Escalada de custos na saúde compromete gestão assertiva

Publicada 31/03/2017

Conhecer com detalhes a formação do custo de cada setor da instituição de saúde é condição necessária para uma gestão eficaz que produz mais

Uma instituição de saúde que está sofrendo com as mudanças no mercado em sua região de atuação e com o aumento de custos relacionados a materiais e tecnologia, passando, assim, a perder espaço para outros hospitais, nota a necessidade de mudar o modelo de gestão. Essa história lhe soa familiar? 

 

São muitos os desafios enfrentados por gestores de instituições de saúde, conforme aponta o assessor da Faculdade Unimed, Rodrigo Basílio. “O mercado de saúde está num histórico crescente de custos há bastante tempo, a ponto de o custo da assistência estar mais elevado do que o que as empresas recebem pelo atendimento. Trata-se de um colapso anunciado, já que a conta não fecha. E os custos são apenas um dos grandes desafios. Há de se considerar também a concorrência acirrada, a crise econômica, a debandada de clientes de planos assistenciais etc.”, acrescenta. 

 

Uma das soluções encontradas para o exemplo fictício da abertura deste texto poderia ser que, para tentar minimizar o impacto da elevação dos custos, a estratégia escolhida pela direção da instituição de saúde foi a de projetar um resultado de aumento do faturamento em um curto prazo de tempo, conforme o orçamento já aprovado. E que, para isso, o diretor se reuniu constantemente com os gestores e manteve o foco do trabalho do time em resultados operacionais. 

 

A estratégia adotada na situação hipotética poderia trazer benefícios e problemas, segundo Basílio. “Se, por um lado, houvesse um aumento da receita líquida e dos resultados operacionais, por outro, a busca pelo incremento de lucros, em curto prazo, ocasionaria um declínio na qualidade dos serviços oferecidos, uma vez que toda a cadeia seria impactada. Quando a empresa olha só pra custo, perde em qualidade”, reforça o assessor.

 

Mas, afinal, há solução para essa escalada de custos?  A resposta é sim, conforme pontua Basílio. “Nem consumidores nem instituições são capazes de arcar com a elevação dos custos da saúde suplementar. Conhecer com detalhes a formação do custo de cada setor da instituição de saúde é condição necessária para uma gestão eficaz que produz mais por menos”.

 

Para auxiliar Singulares e Recursos Próprios do Sistema Unimed no desenvolvimento de uma gestão de custos mais assertiva, a Faculdade Unimed, por meio de sua área de assessorias educacionais, oferece a ‘Assessoria em Custos e Resultados Hospitalares’. O público-alvo é composto por dirigentes, gestores, contadores, analistas financeiros, administradores, profissionais da área de saúde e demais interessados. Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelo assessorados, destaca-se a geração de um painel de indicadores gerenciais dos custos e dos resultados, os quais poderão ser utilizados para efetiva redução dos custos e aumento da rentabilidade. 

 

Diferenciais

A Faculdade Unimed conhece profundamente o Sistema Unimed e a experiência comprovada de sua equipe de assessores permite que sejam propostas soluções adequadas a cada demanda. As assessorias são customizadas, com cronograma, orçamento, atividades, recursos e metas específicas. 

 

Quer mais informações sobre o ‘Assessoria em Custos e Resultados Hospitalares’, da Faculdade Unimed?

Ligue para (31)2121-2991 ou envie um e-mail para [email protected].




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana passada

Cursos ofertados pela Faculdade Unimed com subsídios de até 72% do Sescoop

LER POST
25/04/2025

Faculdade Unimed estabelece parceria estratégica com a Unimed Sorocaba

LER POST
23/04/2025

Fundação Unimed apresenta Diretores e Conselho de Curadores para o ciclo de 2025-2029

LER POST