8 dicas para estudar a distância

Publicada 04/03/2021

O ensino a distância já é um velho conhecido nosso e, a partir de 2020, se tornou ainda mais presente devido às restrições de circulação e aglomeração. No entanto, muitas pessoas ainda sentem dificuldade em se organizar e prestar atenção nas aulas online, seja pela dificuldade em se concentrar ou em encontrar tempo para fazer trabalhos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para quem está fazendo faculdade a distância:

1. Desligue o celular

Uma dificuldade enfrentada por quem estuda a distância é a falta de concentração e o foco durante as aulas.

Um ponto importante é ficar longe das redes sociais. Deixe seu celular desligado ou, caso isso não seja possível, cancele todas as notificações de aplicativos, assim as chances de você olhar o celular só para conferir uma mensagem e acabar ficando horas distraído são bem menores.

1. Crie uma rotina

Outra maneira de evitar distrações e aproveitar ao máximo as aulas é criar uma rotina.

Caso a sua aula seja às 19h, já comece a se preparar 20 minutos antes: organize sua mesa de estudos, confira se a internet está funcionando bem, separe seus materiais e avise a todos na sua casa que você está indo para aula, assim você diminui as chances de alguém lhe chamar, ligar uma música alta ou entrar no seu local de estudos.

1. Separe um local específico para estudar

Já que estamos falando sobre o local de estudos, é importante escolher um ambiente adequado para assistir aulas, fazer trabalhos e se preparar para provas.

Nem todo mundo tem um quarto que pode ser transformado em escritório, no entanto, ainda assim é importante ter um cantinho só para as aulas, mesmo que seja a mesa da cozinha ou o seu quarto.

Se possível, invista em uma cadeira confortável e de uma altura compatível com a sua mesa, assim você diminui as chances de sofrer com dores na coluna e nos ombros, que irão atrapalhar bastante o seu rendimento.

Mantenha este local sempre organizado e apenas com os materiais que você irá usar, nada de celular, videogame ou tv ligada por perto. Por mais que seja preciso esvaziar a mesa todo os dias antes e depois das aulas, isso ajuda a criar uma rotina e afasta as distrações.

1. Nada de pijama!

Quando pensamos em ensino a distância, logo lembramos do conforto de ficar em casa, porém, conforto demais pode ser um inimigo da concentração.

Evite assistir as aulas deitado na cama, esparramado no sofá, de pijama e debaixo das cobertas, pois por mais interessante que a aula seja, você vai acabar caindo no sono. Coloque roupas que você usaria para ir à aula, separe uma garrafinha de água e aja do mesmo modo que agiria se estivesse em uma sala de aula.

1. Organize seus estudos (mas seja realista)

Faça uma planilha com os dias e horários das aulas, datas de provas, apresentação de trabalhos e entrega de atividades. Assim você não irá se perder com os prazos e conseguirá manter um bom ritmo de estudos.

Ter dias específicos para se dedicar a cada matéria também é uma ideia legal para garantir que você irá conseguir absorver todo o conteúdo passado pelos professores. Usar um planner ou um aplicativo de estudos é uma maneira interessante de se planejar, fazer listas, cronogramas e anotações importantes que você vai lembrar de ler depois.

Porém, fique atento na hora de organizar a sua rotina: muitas pessoas ainda subestimam o ensino a distância e acabam não se dedicando o suficiente ou enchem demais a lista de afazeres.

Tenha em mente que a carga horária de uma faculdade a distância, bem como as suas responsabilidades, são as mesmas de um curso presencial, a única diferença é que você não precisará se deslocar até o local das aulas.

É preciso se dedicar aos estudos da mesma maneira, mas sem esquecer dos momentos de lazer e descanso, que são essenciais para conseguir manter a sua rotina: se você exagerar na carga de estudos, não dará conta de manter a rotina e acabará se frustrando. Por outro lado, se estudar de menos, vai perder prazos e ter suas notas prejudicadas, correndo o risco de ser reprovado e ter que repetir a disciplina.

1. Faça perguntas

Independentemente de ter aulas online ao vivo ou gravadas, faça perguntas!

Use os fóruns ou qualquer outro meio de comunicação com os professores e os colegas de turma para tirar suas dúvidas e se expressar, isso é parte importante do aprendizado.

Nunca deixe de perguntar ao professor para perguntar ao Google depois: primeiro, porque o professor é uma fonte confiável de conhecimento, segundo, porque suas perguntas podem gerar discussões e debates interessantes para toda a turma.

1. Conheça bem o ambiente virtual de aprendizagem da sua instituição

Tire um tempo para conhecer todas as funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem da sua instituição de ensino.

É nele que ocorrem as aulas, discussões, os materiais são postados e outras informações são compartilhadas. Para saber tudo o que está acontecendo, não perder nenhuma informação importante e aproveitar ao máximo o que a sua faculdade tem a oferecer, não deixe de visitar e se familiarizar com todas as ferramentas disponibilizadas.

1. Cuide da saúde

Como já dizia o ditado: corpo são, mente sã. Para aprender, é importante que o seu corpo esteja saudável: se alimente bem, cuide do seu sono, faça exercícios e cuide da postura, evitando dores e até mesmos lesões por esforço repetitivo.

É muito mais fácil aprender e reter informações quando se está saudável, sem dores e se sentindo bem consigo mesmo.

Essas dicas foram úteis para você? Então não deixe de as compartilhar com outras pessoas que também irão estudar online este ano e visite o nosso blog, que tem post novo todas terças e quintas!