Graduação

GESTÃO DE COOPERATIVAS

Presente em mais de 100 países, o cooperativismo envolve, direta e indiretamente, mais de 1 bilhão de pessoas, e é responsável por mais de 250 milhões de empregos. Só em Minas Gerais, há mais de 770 cooperativas, que empregam mais de 38 mil pessoas e 1,5 milhão de cooperados. Com esses números, fica fácil perceber como as cooperativas são fundamentais para a economia e sociedade. 

Apesar disso, o mercado de trabalho ainda conta com poucos profissionais capacitados para trabalhar com cooperativas, que possuem uma legislação própria e uma forma diferente de trabalhar. Pensando nisso, a Faculdade Unimed idealizou o curso de Tegnologia em Gestão de Cooperativas na modalidade a distância.

A graduação, que tem nota 4 no MEC, pode ser concluída em dois anos. Ela é focada no mercado de trabalho e ideal para quem quer desenvolver habilidades para iniciar a carreira rapidamente.
 

ESTRUTURA DO CURSO

O curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas está organizado em quatro períodos, com carga horária total de 1.720 horas, das quais 1.600 são de disciplinas teóricas regulares e 120 são de atividades complementares, a serem integralizadas em, no mínimo, 2 anos e em, no máximo, 4 anos.

MERCADO DE TRABALHO

Dividido em 7 ramos - Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte e Trabalho, Produção de bens e serviços -, o setor cooperativista é considerado um dos mais prósperos na economia nacional.

Conforme o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, publicado em 2020, o número de cooperativas ativas no país era de 5.314. Juntas, elas somam 15,5 milhões de cooperados e empregam 427,5 mil pessoas.

OBJETIVO

  • Formar profissionais para atuar em cooperativas, associações e organizações sociais mediante o desenvolvimento de habilidades conceituais, formais e pragmáticas;

  • Capacitar profissionais capazes de atender, com excelência, às demanda da sociedade e às expectativas atuais, potenciais e futuras do mercado de trabalho cooperativista;

  • Preparar profissionais para atuarem de forma expressiva e em posições de liderança em diferentes organizações, por meio de uma estrutura curricular que fomente o aprendizado progressivo, flexível e integrado, com conhecimentos multidisciplinares, interdisciplinares, instrumentais e administrativos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam ou gostariam de atuar no segmento de cooperativas ou que buscam se capacitar para a gestão de sociedades cooperativas.

Infraestrutura

Em sua sede em Belo Horizonte/MG (Rua Grão Pará, 379, Santa Efigênia), a Faculdade Unimed oferece salas de aula com equipamentos multimídia, biblioteca com acervo físico e virtual, auditório e laboratório de informática. Além disso, o aluno tem à sua disposição os serviços de secretaria acadêmica, apoio psicopedagógico, ouvidoria, pesquisa e extensão, tanto na sede quanto nos Polos Educacionais da instituição.  



Polos Educacionais

A Faculdade Unimed conta com diversos Polos Educacionais distribuídos pelo Brasil, onde são realizados os encontros presenciais dos cursos da Graduação Tecnólogica à distância. Confira: 

  • Governador Valadares (MG);
  • São paulo (SP);
  • Vitória (ES);
  • Recife (PE);
  • Fortaleza (CE);
  • Goiânia (GO);
  • Campo Grande (MS);
  • Ji-Paraná (RO);
  • Porto Alegre (RS);
  • Curitiba (PR).
     
Perguntas Frequentes

1. Quais são os cursos de graduação oferecidos pela Faculdade Unimed? São reconhecidos pelo MEC?

A Faculdade Unimed oferece os cursos de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas, Gestão Hospitalar e Secretariado. Somos uma Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) conforme as Portarias nº 909, de 18 de agosto de 2016 (cursos presenciais), e nº 3, de 07 de janeiro de 2020 (cursos à distância).

2. O estágio é obrigatório?

Não, a graduação da Faculdade Unimed não tem estágio obrigatório.

3. Tem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia?

Não, os cursos de graduação não exigem a elaboração do TCC como componente obrigatório para a conclusão do curso. O Ministério da Educação (MEC) não faz essa exigência para que o aluno se forme no nível superior (Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021).

4. Qual a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica?

As três habilitações são reconhecidas pelo MEC como cursos de nível superior, a diferença está na área de atuação de cada uma. A Licenciatura tem o objetivo de formar professores, habilitados a lecionar nos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico. O Bacharelado visa formar profissionais generalistas, por meio de aulas teóricas e práticas que oferecem um panorama amplo da area, para atuarem no mercado de trabalho ou seguirem carreira acadêmica. Os cursos de Graduação Tecnológica, por sua vez, promovem capacitação técnica, mais específica e focada em aulas práticas, capacitando o aluno a atender às necessidades do mercado de trabalho.

5. Qual a diferença entre reconhecimento e autorização do MEC?

A autorização é concedida pelo MEC para que uma Faculdade possa abrir um novo curso. O reconhecimento é dado quando, após a formação da primeira turma do curso, o MEC avalia e reconhece a sua qualidade. 

6. Posso usar a nota do Enem para o vestibular da Faculdade Unimed?

Sim. O candidato poderá participar do vestibular utilizando a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, deverá indicar corretamente o ano em que realizou o exame e o número de inscrição que o identifique no MEC, atentando para que não haja erro na indicação. Serão aceitas redações com pontuação mínima de 400 pontos. O candidato que optar pela classificação utilizando a nota do Enem estará dispensado de realizar a prova do vestibular e deverá encaminhar à Faculdade Unimed o documento comprobatório de seu aproveitamento no Enem. 

7. A Faculdade Unimed participa do Prouni? O que é Prouni e como posso me inscrever?

Não, a Faculdade Unimed ainda não participa do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de Graduação de Instituições de Ensino Superior privadas. Para se inscrever, é preciso ter realizado a edição mais recente do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro. Consulte mais informações aqui

8. A Faculdade Unimed oferece vagas pelo Sisu?

Não. Apenas Instituições de Ensino Superior públicas participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é a forma como o MEC gerencia a oferta de vagas nestas instituições aos participantes do Enem.

9. A Faculdade Unimed utiliza o sistema de cotas?

Não. A Lei nº 12.711/2012 garante a reserva de vagas apenas em Universidades Federais e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a alunos oriundos integralmente do Ensino Médio público, em cursos regulares ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

10. A Faculdade Unimed é credenciada no Fies?  O que é Fies e como posso me inscrever?

Não, a Faculdade Unimed ainda não se credenciou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Fies é um programa do MEC destinado a financiar os custos com a graduação de estudantes matriculados no Ensino Superior não gratuito. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Saiba mais aqui.

11. Alunos com deficiência podem estudar na Faculdade Unimed? 
Sim, podem. 

12. Como posso ingressar como aluno na Faculdade Unimed?

Existem cinco formas de ingresso na Faculdade Unimed: vestibular, vagas remanescentes do vestibular (as que não foram preenchidas inicialmente), Enem, obtenção de novo título e transferência.

13. Estou cursando o último ano do Ensino Médio, posso fazer o vestibular? O que ocorre se eu passar? A minha vaga fica garantida?

Você pode realizar o vestibular, mas, caso seja aprovado e ainda não tiver concluído o Ensino Médio até o período de matrícula, sua vaga não fica garantida, pois o processo seletivo destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, bem como o Ensino Superior.

14. Posso realizar o vestibular como treineiro?

Sim. "Treineiro" é o candidato que não concluiu e nem concluirá o Ensino Médio ou equivalente até o momento da matrícula, e está prestando o vestibular somente para teste, não podendo efetuar a matrícula. No ato da inscrição, você poderá assinalar esta opção. Esses candidatos não aparecem na lista de convocados disponibilizada para os demais.

15. Sendo aprovado no processo seletivo vigente, poderei fazer a matrícula no próximo semestre?

O processo seletivo em vigência tem validade de um ano para ingresso nos cursos oferecidos, de acordo com a data da prova realizada pelo candidato. Isso significa que, se houver novo processo seletivo dentro de um ano, a contar da data da prova realizada, você poderá ingressar como aluno sem precisar realizar um novo vestibular. 


1º período
Ética, Cultura e Sociedade
60 horas
Introdução ao Cooperativismo
60 horas
Matemática para Negócios
60 horas
Marketing e Comunicação Empresarial
60 horas
Metodologia Científica
60 horas
Modelos de Gestão
60 horas
2º período
Contabilidade Geral
60 horas
Direito Cooperativo
60 horas
Educação Cooperativista
60 horas
Economia e Mercado
60 horas
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
60 horas
Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal e Liderança
60 horas
Atividade Multidisciplinar Integrada (AMI) - Cooperativismo Contemporâneo
40 horas
3º período
Contabilidade e Análise de Desempenho das Sociedades Cooperativistas
60 horas
Direito do Trabalho e Seguridade Social
60 horas
Gestão da Produção e Logística
60 horas
Gestão da Qualidade
60 horas
Psicologia do Trabalho e Qualidade de Vida
60 horas
Tributação nas Cooperativas
60 horas
Atividade Multidisciplinar Integrada (AMI) – Tecnologia e Gestão da Informação
60 horas
4º período
Gestão de Custos
60 horas
Gestão de Projetos
60 horas
Gestão Financeira e Orçamentária
60 horas
Governança Corporativa e Compliance
60 horas
Planejamento Estratégico
60 horas
Disciplina Optativa
60 horas
Atividade Multidisciplinar Integrada (AMI) – Empreendedorismo e Inovação
60 horas
Disciplinas optativas
Libras
60 horas
Bioética
60 horas
Educação Cooperativista
60 horas
Gerenciamento de Risco
60 horas
Gestão de Consultórios e Clínicas
60 horas
Gestão do Conhecimento
60 horas
Gestão do Tempo e Produtividade
60 horas
Inteligência Artificial
60 horas
Tópicos Especiais em Gestão de Cooperativas
60 horas
Marketing Estratégico
60 horas
Mercado Financeiro
60 horas
Profª. Tatiana Rodrigues Carneiro
Profª. Tatiana Rodrigues Carneiro

Graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Agronomia (Entomologia Agrícola), MBA em Gestão Escolar (em andamento). Possui experiência em Gestão de Soluções Educacionais, atuando no ensino superior desde 2005 como docente da graduação, pós e mestrado e como gestora de cursos de Biociências e Saúde no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM).

CARGA HORÁRIA 1720 horas
Fale com a Faculdade Unimed

Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301