Graduação

GESTÃO DE COOPERATIVAS

Presente em mais de 100 países, o cooperativismo envolve, direta e indiretamente, mais de 1 bilhão de pessoas e é responsável por mais de 250 milhões de empregos. Só em Minas Gerais, há mais de 770 cooperativas, que empregam mais de 38 mil pessoas e 1,5 milhão de cooperados. Com esses números, fica fácil perceber como as cooperativas são fundamentais para a economia e sociedade. 


Apesar disso, o mercado de trabalho ainda conta com poucos profissionais capacitados para trabalhar com cooperativas, que possuem uma legislação própria e uma forma diferente de trabalhar. Pensando nisso, a Faculdade Unimed desenvolveu o curso tecnólogo EAD de Gestão de Cooperativas.

A graduação, que tem nota 4 no MEC, pode ser concluída em dois anos. Ela é focada no mercado de trabalho e ideal para quem quer desenvolver as habilidades para iniciar a carreira rapidamente.

ESTRUTURA DO CURSO


O curso superior de tecnologia em Gestão de Cooperativas está organizado em cinco períodos, com carga horária total de 2.160 (duas mil cento e sessenta) horas, das quais, 1.920 (mil novecentas e vinte) são de disciplinas teóricas regulares, 120 (cento e vinte) de atividades complementares e 120 (cento e vinte) de trabalho de conclusão do curso, a serem integralizadas em no mínimo 2 anos e meio e no máximo em 5 anos.
 

MERCADO DE TRABALHO

Dividido em 7 ramos (Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte e Trabalho, Produção de bens e serviços) o setor cooperativista é considerado um dos mais prósperos na economia nacional.

Conforme o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, publicado em 2020, o número de cooperativas ativas no país era de 5.314, juntas elas somam 15,5 milhões de cooperados e empregam 427,5 mil pessoas.

OBJETIVO

  • Atender, de forma mais adequada, à demanda da sociedade e dos mercados (expectativas atuais, potenciais e futuras);

  • Formar profissionais para atuar em cooperativas, associações e organizações sociais mediante o desenvolvimento de habilidades "conceituais", "formais" e "pragmáticas";

  • Oferecer uma estrutura curricular que permita o aprendizado "progressivo", flexível e "integrado" de conhecimentos (multidisciplinares e interdisciplinares, instrumentais e administrativos), de modo a possibilitar ao futuro profissional uma atuação expressiva e de liderança em diferentes organizações.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam ou gostariam de atuar no segmento de cooperativas ou que busquem se capacitar para atuação e gestão de sociedades cooperativas.

Infraestrutura

A sede da Faculdade Unimed, localizada em Belo Horizonte/MG*, oferece salas de aula com equipamentos multimídia, biblioteca com acervo físico e virtual, auditório e laboratório de informática. Além disso, o aluno tem a disposição serviços de secretaria acadêmica, apoio psicopedagógico, ouvidoria e pesquisa e extensão.  

*Rua Grão Pará, 379 - Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG.

 

POLOS EDUCAIONAIS

A Faculdade Unimed conta com Polos Educacionais distribuídos pelo Brasil para os encontros presenciais dos cursos da Graduação Tecnólogica. Confira: 

  • SISTEMA OCB/PE - Rua Manoel Joaquim de Almeida, n° 165 – Iputinga – Recife/PE, Cep.: 50.670-370;
  • UNIMED PARANÁ -  Rua Antônio Camilo, 283, bairro Turumã– Curitiba/PR, CEP 82530-450;
  • UNIMED DO CEARÁ - Rua Padre Luis Figueira, 52/70, Aldeota – Fortaleza/CE, CEP 60.150-120; 
  • FEDERAÇÃO CENTRO BRASILEIRA - Rua 8 A, n° 111, Quadra 13-A - Lote 9/18 - Andar 3 – Goiânia/GO, Cep.:74.075-240;
  • INTERFEDERATIVA LESTE/NORDESTE DE MINAS - Rua Dom Pedro II, n° 435 - Centro – Governador Valadares/MG, Cep.: 35.010-090;
  • UNIMED JI-PARANÁ - Avenida Transcontinental, n° 1019 – Centro – Ji-Paraná/RO, Cep.: 76.900-091.

 

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE UNIMED.

1) Quais são os cursos de graduação oferecidos pela Faculdade Unimed? São reconhecidos pelo MEC?

A Faculdade Unimed oferece os cursos de Graduação Tecnológia em Gestão de Cooperativas, na modalidade de ensino a distância (EAD) e a Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar, nas modalidades presencial e ensino a distância. Somos uma Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada pelo Ministério da Eduação (MEC) - (Presencial - Portaria MEC No.909 de 18 de agosto de 2016 e de Educação a Distância - Portaria do MEC No. 370 de 23 de abril de 2018).

2) O estágio é obrigatório?
Sim. 
Tecnólogo em Gestão de Cooperativas EAD: Estágio Curricular Obrigatório de 200 horas.

Tecnólogo em Gestão Hospitalar EAD e Presencial: Estágio Curricular Obrigatório de 200 horas

3) Tem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia?
Sim, tem TCC. 

4) Qual a diferença entre Bacharel x Licenciatura x Tecnólogo?
As três habilitações são reconhecidas pelo MEC como cursos de nível superior, a diferença está na área de atuação de cada uma. No curso de Ciências Biológicas, por exemplo, a habilitação em Licenciatura tem ênfase na formação do professor, já o bacharel se atém à formação do biólogo exclusivamente para trabalhos técnicos da área. Os cursos tecnólogos foram criados pensando na possibilidade de capacitação técnica mais rápida para uma mão de obra que é escassa no mercado de trabalho.

5) Qual a diferença entre Reconhecimento x Autorização do MEC?
Como Faculdade, sempre que abrirmos um novo curso, este terá o status de “autorizado” pelo MEC, pois o “reconhecimento” virá com a formação da primeira turma. Nesse momento é possível que o MEC avalie a qualidade do curso e assim proporcione o “reconhecimento”.

6) Posso usar a nota do Enem para o Vestibular da Faculdade Unimed?
Sim. O candidato poderá participar Vestibular utilizando a nota de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, deverá indicar corretamente o ano em que realizou o exame e o número de inscrição que o identifique no MEC, atentando para que não haja erro na indicação. Serão aceitas notas das edições de 2016 a 2019, pontuação mínima de 400 pontos. O candidato que optar pela classificação utilizando a nota do Enem estará dispensado de realizar a prova e deverá encaminhar à Faculdade Unimed documento comprobatório de seu aproveitamento no Enem. 

7) A Faculdade Unimed participa do ProUni? 
Não.

8) A Faculdade Unimed oferece vagas pelo SISU?
Não. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e por meio dele instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

9) A Faculdade Unimed utiliza o sistema de cotas?
Não.

10) A Faculdade Unimed é credenciada no Fies?  O que é FIES e como posso me inscrever?
A Faculdade Unimed ainda não se credenciou no Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Pode se inscrever no processo seletivo do Fies do segundo semestre de 2017 o estudante que:
- tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos; e
- tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero.
As inscrições são gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no endereço eletrônico fiesselecao.mec.gov.br. Consulte o período de inscrições no site do Fies fiesselecao.mec.gov.br. 

11) A Faculdade Unimed aceita como alunos pessoas com deficiência? 
Sim, aceita. 

12) Como posso ingressar como aluno na Faculdade Unimed? 
As formas de ingresso nesta Instituição são: 
- Vestibular;
- Vagas remanescentes do Vestibular (as que não foram preenchidas inicialmente);
- Enem;
- Obtenção de novo título;
- Transferência.

13) Estou cursando o último ano de ensino médio, posso realizar Vestibular? O que ocorre se eu passar? A minha vaga fica garantida?
Você pode realizar o vestibular. No entanto, se for aprovado e até o período de matrículas você ainda não tiver concluído o Ensino Médio, sua vaga NÃO fica garantida, pois o processo seletivo destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, bem como aos diplomados em nível superior. 

14) Posso realizar o vestibular como treineiro?
Sim. "Treineiro" é o candidato que não concluiu (nem concluirá até as matrículas) o Ensino Médio ou equivalente e está prestando o Vestibular somente para teste, não podendo efetuar matrícula. No ato da inscrição você poderá assinalar esta opção. Esses candidatos não aparecem na lista de convocados disponibilizada para os demais candidatos.

15) Sendo aprovado no processo seletivo vigente, poderei fazer a matrícula no próximo semestre?
O  Processo Seletivo em vigência terá validade de 1 (um) ano para ingresso nos cursos oferecidos, de acordo com a data da prova realizada pelo candidato. Isso significa que se houver novo processo seletivo dentro de 1 (um) ano a contar da data da prova realizada, você poderá ingressar como aluno sem precisar realizar um novo vestibular. 


1º Período
Cultura e Sociedade (Projetos de Extensão)
60 horas
Metodologia Científica
60 horas
Matemática para Negócios
60 horas
Modelos de Gestão
60 horas
Ética
60 horas
Marketing e Comunicação Empresarial
60 horas
Fundamentos de Economia
60 horas
2 º Período
Contabilidade Empresarial
60 horas
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social (Projetos de Extensão)
60 horas
Gestão da Qualidade
60 horas
Direito Cooperativo
60 horas
História e Doutrina Cooperativista
60 horas
Tipologia Cooperativista
60 horas
3º Período
Tecnologia e Gestão da Informação
60 horas
Empreendedorismo e Inovação (Projetos de Extensão)
60 horas
Educação Cooperativista
60 horas
Direito do Trabalho e Seguridade Social
60 horas
Tributação nas Cooperativas
60 horas
Contabilidade e Análise de Desempenho nas Sociedades Cooperativas
60 horas
4º Período
Gestão Financeira e Orçamentária
60 horas
Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal e Liderança
60 horas
Gestão e Análise de Custo Gerencial
60 horas
Logística e Gestão de Materiais
60 horas
Economia Regional
60 horas
Tributação nas Cooperativas
60 horas
5º Período
Planejamento Estratégico
60 horas
Governança Corporativa e Compliance
60 horas
Formação de consultor interno (Extensão)
60 horas
Financiamento e Crédito nas Cooperativas
60 horas
Gestão de Projetos
60 horas
Elaboração de Artigos Científicos
40 horas
Mercado Financeiro
60 horas
OPTATIVAS
Libras
60 horas
Gestão do Conhecimento
60 horas
Gerenciamento de Risco
60 horas
Gestão do Tempo e Produtividade
60 horas
Inteligência Artificial
60 horas
Cultura Organizacional
60 horas
Elaboração de Projetos de Pesquisa
40 horas
. Tatiana Rodrigues Carneiro
. Tatiana Rodrigues Carneiro

Graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Agronomia (Entomologia Agrícola), MBA em Gestão Escolar (em andamento). Possui experiência em Gestão de Soluções Educacionais, atuando no ensino superior desde 2005 como docente da graduação, pós e mestrado e como gestora de cursos de Biociências e Saúde no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM).

CARGA HORÁRIA 2160 horas
Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301