A transformação digital deixou de ser tema de debates futuros para tornar-se uma realidade concreta no ambiente corporativo. Segundo levantamento realizado pela empresa Sambatech, já em 2021, 45,7% das empresas brasileiras implementavam estratégias de Transformação Digital. As instituições que apostam nessa mudança já colhem os benefícios em eficiência de processos e na interface com os seus públicos. A Faculdade Unimed acompanha esse movimento. Para fortalecer a relação com alunos, docentes e clientes corporativos, a Casa do Conhecimento do Sistema Unimed desenvolveu e aprimorou seus portais de comunicação e autosserviço. As novas plataformas facilitam a interface desses grupos com a instituição, o acesso às informações, a solicitação de serviços e o acompanhamento de iniciativas acadêmicas e corporativas.
Saiba mais sobre cada um desses portais:
Portal do Aluno
Com uma média de 288.000 acessos nos últimos três meses, o Portal do Aluno passou por otimizações, realizadas por uma equipe especializada no sucesso e na experiência dos alunos, em parceria com o time de Tecnologia da Faculdade. Esse portal se tornou um ambiente de integração de informações e facilitador do contato do estudante com a instituição. O novo ambiente virtual permite que o aluno acesse materiais de estudo, atividades, notas, cronograma de aulas, boletos e certificados em um mesmo local.
O portal conta também com uma área de “Notícias”, em que o aluno acompanha os fatos, comunicados, eventos e demais conteúdos publicados pela Faculdade Unimed. Outras melhorias implementadas se relacionam à solicitação de novos logins e senhas para acesso a essa plataforma. Agora, o aluno poderá receber o código de recuperação de senha também pelo Whatsapp. Esse aprimoramento traz mais praticidade, reduz chamados repetidos nos canais de atendimento da Faculdade e proporciona uma melhor experiência ao aluno.
Portal do Cliente
Para oferecer uma experiência de relacionamento e atendimento ainda mais próxima e eficiente aos seus clientes corporativos (Unimeds que contratam soluções educacionais em assessoria e tecnologia), a Faculdade Unimed também aprimorou o seu Portal do Cliente, que teve 8.135 acessos no último trimestre.
Relançado recentemente pela equipe de Pós-vendas, esse portal tem como objetivo principal oferecer mais agilidade no acesso às informações e no acompanhamento dos projetos contratados com a Faculdade, proporcionando autonomia ao cliente, simplificando a gestão de demandas e serviços. A plataforma entrou no ar em 17 de novembro, representando um avanço importante na jornada de transformação tecnológica da instituição.
Entre os benefícios já identificados com essas mudanças, destaca-se a integração de todas as informações de cada cliente em um mesmo ambiente – ou seja, cada Unimed, ao acessar o Portal do Cliente, poderá consultar contratos, dados de turmas, históricos financeiros, notas fiscais e acompanhar solicitações com mais clareza, tudo em um só lugar. Com esses recursos, a experiência se torna mais fluida, possibilitando mais autonomia a cada cliente.
Portal do Docente
O Portal do Docente é uma das grandes novidades da Faculdade. A instituição realizou um pré-lançamento, no dia 15 de outubro, em homenagem ao Dia do Professor, apresentando o ambiente para um grupo de docentes, assessores e conteudistas, que puderam explorar a nova plataforma.
Planejado para integrar de forma eficiente a gestão de turmas, o Portal do Docente visa facilitar a rotina acadêmica. Ele permitirá aos professores efetuarem lançamentos de notas e frequências dos alunos de forma simplificada, além de realizar o envio de notas fiscais e material didático. Durante os testes de navegação, realizados pelo grupo de docentes convidados, o Portal foi elogiado por sua acessibilidade e funcionalidade. Em breve o ambiente estará totalmente disponível para o acesso de todos os docentes da Faculdade Unimed.
Fabiana Pena, gerente de Relacionamento e Operações Acadêmicas, destaca a importância desses projetos: “A criação dos portais é fundamental para o fortalecimento da relação entre a Faculdade e cada um de seus públicos. Estamos investindo em tecnologia para oferecer mais autonomia, transparência e eficiência, garantindo que nossos alunos, clientes e docentes tenham as melhores ferramentas para sua jornada conosco”, conclui.