Os diferenciais da pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed

Publicada 30/10/2019

Você que atua na área de saúde sabe como é importante realizar processos organizados e prestar serviços de qualidade. Mas como se preparar para ser um profissional capaz de integrar esses dois aspectos? O curso de pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed vem para ajudar nessa tarefa. 

A formação, lançada em 2018, é direcionada a profissionais que trabalham ou querem se especializar em auditoria. O objetivo do curso é capacitar gestores para compreender e aplicar boas práticas, técnicas e fundamentos éticos e legais da Auditoria em Saúde.

Se você quer se tornar um especialista em soluções, então continue a leitura e saiba como ser um pós-graduado em Auditoria em Saúde pela Faculdade Unimed pode dar uma alavancada na sua carreira. Acompanhe!
 

Qual é a importância da Auditoria em Saúde?


A Auditoria em Sistema de Saúde é responsável por analisar se a gestão e os procedimentos realizados estão em conformidade com:

  • a legislação;
  • as normas regulatórias;
  • os protocolos assistenciais;
  • as boas práticas médico-hospitalares;
  • os objetivos da organização.

Dessa forma, ela funciona como uma ferramenta de conferência dos serviços prestados ao paciente. E, por meio da Auditoria em Saúde, é possível identificar erros e propor ações preventivas que visem melhorar os serviços realizados pela instituição. Além disso, ela garante que todos os processos de gestão vão ser mais transparentes, conferindo segurança às relações entre todas as partes. 

O trabalho do auditor em saúde tem um caráter educativo que procura incentivar todos os colaboradores a serem profissionais cada vez melhores. Para isso, algumas ações, como revisão de prontuários, observação do funcionamento dos diversos setores da instituição e pesquisa de opinião, podem ser realizadas para descobrir os pontos de melhoria. 

Com isso, a equipe toda consegue traçar objetivos e desenvolver medidas internas para melhorar o atendimento aos pacientes, que são o foco da organização. Além disso, por meio de análises sistemáticas das ações realizadas, o auditor consegue reduzir os gastos do hospital, permitindo que os investimentos sejam voltados para aperfeiçoamento da estrutura e qualificação dos colaboradores.

“A aplicação adequada dos recursos vai garantir uma assistência com qualidade certa, com um preço justo para o consumidor e para o orçamento das empresas”, explica o professor do curso de pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed, David Maia. 

Isso faz com que as expectativas dos pacientes sejam atendidas ou até mesmo superadas, aumentando a satisfação dos usuários. Assim, a sua instituição se torna referência em atendimento em um mercado que disputa a atenção dos clientes. 
 

Como conseguir as melhores oportunidades na área de Auditoria em Saúde?


O número de organizações de saúde cresceu nos últimos anos e a quantidade de serviços realizados pelo setor também aumentou. Em 2018 o setor apresentou um crescimento de 4,5% em relação a 2017, de acordo com a pesquisa da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo. 

Diante desse cenário de crescimento, a auditoria se torna uma importante ferramenta para a gestão e sustentabilidade do negócio. As instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas, estão buscando profissionais qualificados para desenvolver de forma eficaz a sua gestão. 

A auditoria em sistemas de saúde é regulamentada pela Resolução nº 1.614/2001 do Conselho Federal de Medicina (CFM). A norma torna pública a necessidade do auditor para preservar e assegurar a melhor aplicação dos conhecimentos médicos no atendimento aos pacientes, assessorando profissionais e apoiando a gestão dos recursos de modo mais consciente. 

“É uma área em expansão, uma vez que, além da necessidade de aprimoramento dos atendimentos médicos, é fundamental pensar a gestão de forma sustentável”, destaca Maia. O professor ressalta ainda que "o curso de pós-graduação em Auditoria em Saúde gera a inserção de profissionais no mercado de trabalho, para auxiliar e monitorar o gerenciamento das redes de atenção à saúde”. 

setor de Auditoria em Saúde ainda deve continuar a crescer nos próximos anos, uma vez que há um aumento nas buscas pelo sistema privado por meio de planos de saúde. Segundo a ferramenta Sala de Situação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2018 o Brasil registrou mais de 47 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares.

Outro ponto que favorece o crescimento do setor é o envelhecimento da população e, por consequência, o aumento dos serviços que esse tipo de público gera. Dessa forma, a Auditoria em Saúde deve continuar expandindo, acompanhando o crescimento da área da saúde. 
 

Conheça a pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed


pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed é um das mais tradicionais do Brasil. O curso contribui para formação e atualização de profissionais da área da saúde e proporciona uma oportunidade de ampliação dos conhecimentos, além de capacitar médicos e enfermeiros para suprir as demandas do mercado e as expectativas dos pacientes.

O curso tem duração de 21 meses, com uma carga horária total de 360 horas. Os encontros são realizados mensalmente e acontecem às sextas-feiras nos turnos da tarde e da noite, e nos sábados pela manhã e à tarde. 

Os conteúdos estudados na pós-graduação em Auditoria em Saúde são divididos em cinco módulos. No primeiro, o aluno terá contato com os conceitos fundamentais da auditoria, negociação e gestão de conflitos. No segundo, vai aprender como desenvolver a auditoria de enfermagem. 

O terceiro módulo aborda os processos qualitativos e economia. No quarto, os estudantes aprendem como realizar a auditoria de Órteses, Próteses e Materiais Especiais. Por fim, no quinto módulo, os alunos realizam a produção do trabalho científico de conclusão. 

Faculdade Unimed oferece importantes diferenciais, como o renome e a estrutura, o que proporciona uma experiência positiva aos estudantes. O corpo docente é formado pelos melhores profissionais da área. A instituição ainda promove uma grande oportunidade de fortalecimento do seu networking.

Quem trabalha na saúde precisa estar atualizado sobre as necessidades e oportunidades que surgem a cada momento. Por isso, a pós-graduação em Auditoria em Saúde é uma escolha muito interessante para os profissionais. Aqueles que se qualificam nessa área conquistam boas oportunidades ao passar a atender uma das principais demandas do sistema de saúde.

Então, ficou interessado nesta formação? Entre em contato com a Faculdade Unimed e saiba como você pode se matricular!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST