Ensino a distância impulsiona desenvolvimento de pessoas e cooperativas

Publicada 31/01/2019

EAD é grande aliado da FU na composição de novos cursos; plataforma virtual de ensino da IES é outra vantagem para Unimeds estruturarem programas de educação corporativa

Um a cada cinco estudantes matriculados no ensino superior no Brasil estuda na modalidade ensino a distância (EAD).  Esse é o resultado do último Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo os dados, as matrículas em EAD cresceram 17,6% de 2016 para 2017, e os estudantes nesta modalidade chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior. 

O crescimento foi refletido na Faculdade Unimed, que passou de 24.847 alunos matriculados na modalidade EAD em 2017, para 55.592 alunos em 2018. Para a Gerente de Educação da instituição, Natália Chaves, a modalidade EAD é o grande foco de 2019. “O ensino a distância terá um peso muito grande para a Faculdade este ano. Nossa proposta é ofertar cada vez mais cursos EAD e também revitalizar cursos que já existem na nossa plataforma virtual de ensino. Para isso, estamos encorpando nosso setor de EAD com novas contratações”, afirma. 

A gerente também destaca que no final do ano passado, na Convenção Nacional das Unimeds, a FU lançou 50 novos cursos na categoria microlearning de educação a distância. “O mundo está em constante mudança, exigindo acesso rápido e ágil ao conhecimento. Por isso, devido à tecnologia, que permite aprendermos sem estarmos fixos fisicamente em um local, é fundamental potencializarmos o ensino a distância”, reforça.

Chaves destaca também que a Faculdade Unimed é autorizada pelo MEC a oferecer cursos de graduação e pós-graduação a distância. “Este ano queremos formar a primeira turma de graduação EAD para o curso tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Além disso, temos a intenção de também formar a primeira turma de pós EAD. Estamos muito motivados com a evolução da modalidade na Faculdade Unimed”, comemora Natália.

Graduação tecnológica também é destaque

Outro dado que merece ser enfatizado é o crescimento da graduação tecnológica no Brasil. Entre 2007 e 2017, de acordo com o Censo da Educação Superior, o número de alunos que ingressaram na modalidade cresceu 119,4%. A modalidade de educação superior foi a que registrou o maior crescimento percentual no período. Além disso, o número de concluintes da modalidade tecnológica também dobrou, saltando de 84.341 em 2007 para 196.999 em 2017. Já as matrículas cresceram 140%. Na Faculdade Unimed, os cursos tecnólogos de graduação EAD em Gestão de Cooperativas e Gestão Hospitalar receberam conceito 4 do MEC, em uma escala que vai até 5. “Também tivemos conceito 5 no quesito instituição de ensino a distância”, atesta Natália. 

Plataformas de ensino a distância 

Além dos cursos EAD, a Faculdade Unimed dispõe de uma plataforma virtual de aprendizagem que possibilita às Unimeds e empresas auxiliares do Sistema Unimed desenvolverem, executarem e gerirem seus programas de educação corporativa. A plataforma permite que a empresa personalize o ambiente virtual de ensino com sua logomarca, cores e banners; ofereça suporte ao usuário por meio de FAQs, tutoriais e canal de fale conosco; faça a gestão de cursos e turmas online e presenciais; faça a gestão da biblioteca virtual; defina modelos de avaliação de aprendizagem; pratique uma gestão descentralizada ao permitir o cadastro de equipes para acesso a relatórios, autorização de treinamentos etc, e gere relatórios gerenciais padronizados ou customizados que podem ser exportados para Excel, Word, PDF.

A solução é amplamente utilizada pelas Unimeds para treinamento e desenvolvimento de colaboradores, como acontece na Unimed Vitória. Na cooperativa, a plataforma foi implantada para gerir o capital humano e as ações de capacitação e treinamento presenciais e a distância. Além disso, a plataforma foi incorporada à intranet, tornando-se um canal de comunicação interna que integra todas as ações de desenvolvimento das equipes, sendo possível realizar transmissões ao vivo de eventos, capacitações e outros. 
 
Na Seguros Unimed, a plataforma foi utilizada para capacitar consultores, executivos de vendas, superintendentes. Todo o conteúdo de capacitação - composto por videoaulas, podcasts, games, trilhas etc - foi disponibilizado na plataforma de maneira exclusiva. No ambiente virtual foram compartilhadas informações sobre os produtos comercializados pela Seguros Unimed e outros ensinamentos que ajudarão no desenvolvimento e no trabalho dos vendedores, como métodos de vendas, formas de abordagem, técnicas consultivas, entre outras questões para que o trabalho seja feito da melhor forma possível. 

“Nossa equipe comercial está espalhada por várias cidades em muitas regiões do País. Sendo assim, a capacitação por meio do ensino a distância facilita muito, pois encurta distâncias e reduz custos com deslocamentos. Por isso procuramos essa solução em EAD”, explica Luiz Araújo, gerente da Academia de Vendas da Seguros Unimed.

A Central Nacional Unimed também implantou a plataforma EAD para seus colaboradores, os quais passaram a contar com um espaço exclusivo no portal de educação a distância da Faculdade Unimed. Por meio dele, poderão acessar diversos cursos nas áreas de gestão, desenvolvimento pessoal, saúde e cooperativismo, com a vantagem da flexibilidade de local e horário para se dedicarem aos estudos. 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST