Previdência Privada: conheça esta opção de investimento!

• Gestão
  • Previdência Privada: conheça esta opção de investimento!
Publicada 26/08/2022

Muitas pessoas imaginam que a previdência privada é um investimento voltado apenas para a aposentadoria, mas na verdade se trata de um investimento flexível de médio a longo prazo que pode ser usado para diversos objetivos e para pessoas de todas as idades, até mesmo crianças.

No post de hoje, vamos conhecer melhor a previdência privada e quais são as suas principais vantagens.

O que é Previdência Privada?

É um investimento flexível, de médio a longo prazo, onde você define quanto, por quanto tempo e como deseja aplicar o seu dinheiro. Entre os objetivos que você pode atingir com ela, está o de garantir ao beneficiário uma renda no futuro construída por meio de aportes financeiros mensais ao longo dos anos.

Ela normalmente é utilizada como um complemento da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), porém, enquanto o INSS é um programa governamental que segue uma série de critérios de idade e tempo de contribuição, por exemplo, a previdência privada tem mais flexibilidade e não é atrelada à CLT.

Por que fazer uma previdência privada?

Muitas pessoas podem se perguntar por que fazer este investimento quando já há a aposentadoria governamental.

Além dos critérios que citamos anteriormente (idade e tempo de contribuição), o INSS trabalha com o conceito de teto salarial, isto é, há um valor máximo que o beneficiário pode receber mensalmente.

Já na previdência privada, o valor da renda depende exclusivamente do montante da contribuição e do retorno dos investimentos nos quais o dinheiro foi aplicado ao longo do tempo.

Desta forma, você pode conseguir um retorno maior que o do benefício público e começar a receber na idade em que achar melhor.

Além disso, é possível iniciar um plano com apenas R$ 100,00 por mês e já ter um rendimento maior que a poupança.

Como o valor final da renda que você irá receber depende do valor dos aportes feitos, o quanto antes você começar a sua previdência privada, melhor será o seu retorno financeiro. Logo, para conquistar uma boa reserva, além de ser importante não esperar chegar à terceira idade para começar a investir, deve-se ter consistência nos aportes mensais. Caso contrário, será necessário contribuir com quantias elevadas em um curto período.

É possível, inclusive, fazer uma previdência privada até mesmo para crianças. Nesse caso, os aportes podem começar ainda na infância, para que a criança possa desfrutar do montante acumulado a partir da sua maioridade.

Conheça a previdência privada da Seguros Unimed

A Seguros Unimed oferece duas modalidades de planos de Previdência Privada, a PGBL e a VGBL. Cada uma criada para se adequar às suas necessidades, e trazer o retorno ideal para você. Afinal, planejar é essencial para ter um futuro com qualidade de vida.

PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre)

O PGBL é indicado aos contribuintes do INSS (setor público ou privado), para quem utiliza o formulário completo na declaração do Imposto de Renda ou quer abater as contribuições do imposto, até o limite 12% dos seus rendimentos brutos anuais tributáveis.

VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)

O VGBL é indicado para quem é isento ou faz a declaração simplificada de imposto de renda e também para quem não contribui com o INSS, ou pretende contribuir com mais de 12% da sua renda bruta anual em previdência.

Se você quer ter mais autonomia sobre a sua renda e garantir um futuro confortável para a sua família, contrate os planos de previdência privada Unimed Seguros.