Alunas da FU iniciam expedição com Projeto Rondon

Publicada 16/07/2018

Presenciar a experiência da gestão em saúde na ponta a fim de desenvolver competências técnicas, políticas, humanísticas e éticas. Esse é o objetivo da Faculdade Unimed para seus alunos ao firmar parceria com o projeto Rondon Minas- grupo que realiza ações voluntárias em municípios mineiros com problemas de vulnerabilidade social e econômica.  As sorteadas para participarem do projeto são as graduandas em Gestão Hospitalar, Juliana Pontes Pinto Coelho e Karla Andreia Oliveira dos Santos. Ambas já estão nos municípios de Juscelino kubitschek e Buritizeiro, respectivamente, com passagem, alimentação e estadia custeadas pela Faculdade.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Unimed, Carolina Rezende, o projeto já realizou o diagnóstico situacional das cidades, que considerou todos os serviços de saúde existentes no município, em especial os públicos. “Agora as alunas estão participando da implementação do plano de ação, que certamente será muito enriquecedor para suas carreiras”, destaca.

Para a aluna Karla, o projeto está sendo extremamente importante para sua vida, tanto profissional, quanto pessoal. “Estamos lidando com situações muito delicadas, que envolvem crianças em vulnerabilidade social, que sofrem vários tipos de abusos. É tocante presenciar tantas situações e muito engrandecedor poder ajudar a melhorar a realidade dessas pessoas. Onde estamos atuando trabalhamos além da educação, com informações sobre sexualidade, bullying e drogas, possibilitamos o aprendizado a atividades extracurriculares, como aulas de artesanato, música e teatro”, comemora.

Juliana Pontes Pinto junto ao time do Projeto Rondon em Juscelino kubitschek, MG

Segundo a aluna Juliana, a experiência está muito proveitosa. “Estou aprendendo bastante com as pessoas da cidade, os alunos, professores e com a equipe do Rondon. Acredito que esse aprendizado está sendo mútuo e com isso, todos saem ganhando”, afirma.