7 apps para médicos que você precisa conhecer

Publicada 01/10/2018

A medicina pode até apresentar determinados aspectos mais tradicionais como uma característica notável, mas o que vem inegavelmente revolucionando o modo de cuidar, tratar e prevenir doenças é a famigerada tecnologia. Inclusive o comportamento dos pacientes vem se modificando a partir do maior acesso à informação.

Não é difícil perceber que diversas ações corriqueiras do dia a dia estão se transformando tanto no âmbito do acesso ao conhecimento quanto na comunicação, e isso se expande para a rotina profissional — nesse caso, os aplicativos para médicos são ótimos exemplos.

Dessa forma, selecionamos as 7 ferramentas mais interessantes na área médica para que você compreenda o quanto elas podem auxiliar — e muito! — a forma de trabalhar, agilizar determinados processos e aprimorar o conhecimento. Ficou curioso? Então, continue acompanhando este conteúdo e fique por dentro das inovações!

1. Medscape
Um dos aplicativos para médicos mais famosos no mundo inteiro, o Medscape foi desenvolvido com o principal objetivo de prover informações específicas em tempo real por meio de apenas alguns toques na tela do celular.

A versão para iOS foi lançada em 2009, já a do Android ocorreu dois anos depois. Mas o Medscape tem uma história mais antiga. Em 1995, existia somente o website que contava com conteúdos e informações da área médica como uma espécie de educação continuada, compilando os dados mais atualizados em cada área.

Hoje o aplicativo (app) dispõe de uma versão gratuita e possui um enorme banco de dados que auxilia nos processos de diagnóstico, avaliação e prescrição e conta com calculadoras e legislações atuais. Pode-se dizer que é o queridinho dos estudantes da residência, mas também se faz muito útil para os profissionais mais experientes.

2. Whitebook
Já que acabamos de demonstrar um pouco mais sobre o Medscape, vale a pena conhecer o Whitebook que também é gratuito na versão básica. Entre os aplicativos para médicos, esse também é um dos mais utilizados e pode ser uma excelente ferramenta para otimizar a rotina profissional.

Uma característica bastante interessante é que os conteúdos do banco de dados podem ser acessados de modo offline em qualquer local. O Whitebook é um ótimo aliado para as tomadas de decisão clínicas e terapêuticas e está disponível em português. O app pode ser baixado tanto na versão iOS quando em sistemas Android.

3. ProDoctor CID
Disponível gratuitamente nas versões Android e iOS, o app ProDoctor CID pontua uma questão interessante em sua descrição: quanto tempo você gasta para encontrar o código específico e certo ao diagnosticar seus pacientes?

As funcionalidades permitem que as pesquisas sejam feitas no modo offline a partir dos próprios códigos ou doenças e apresentam uma interface facilmente pesquisável e navegável. É possível ainda montar listas com os códigos favoritos e os mais acessados recentemente.

4. Any.do
Desde os primeiros períodos da faculdade, pode-se dizer que a rotina dos estudantes de Medicina é um tanto quanto atribulada. Além disso, conhecimentos de gestão e organização podem passar despercebidos e fazer toda a diferença na carreira médica.

Nesse contexto, a ferramenta Any.do pode ser uma alternativa surpreendente. Apesar de não configurar especificamente como um dos aplicativos para médicos, suas funcionalidades atendem determinadas necessidades perfeitamente. 

O app também é grátuito e pode ser baixado tanto em sistema iOS quanto Android e conta com a versão em português. Nele, é possível adicionar tarefas, calendários e lembretes, além de realizar uma sincronização com demais calendários e agendas.

Dessa forma, o médico consegue otimizar seu tempo ao reunir as principais informações sobre suas consultas futuras, compromissos e atribuições com praticidade em um layout intuitivo e fluido.

5. iClinic
O aplicativo iClinic (Agenda e prontuário p/ médicos — como encontrado nas lojas dos sistemas operacionais) é gratuito para os clientes do sistema de software médico para clínicas e consultórios que leva o mesmo nome. Entre as funcionalidades disponíveis, estão a atualização da agenda em tempo real, acesso ao prontuário eletrônico, dashboard com indicadores estatísticos da clínica e o anexo de fotos aos prontuários.

O app pode ser encontrado nas lojas iOS e Android e, por mais que seja um complemento do software de gestão, pode contribuir para um maior controle de dados e prontuários de modo rápido e acessível no celular.

6. Touch Surgery
Certamente esse é um dos aplicativos para médicos mais interessantes da nossa lista. O Touch Surgery é uma inovação no ramo da saúde digital e consiste em um simulador cirúrgico móvel que interage e guia os usuários em cada processo, tomada de decisão e execução dos procedimentos cirúrgicos disponíveis.

Além de proporcionar o conteúdo de maneira totalmente gratuita, é possível aprimorar e relembrar as técnicas cirúrgicas e o passo a passo das operações. O app conta com o desenvolvimento da arte gráfica com qualidade em 3D, que, por sua vez, possibilita uma visão mais realista das simulações. 

Existe um ditado que fala que “a decisão vem antes da incisão” — e é nessa entrega de valor que a ferramenta aposta. A estimulação visual contribui para que a visão cognitiva seja mais bem preparada antes de prosseguir em cada etapa do procedimento cirúrgico. O aplicativo pode ser baixado nos sistemas iOS e Android e promete otimizar o desempenho médico nas cirurgias.

7. Figure 1
O Figure 1 é um app gratuito e pode ser considerado um dos mais específicos aplicativos para médicos. Pode ser encontrado tanto na versão iOS quanto Android e apresenta uma proposta bastante atrativa para os usuários.

O app funciona como um “Instagram médico” e sua interface permite o compartilhamento de imagens médicas com outros profissionais da área. Dessa maneira, acontece a discussão de casos clínicos, doenças raras e aprofundamento dos conhecimentos da prática a partir da comunicação com outros colegas de vários lugares.

É fato que a Medicina está evoluindo de forma mais integrada, digital e preventiva, e a utilização de aplicativos para médicos muitas vezes permite que o profissional tenha um maior controle e conhecimento sobre os diagnósticos, condições clínicas, procedimentos e até mesmo sobre sua gestão pessoal e financeira.

A partir dos exemplos descritos, é fácil perceber como a criatividade e busca por inovação são aspectos fundamentais na área da Medicina, e estar por dentro das novas tecnologias pode ser um importante diferencial no sucesso dos tratamentos e promoção à saúde dos pacientes.

Achou interessante o conteúdo sobre aplicativos para médicos? Então, que tal saber se é vantajoso criar e manter um perfil no Instagram?




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST