- Home
- Notícias
- Assessoria de Gestão
- Clima organizacional positivo é fundamental para o crescimento de cooperativas
Conheça a Assessoria de Pesquisa de Clima da Faculdade Unimed
Os benefícios de um bom clima organizacional para as empresas são extraordinários. Melhora o trabalho em equipe, valoriza o trabalho das pessoas, aumenta a participação individual e por equipe, melhora a produtividade, valoriza a empresa, gera valor, diminui a falta de envolvimento e a rotatividade de colaboradores.
“Um bom clima é um investimento para a empresa”, afirma o consultor da Faculdade Unimed, José da Paz Cury. A Faculdade, com o auxílio de sua área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, desenvolveu a assessoria Pesquisa de Clima, um instrumento de gestão voltado para análise do ambiente interno. Por meio da assessoria, Unimeds de todo o Sistema poderão mapear o momento motivacional dos colaboradores da empresa a partir da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
Mas, por que pesquisar? “Porque além de criar um canal de comunicação com os colaboradores e identificar aspectos positivos e negativos que impactam o ambiente de trabalho, essa atitude da cooperativa eleva bastante o índice de motivação, pois dentro dessa ação está o sentimento: estamos querendo ouvir você, você e sua opinião são muito importantes para nós. Fazemos o reconhecimento de cada perfil, apontando qualidades, necessidades e percepções de cada colaborador”, explica Cury.
Foi exatamente este o objetivo da Unimed Alto São Francisco, localizada em Formiga/MG, quando contratou a Pesquisa de Clima da Faculdade Unimed, em julho de 2012. “Nossa cooperativa foi crescendo de forma acelerada e percebemos a necessidade de mostrar para os colaboradores a importância de todos eles nesse processo de crescimento. Foi necessário mudar alguns processos e era fundamental que as ideias também partissem deles, não somente da direção. Sabemos da importância de um bom clima organizacional e a Pesquisa de Clima foi nossa aliada nesse momento tão importante”, explica a Gerente Geral da Unimed Alto São Francisco, Lidiane Azzi.
Conhecer as especificidades do clima organizacional da cooperativa é fundamental para a escolha do melhor método de aplicação da pesquisa. A Pesquisa de Clima pode ser aplicada por meio de questionário impresso, por e-mail, por ferramenta de pesquisa online etc. Também pode ser feita de forma individual ou em ambiente coletivo. “Em alguns casos, não é assertivo detectar o clima por meio de leitura individual. Na Unimed Alto São Francisco, por exemplo, foi aplicado questionário ao final do workshop Repactuando as Relações de Trabalho”, destaca o consultor.
“Nosso clima organizacional sempre foi bom e, após aplicação da pesquisa, ficou ainda melhor. Percebemos que os colaboradores se sentiram mais valorizados com a pesquisa e o workshop, e constataram o quão importantes são para todos os processos de nossa cooperativa”, completa Lidiane.
E os resultados obtidos foram além, conforme explica a gestora. “Notamos mudança principalmente dos coordenadores, que ficaram mais engajados com a própria equipe. Nossas ações passaram a ter mais resultados. Fizemos muitas reuniões de núcleos e percebemos que todos ficaram mais participativos, e as ideais se tornaram mais responsáveis”.
Metodologia
Após aplicar a pesquisa, o consultor analisa os dados, tabula e faz a devolutiva para os gestores, com comentários acerca dos colaboradores. Estes também recebem feedback do consultor da Faculdade Unimed sobre tudo o que foi feito. De porte das informações, cabe às cooperativas desenvolverem ações para atuar de forma estratégica, considerando os pontos fortes e a necessidade de melhora e mudança.
CATEGORIAS
- Saúde
- Cases de Sucesso
- Institucional
- Graduação
- Eventos
- Assessoria de Gestão
- Educação a distância
- Pós-graduação
- Curta duração
- Extensão
- Gestão
Fale com a Faculdade Unimed
Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para:
0800 702 1301