PESQUISA

Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia do Sistema Unimed (CNPCT)

 

Nunca se falou tanto em pesquisa clínica, comprovação científica, pesquisadores e ciência quanto nos últimos anos. A pandemia fez emergir o debate sobre a relevância de estimular a pesquisa, formar pesquisadores e garantir espaço e recursos que possibilitem a condução de estudos. A tecnologia na área da ciência e saúde também está super em alta.

 

Diante deste cenário ascendente de Ciência e Tecnologia, sabemos que o Sistema Unimed é um ambiente extremamente propício para o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas, como saúde, gestão e tecnologias voltadas ao cuidado às pessoas. Hoje, temos 341 cooperativas (Unimeds) espalhadas por todo o país, que são compostas por 118 mil médicos cooperados, que podem ser possíveis pesquisadores da área da saúde. Além disso, temos uma rede de 29 mil hospitais, clínicas, laboratórios e serviços credenciados, que servem de estrutura para o atendimento de 19 milhões de clientes (pacientes).

Com tamanha capilaridade e conhecimento aplicado já produzido no Sistema Unimed, a Fundação Unimed, mantenedora da Faculdade Unimed acredita e investe em produção científica e desenvolvimento tecnológico. Por isso, criou o Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia do Sistema Unimed (CNPCT), para auxiliar a sociedade com a investigação de novas doenças e criação de tratamentos e soluções tecnológicas capazes de controlar sintomas e prevenir enfermidades.

 

Objetivos do CNPCT

  • Realizar, intermediar e captar estudos clínicos junto as CROs e agências internacionais de fomento, atuando ativamente na alocação dos estudos clínicos nas instituições que compõem o Sistema Unimed;
  • Desenvolver cursos e consultorias nas diferentes áreas relacionadas à pesquisa clínica.
  • Operacionalizar as demandas do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), que avaliará os estudos clínicos locais (Minas Gerais) e os registrará nas agências regulatórias;
  • Estabelecer parcerias internacionais e nacionais.

A Faculdade Unimed conta com equipe própria para o desenvolvimento e acompanhamento dos estudos.

 

Quer fazer parte do Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia do Sistema Unimed (CNPCT)?

Entre em contato conosco pelo link

 

CONTATOS E FUNCIONAMENTO

Endereço: R. Grão Pará, 379 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30150-340

Telefone: (31) 2121-2946

E-mail:  [email protected]

O atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 18h. Na sextas-feiras o atendimento é das 8h às 17h. 

 

Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)

 

Você sabe como funciona o CEP da Faculdade Unimed?

O Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Unimed (CEP Faculdade Unimed) tem por finalidade a análise e o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos no âmbito da instituição, privilegiando os aspectos éticos, primariamente em defesa da integridade e dignidade. Ou seja, trata-se de um colegiado interdisciplinar e independente, criado pela Fundação Unimed, com o dever de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

 

O CEP é corresponsável por garantir a proteção dos “representantes e participantes de pesquisa”, individual ou coletivo, que participam de qualquer tipo de pesquisa, coleta de dados, relato de caso e TCC´s realizados dentro da instituição.

 

É dever do CEP assegurar que as pesquisas submetidas e aprovadas pelo Comitê, estejam em conformidade com as regulamentações atuais preservando a segurança e o bem-estar dos participantes dos projetos de pesquisa.

 

O CEP da Faculdade Unimed foi credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) no dia 9 de março de 2023, após reunião ordinária de seus membros. O registro tem validade por três anos.

 

Clique aqui para acessar o documento de aprovação do CEP.

Para saber mais sobre o funcionamento do CEP na Faculdade Unimed, clique aqui.

 

Onde está localizado o CEP?

Ele está localizado no segundo andar, com placa indicativa (CEP Faculdade Unimed), da sede da instituição (endereço: rua Grão Pará, 379 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30150-340)

Vinculado e instalado nas dependências da Faculdade Unimed, o CEP conta com a infraestrutura física e recursos humanos necessários para seu funcionamento.

 

Como é o atendimento do CEP?

Seu funcionamento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 18h. Na sextas-feiras o atendimento é das 8h às 17h. 

O atendimento do CEP/Faculdade Unimed acontece por meio da linha telefônica fixa (31) 2121-2946 e pelo endereço eletrônico [email protected].

 

Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX)

 

Criado em 2018, o Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX é responsável por organizar, coordenar e supervisionar as atividades e ações relacionadas a pesquisa, monitoria acadêmica e extensão na Faculdade Unimed. O núcleo busca promover, através da oferta dessas atividades, a complementação da qualificação de estudantes, professores, técnico-administrativos e/ou membros da comunidade externa, na esfera acadêmica, teórica, prática e crítica.


Horário de funcionamento: de segunda-feira à quinta-feira de 9h00 às 18h00 e sexta-feira de 9h00 às 17h00.

  • Atendimento presencial: Sede administrativa - Rua Grão Pará, 379 - Santa Efigênia - BH/MG
  • Atendimento via e-mail: [email protected]

 

Revista Científica

 

Periódico em Saúde, Cooperativismo, Gestão e Ensino Superior. 
Acesse: https://revista.faculdadeunimed.edu.br/index.php/RCFU1

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Semana passada

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER NOTÍCIA
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER NOTÍCIA