Graduação

GESTÃO DE COOPERATIVAS

Presente em mais de 100 países, o cooperativismo envolve, direta e indiretamente, mais de 1 bilhão de pessoas e é responsável por mais de 250 milhões de empregos. Só em Minas Gerais, há mais de 770 cooperativas, que empregam mais de 38 mil pessoas e 1,5 milhão de cooperados. Com esses números, fica fácil perceber como as cooperativas são fundamentais para a economia e sociedade. O grande diferencial do cooperativismo e que o torna uma opção mais segura em momentos de crise econômica é que o capital é a “nossa gente”. E esse capital se soma a princípios e valores universais, capazes de gerar confiança e desenvolvimento no negócio.

A graduação tecnológica em Gestão de Cooperativas da Faculdade Unimed discute, unindo teoria e prática, as questões cooperativistas e organizacionais, tanto nas dimensões econômicas quanto nas sociais. Além disso, fornece previsões e planos necessários para assegurar que todas as fases das operações sejam planejadas e equipadas adequadamente. Outro importante ponto trabalhado ao longo do curso são as tratativas necessárias para atender às necessidades dos associados e da comunidade e assim garantir todas as potencialidades de longo prazo dos empreendimentos.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho no setor cooperativista é considerado um dos mais prósperos na economia nacional. As cooperativas estão presentes em 13 ramos e podem empregar profissionais das mais variadas áreas de atuação. No Brasil, existe cerca de 13,2 milhões de cooperados. A capacidade de suportar momentos de crise do cooperativismo é uma das razões para que o modelo de negócio cresça. Em 2016, diante do aumento das demissões em várias empresas do país, as cooperativas foram na contramão. Segundo o 12º Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, divulgado em julho de 2017, reforçam a empregabilidade do setor, que cresceu mais de 13% em 2016, gerando, em relação ao ano anterior, um crescimento de quase 6% na geração de empregos e aumento de 5 milhões em movimentação financeira.

Diante de tanta força, crescimento e possibilidades, a necessidade de gestores no cooperativismo é urgente. O mercado busca líderes que saibam lidar com as particularidades do segmento e busca, constantemente, eficiência, estratégia e gestão, o que faz com que a formação e profissionalização desse nicho caminhem de mãos dadas.

OBJETIVO

  • Atender, de forma mais adequada, à demanda da sociedade e dos mercados (expectativas atuais, potenciais e futuras);

  • Formar profissionais para atuar em cooperativas, associações e organizações sociais mediante o desenvolvimento de habilidades "conceituais", "formais" e "pragmáticas";

  • Oferecer uma estrutura curricular que permita o aprendizado "progressivo", flexível e "integrado" de conhecimentos (multidisciplinares e interdisciplinares, instrumentais e administrativos), de modo a possibilitar ao futuro profissional uma atuação expressiva e de liderança em diferentes organizações.

PÚBLICO-ALVO

Dirigentes, Conselheiros, Cooperados, Gerentes, Técnicos, Supervisores, Assistentes e todos os profissionais que estão ligados, atuam ou desejam atuar na área de gestão das cooperativas.

Infraestrutura

A sede da Faculdade Unimed, localizada em Belo Horizonte/MG*, oferece salas de aula com equipamentos multimídia, biblioteca com acervo físico e virtual, auditório e laboratório de informática. Além disso, o aluno tem a disposição serviços de secretaria acadêmica, apoio psicopedagógico, ouvidoria e pesquisa e extensão.  

*Avenida Flávio dos Santos, 355 - Floresta, Belo Horizonte/MG.


1º Período
Cultura e Sociedade
60 horas
Fundamentos da Administração
60 horas
Fundamentos de Economia
60 horas
Cooperativismo I - História e Doutrina Cooperativista
60 horas
Matemática para Negócios
60 horas
2 º Período
Contabilidade Básica
60 horas
Educação Cooperativista
60 horas
Marketing e Comunicação nas Cooperativas
60 horas
Metodologia e Técnica de Pesquisa
60 horas
Relações de Poder e Comportamento nas Organizações
60 horas
3º Período
Administração Financeira e Orçamentária
60 horas
Contabilidade nas Sociedades Cooperativas
60 horas
Direito Cooperativo
60 horas
Ética, Cidadania e Responsabilidade Social
60 horas
Modelos de Gestão
60 horas
4º Período
Gestão da Qualidade
60 horas
Gestão de Custos
60 horas
Gestão de Pessoas
60 horas
Gestão de Projetos
60 horas
Tipologia Cooperativista
60 horas
Tributação nas Cooperativas
60 horas
5º Período
Direito do Trabalho e Seguridade Social
60 horas
Economia Regional
60 horas
Gestão do Conhecimento
60 horas
Governança Corporativa em Cooperativas
60 horas
Planejamento Estratégico em Cooperativas
60 horas
Tópicos Essenciais em Gestão de Cooperativas
60 horas
Trabalho de Conclusão de Curso
130 horas
. Marcelo Augusto Nascimento
. Marcelo Augusto Nascimento

Administrador Hospitalar, pós-graduado em Pedagogia Empresarial e MBA em Gestão de Negócios; 27 anos de vivência na gestão de organizações de saúde, Consultoria e Treinamentos; Docente em diversos cursos de especialização em saúde; Consultor com atuação em: Diagnósticos, Gestão, Processo de Faturamento, Gestão de Contratos e Relacionamento com Operadoras e Corpo Clínico, Atendimento como Ferramenta de Fidelização de Clientes, Formação e Desenvolvimento de Líderes e Gestão de Equipes.

 

CARGA HORÁRIA 2040 horas
TURNO Noturno
INVESTIMENTO
30 x R$ 690,00
Condição Especial:

TURMA PRESENCIAL EM BELO HORIZONTE (MG)
INÍCIO: 01/08/2019



 
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301