Assessoria de Gestão

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS COOPERADOS

Para cooperativas do Sistema Unimed que querem implantar mecanismo de cooperativação de novos médicos, satisfazendo suas necessidades de profissionais nas Especialidades e Áreas de Atuação, obedecendo o que foi regulamentado pela Resolução CFM nº 2221/2018, e ainda, atendendo deveres impostos pelas:

  • Lei 5764/1971 – Que define a Política Nacional de Cooperativismo.
  • Lei 9656/1988 – Que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.
  • Lei 9961/2000 – Que cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
  • Normas de Agências reguladora.
  • Programa que pode ser customizado, levando em consideração o porte e expectativa da singular.

 

 

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

OBJETIVO

O programa de assessoria para implantação do Processo Seletivo Público de Novos Cooperados é uma melhoria na gestão da cooperativa, pois torna transparente e público as ações para incorporação de novos cooperados. Ele propicia segurança para o corpo gestor, transparência e critérios na seleção e clareia, antecipadamente a nossa maneira de gerar trabalho e renda (empresa Cooperativa. A Faculdade Unimed estará ao lado da cooperativa, inicialmente, realizando todo o processo, porém, com acompanhamento intenso e constante, da direção e colaboradores, durante todo o processo até o resultado final de classificação dos candidatos. A Faculdade acompanhará a fase de efetivação do cooperado caso ainda existe alguma dúvida no processo.

CONTEXTUALIZAÇÃO

O resultado do Processo Seletivo Público de Novos Cooperados objetiva incorporar no quadro de cooperados especialistas, para atender os beneficiários dos planos de saúde, proteger as cooperativas do ingresso de profissionais sem critérios claros, e ainda, visando minimizar ingresso através da judicialização (através de Liminares). Parte das Unimeds não possuem critérios técnicos, legais e específicos para a cooperativação de novos cooperados. Como a cooperativa é a seara digna do exercício profissional, gerando trabalho e renda, o quadro de especialistas desbalanceado pode provocar desequilíbrio nos ganhos dos profissionais. O Processo Seletivo Público é uma ação que dá transparência na incorporação de novos profissionais, na cooperativa, contribui para o balanceamento do quadro de especialistas, oferecendo trabalho e renda adequado a todos cooperados, e atendimento aos beneficiários dentro dos limites preconizados pela ANS. Outro aspecto a ser analisado é o envelhecimento do corpo de cooperados, quando os profissionais não disponibilizam mais agenda para atender clientes (Unimed ou outro), ou estão diminuindo sua carga de trabalho. Este Processo nos permite gerenciar adequadamente o item I, Artº 4 da Lei 5764/71: “salvo impossibilidade técnica de prestação de serviços”. (por parte da cooperativa), minimizando a judicialização, quando parte do judiciário, ainda entende como “adesão livre e voluntária” é “porta aberta” por parte da cooperativa. Finalmente, a Consultoria técnica visa padronizar o Processo de Seleção Pública para Filiação de médicos na Unimed propiciando a governança cooperativa e adequando as ações de cooperativação às necessidades da Unimed, e ainda, qualifica e seleciona aqueles médicos que irão exercer sua profissão na cooperativa, entendendo a filosofia e o seu modus operandi.


CARGA HORÁRIA 0 horas
Fale com a Faculdade Unimed

Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301