
Nesse cenário, a Faculdade Unimed, como a Casa do Conhecimento do Sistema, atua como parceira das singulares nessa jornada de desenvolvimento e busca contínua pela excelência na gestão das operadoras e na assistência à saúde ofertada aos beneficiários. A Faculdade oferta soluções em educação para a capacitação contínua dos colaboradores e para a formação dos dirigentes dessas cooperativas. Além disso, possui soluções em assessorias que contribuem para alinhar os processos das Unimeds às normas exigidas pelo setor, assim como para a melhoria contínua dos serviços dessas cooperativas. Dentre essas assessorias estão:
- Assessoria na Implantação da RN 507/2022: a Resolução Normativa (RN) 507/2022 da ANS é vital para alinhar as Operadoras de Planos de Saúde com as melhores práticas de gestão organizacional e assistencial. A Faculdade oferece orientação especializada para que as cooperativas se adequem à norma, elevando a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, a satisfação dos beneficiários.
- Pesquisa de Satisfação com Beneficiários: a Faculdade oferece uma solução completa para a realização da Pesquisa de Satisfação com Beneficiários, um dos critérios de avaliação definidos pela ANS para a pontuação no IDSS. Por meio desse apoio na realização da pesquisa, a cooperativa pode garantir uma nota adicional de até 25% nesse indicador. A metodologia é 100% digital e inclui a elaboração de questionário e relatórios alinhados às diretrizes do Documento Técnico do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) da ANS.
Entenda mais sobre o IDSS
O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras (PQO), estabelecido pela Resolução Normativa nº 505/2022, que tem como objetivo avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde a cada ano. O IDSS é um índice composto por indicadores subdivididos em quatro dimensões de avaliação: “Qualidade em Atenção à Saúde”, “Garantia de Acesso”, “Sustentabilidade no Mercado” e “Gestão de Processos e Regulação”. As operadoras são avaliadas anualmente.