Faculdade Unimed é avaliada por alunos e docentes da graduação

Publicada 15/10/2019

Com o objetivo de identificar potencialidades e fragilidades para qualificar seu processo educativo, a Faculdade Unimed conta com a atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Trata-se de um órgão colegiado formado por alunos e professores da graduação, integrantes do corpo técnico administrativo e representantes da sociedade civil, que é responsável por conduzir o processo de autoavaliação institucional.

O resultado da última pesquisa de autoavaliação institucional sobre o desempenho da instituição de ensino revelou que 80% dos alunos estão satisfeitos com as disciplinas da graduação. “Esse item, inclusive, foi incluído na avaliação pela primeira vez, para que possamos ter uma visão mais global sobre a atuação da Faculdade”, explica Júlia Carvalhaes, coordenadora da CPA.

O levantamento também considerou os cursos de Gestão de Cooperativas e Gestão Hospitalar, o corpo docente e o coordenador. A avaliação é feita por nível de concordância, sendo atribuída nota 5 para afirmações que o respondente concorda plenamente e 0, para as que discorda plenamente. Para os estudantes, os cursos tiveram nota média de 4,3. Já a avaliação geral do corpo docente foi de 4,2 e do coordenador, 4,5.

Participação e próximos passos
No total, 54% dos alunos das turmas de Gestão de Cooperativas e Gestão Hospitalar responderam o questionário aplicado no primeiro semestre deste ano, sendo 13% a mais que na edição anterior. A pesquisa também contou com a participação de todos os docentes, que avaliaram os mesmos itens.

Agora, será feito um plano de ação a partir dos resultados. Para os professores, haverá devolutivas individuais e o preenchimento do Relatório de Avaliação Docente (RAD), junto com o coordenador dos cursos, para indicar as tratativas de acordo com os pontos de atenção. “As respostas geram um diagnóstico e apontam os caminhos para melhoria, discutidos entre todos os integrantes da CPA. O mais importante é que a tomada de decisão é coletiva”, acrescenta Júlia.

Elci Viana, aluna do 2º período de Gestão Hospitalar, é a representante dos discentes na comissão. “É uma grande responsabilidade falar em nome dos alunos, em busca de melhorias para a Faculdade. Considero positivo participar desse processo, que só tem a acrescentar para todos”, conclui.