Curso Cuidadores de Idosos forma primeiro grupo de alunos

Publicada 01/06/2017

Mais de 1,9 mil pessoas já foram certificadas; curso foi desenvolvido pela Faculdade Unimed e parceiros, é gratuito e na modalidade EAD

Um grupo de 1.904 alunos já está devidamente certificado no curso “Fundamento do Cuidado com o Idoso Frágil: Programa Cuidador de Idoso”, desenvolvido pela Faculdade Unimed em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Belo Horizonte/MG e com o Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. 

 

O programa foi lançado em outubro de 2016, alcançando mais de 12 mil matrículas somente no mês de lançamento. É gratuito, na modalidade ensino a distância, tem carga horária total de 60 horas e é composto por 16 módulos. As videoaulas alternam conteúdos teóricos com orientações práticas e, para ser aprovado, é necessário que o aluno alcance o mínimo de 70% de aproveitamento nas provas, aplicadas ao final de cada módulo. 

 

A Cuidadora de Idosos Telma Garcia, 44 anos, moradora de Pedro Leopoldo, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte/MG, concluiu o curso recentemente e já está com o diploma. “Soube do curso pelas redes sociais. Já atuo como cuidadora há mais de dez anos e sempre me interessei por atualizações na área. Já tinha feito outros cursos, mas nada parecido com o da Faculdade Unimed. Nenhum outro me deu tamanha segurança e agregou tanto. Estou no quarto período de enfermagem e revi muitos conceitos que já estudei. Destaque para as aulas de psicologia, psiquiatria e enfermagem. Todos os professores têm domínio do assunto e explicam muito bem”, conta. Para Telma, qualquer pessoa que tem idoso em casa deveria fazer o curso. “Constantemente me deparo com familiares que são leigos, não compreendem as mudanças pelas quais o idoso passa. Pensam que ele ficou preguiçoso, manhoso. O curso é uma oportunidade para eles compreenderem certas transições que a idade traz. E o curso é gratuito! Sem falar que o familiar saberá se o cuidador estará realizando um bom trabalho ou não”, explica.

 

A possibilidade de inserção no mercado de trabalho foi o que levou o jovem de Caxias do Sul/RS, Matheus Cardosos, de 18 anos, a realizar o curso. “Tenho interesse pela área de saúde, pretendo cursar fisioterapia ou enfermagem. Meus amigos falaram sobre o aumento da demanda pelo profissional que cuida de idosos e então pesquisei cursos na internet. Foi quando encontrei o da Faculdade Unimed. Nem acreditei que era gratuito. Fiz contato com a Faculdade para confirmar se era verdade”, relembra. O jovem atenta para o fato de o curso ser virtual. “Tive dúvidas se de fato aprenderia por meio de vídeoaulas e posso dizer que o aprendizado é garantido, da mesma forma que em um curso presencial. Os professores mostram o passo a passo do cuidado, abordam a medicação, arrumação do leito. Aprendi tudo. Não foi fácil, mas  meu esforço valeu a pena. Sou grato à Faculdade pela oportunidade e por fazer parte da minha trajetória profissional, que está apenas começando", conclui.

 

Em breve, o número de alunos formados e capacitados para cuidar de idosos do núcleo familiar ou profissionalmente será ainda maior, já que quase sete mil pessoas estão no último módulo, rumo à conclusão. Ao todo, são mais de 18,7 mil matrículas.

 

As inscrições para o curso continuam abertas e podem ser feitas aqui​




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana passada

Cursos ofertados pela Faculdade Unimed com subsídios de até 72% do Sescoop

LER POST
25/04/2025

Faculdade Unimed estabelece parceria estratégica com a Unimed Sorocaba

LER POST
23/04/2025

Fundação Unimed apresenta Diretores e Conselho de Curadores para o ciclo de 2025-2029

LER POST