Comissão Própria
de Avaliação (CPA)
Alinhando as práticas da Faculdade Unimed às exigências regulatórias e às expectativas da comunidade acadêmica para garantir excelência.
Na Faculdade Unimed, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) desempenha um papel estratégico ao conduzir o processo de avaliação interna. Sua atuação identifica as potencialidades da instituição, aponta necessidades de melhorias e define caminhos para o aperfeiçoamento contínuo de nossas práticas acadêmicas e administrativas.

O que é a Comissão Própria de Avaliação?
A CPA é uma comissão interna responsável por conduzir o processo de autoavaliação institucional e integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).
Quem participa da CPA?
Estudantes, docentes, corpo técnico administrativo e representantes da sociedade civil. É a oportunidade de propor melhorias para a instituição.
Qual o objetivo da CPA?
Identificar fragilidades e potencialidades da instituição a fim de qualificar o processo educativo.
Plano de melhoria
(plano de ação)
Como resultado do processo avaliativo, a partir da pesquisa, da análise e da discussão realizada em reuniões plenárias com os diferentes segmentos da instituição – alunos, docentes e técnico-administrativos –, é elaborado um plano de melhorias (plano de ação) para apresentação aos gestores e ao Conselho Superior (Consup), visando sanar as fragilidades apontadas e garantir a constante melhoria da qualidade.
Acesse os documentos relacionados para consulta:
- Resolução nº 08/2021 – Composição da CPA
- Resolução nº 17/2022 – Composição da CPA
- Resolução nº 01/2024 – Composição da CPA
- Projeto de Autoavaliação Institucional
- Regimento Interno da CPA
- Relatório de Autoavaliação 2017
- Relatório de Autoavaliação 2018
- Relatório de Autoavaliação 2019
- Relatório de Autoavaliação 2020
- Relatório de Autoavaliação 2021
- Relatório de Autoavaliação 2022
- Relatório de Autoavaliação 2023
Resultados que fazem
a diferença
Os indicadores de qualidade gerados por essas avaliações orientam melhorias contínuas nos processos das IES, impulsionando a excelência acadêmica e administrativa.
Mais que avaliar, o Sinaes promove a transformação social, conectando educação de qualidade a um futuro mais igualitário e promissor.
Acesse os documentos relacionados para consulta:
Conheça mais sobre o Sistema Nacional de
Avaliação do Ensino Superior (Sinaes)
Avaliação do Ensino Superior (Sinaes)
Um poder transformador na educação superior
O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, é o alicerce para elevar a qualidade da educação superior no Brasil.
Seu propósito vai além de apenas medir resultados: ele orienta a expansão do ensino superior, promove a eficácia das instituições e reforça o impacto acadêmico e social, sempre com um olhar atento ao compromisso e à responsabilidade social das Instituições de Educação Superior (IES).
O Sinaes valoriza a missão pública das IES, preservando os princípios democráticos e a inclusão social.
Como o Sinaes garante a qualidade da educação superior?
Para atingir seus objetivos, o Sinaes utiliza um conjunto de ferramentas estratégicas que garantem uma visão completa e precisa do desempenho das instituições e de seus cursos:
- Avaliação das instituições de educação superior (Avalies):
Realizada interna e externamente, essa avaliação combina a expertise de comissões designadas pelo Ministério da Educação (MEC) com a visão da comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil, organizados em Comissões Próprias de. - Avaliação dos cursos de graduação:
Especialistas nomeados pelo MEC analisam os cursos com profundidade. Esses resultados integram também as avaliações internas, coordenadas pela CPA, garantindo uma análise global e integrada. - Avaliação de desempenho dos estudantes:
Por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Sinaes mede diretamente o aprendizado e as competências adquiridas ao longo dos cursos de graduação.