Educação continuada na área da saúde: conheça os diferentes tipos de curso da Faculdade Unimed

  • Home
  • Blog
  • Gestão
  • Educação continuada na área da saúde: conheça os diferentes tipos de curso da Faculdade Unimed
Publicada 15/09/2018

Hoje, contar apenas com a graduação para se destacar no ambiente profissional tornou-se algo obsoleto em muitas áreas. Isso é ainda mais latente quando se trata da área da saúde, campo bastante exigente e que tem sempre novas demandas de práticas e conhecimentos. A Unimed, além de ser modelo em convênios, é referência em educação continuada na área da saúde.

Com atuação nas duas frentes — parte operacional, e formação e desenvolvimento de profissionais —, oferece cursos das mais diversas naturezas e para os mais diversos objetivos.

Neste artigo, apresentaremos uma relação completa dos tipos de cursos de educação continuada ofertados pela Faculdade Unimed e alguns dos seus diferenciais mais significativos. Continue a leitura para conferir!

Cursos de pós-graduação
Objetivos gerais
Os cursos de pós-graduação têm como objetivo a formação de especialistas em áreas bastante específicas e cuja necessidade de atuação se faz cada mais vez maior. Essa modalidade de formação é subdividida em duas grandes áreas: Gestão, e Medicina e Saúde.

É importante destacarmos o fato de que o mercado já conta com grandes profissionais de saúde e gestores. No entanto, encontrar pessoas que sejam habilitadas para atuar nessas duas áreas em conjunto já é algo mais difícil.

O que se percebia é que diversos cursos com enfoque em administração hospitalar do país eram muito abrangentes ou destacavam um ensino mais teórico e acadêmico, não preenchendo a lacuna — algo muito importante a ser feito — de um viés mais prático.

Foi justamente ao perceber essa carência que a Faculdade Unimed criou, na educação continuada na área da saúde, diversos cursos que abarcam as rotinas hospitalares. Eles possibilitam a formação de profissionais da saúde que sejam gestores eficientes ao mesmo tempo.

Isso faz com que pessoas que já tenham vivência na área da saúde — e que, melhor do que ninguém, conhecem esse universo — também tenham conhecimento técnico por um direcionamento administrativo, unindo, assim, as principais demandas desse campo.

Os profissionais formados nas pós-graduações da Faculdade Unimed estarão aptos a equilibrar exigências como preocupação pelos diversos papéis sociais exercidos na comunidade, disponibilidade financeira e recursos da instituição em que atuam e algo essencial: a prestação de serviços de excelência.

Os cursos são muito diversificados e cobrem variadas esferas da área da saúde. A depender da escolha, trabalham com aspectos da legislação em saúde, envolvendo os domínios dos Direitos Penal, Trabalhista e Cível, por exemplo.

Gestão Integrada da Qualidade em Saúde
De forma geral, os cursos visam formar profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas técnicas bastante específicas, para que possam se tornar competitivos diante das exigências do mercado — inclusive, referentes às novas tecnologias e aos novos processos de gestão. Isso é algo fundamental para alavancarem suas carreiras.

Falando em tecnologia, um dos cursos de pós-graduação, inclusive, é realizado a distância, em um ambiente virtual totalmente preparado com infraestrutura para proporcionar um aprendizado efetivo e de qualidade. É o curso de Gestão Integrada da Qualidade em Saúde. Os encontros presenciais ocorrem apenas para a realização de provas e apresentação do TCC.

Master Business Administration
Profissionais da saúde enfrentam desafios diários, já que precisam lidar com questões de financiamento e orçamento, informações legais e regulação pública, e qualidade da atenção prestada aos pacientes. Ou seja, além de conhecimento, é preciso aplicar estratégias para dar conta de “costurar” todas essas demandas, criando um ambiente de atuação de excelência.

Atenta às novas configurações do mercado, a Faculdade Unimed oferta dois cursos de Master Business Administration (MBA) — ou Mestre em Negócios e Administração. Embora leve a palavra “mestre” em seu título, esse tipo de curso não é um mestrado, e sim uma especialização lato sensu. O seu enfoque é para profissionais da área de gestão.

É indicado para aqueles que já têm experiência nesse campo e pretendem se estabelecer nas carreiras administrativas. Gestores, diretores e outros profissionais que tenham esse objetivo são o foco dos MBAs na área da saúde ofertados pela Faculdade Unimed — em Gestão de Negócios em Saúde, e em Administração Hospitalar.

Oncologia, saúde do idoso e cuidados paliativos
Já quando falamos sobre os cursos de pós-graduação em Medicina e Saúde, é interessante notar que eles também estão intimamente conectados às principais demandas da atualidade, como a preocupação no tratamento de pacientes idosos e relativas à área de Oncologia, que vem exigindo atenção especial, sobretudo, devido à alta no número de casos.

Outro campo com necessidades progressivas é o da assistência integral à saúde do idoso. Em razão do aumento expressivo na expectativa de vida dos brasileiros, é preciso compreender toda a lógica envolvida no processo de cuidados e observação de um público tão importante e delicado, que precisa de um atendimento humanizado e preocupado.

Ainda sobre esferas sensíveis de atuação, visando ao preenchimento de uma lacuna importante, a Faculdade Unimed criou uma pós-graduação em Cuidados Paliativos.

Assim, o programa do curso foi inteiramente pensado de modo a formar profissionais capacitados para cuidarem integralmente de pacientes portadores de doenças graves e evolutivas, inclusive, não só eles, como também os seus familiares. Isso é algo essencial para criar uma rede de cuidados tão essenciais a esse tipo de paciente e a todos que o envolvem.

Carga horária e turnos
As cargas horárias dos cursos de pós-graduação em gestão variam entre 100 e 396 horas. Eles são ofertados nos turnos diurno e noturno. Já as cargas horárias dos cursos de Medicina e Saúde variam entre 360 a 414 horas, e os turnos dos cursos são diurno e noturno.

Estrutura curricular
Na página dos cursos de pós-graduação, é possível visualizar a estrutura curricular completa de cada um deles. Mas, para que perceba a abrangência dos cursos de educação continuada na área da saúde ofertados pela Faculdade Unimed, apresentaremos, ainda que brevemente, alguns dos módulos constantes dos currículos escolares.

Nos cursos de Gestão, alguns dos módulos que serão encontrados são os de:

  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Legal;
  • Gestão Contábil e Financeira;
  • Gestão de Negócios;
  • Cooperativismo;
  • Introdução ao Mercado Hospitalar;
  • Contextualização da Gestão Empresarial;
  • Práticas de Gestão Assistencial;
  • Gestão da Operação Administrativa Financeira — Informações para Tomada de Decisão e Controle;
  • Perícia Médica e Técnicas Periciais.

Note como a gestão envolve todos os âmbitos, desde o pessoal até o financeiro. Além disso, boa parte dos cursos conta com a realização de estudos de caso e discussão de casos clínicos.

Relação completa dos cursos
Gestão

  • MBA em Gestão de Negócios em Saúde;
  • MBA em Administração Hospitalar;
  • Gestão de Cooperativas Aplicadas ao Sistema de Saúde;
  • Gestão Integrada da Qualidade em Saúde;
  • Perícia Médica.

Medicina e Saúde

  • Atenção Integral à Saúde;
  • Auditoria em Saúde;
  • Auditoria Odontológica;
  • Cardiologia;
  • Geriatria e Gerontologia;
  • Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva;
  • Cuidados Paliativos;
  • Farmácia Oncológica.

Mais informações sobre cada um dos cursos podem ser encontradas em nossa página exclusiva da pós-graduação da Faculdade Unimed.

Cursos de aperfeiçoamento
Objetivos gerais

Independentemente do enfoque — pós-graduação, aperfeiçoamento, curta duração ou EaD —, os cursos de educação continuada na área da saúde ofertados pela Faculdade Unimed “conversam” entre si, como veremos. Os de pós-graduação são complementados pelos de aperfeiçoamento, e ainda mais lapidados por meio dos de curta duração, por exemplo.

O ensino voltado ao aperfeiçoamento está subdividido em duas grandes áreas: Gestão e Saúde.

Lembra-se de que falamos sobre o fato de os cursos manterem relação uns com os outros? Vamos citar como exemplo o curso de Gestão Clínica do Idoso Frágil, um aperfeiçoamento do curso de pós-graduação em Geriatria e Gerontologia.

Ele tornará o profissional apto a diferenciar idosos que são independentes daqueles em processo de fragilização e dos que já se encontram em estágio fragilizado. A partir disso, poderá realizar, de forma eficaz, planos de cuidados específicos para esse último segmento.

Carga horária e turnos
As cargas horárias dos cursos de aperfeiçoamento em Gestão variam entre 48 e 100 horas. Eles são ofertados nos turnos diurno e noturno. Já as cargas horárias dos cursos de Saúde variam entre 80 a 180 horas, e os turnos são diurno e noturno.

Relação completa dos cursos
Gestão

  • Formação e Qualificação em Vendas;
  • Desenvolvimento Gerencial;
  • Gestão em Negócios para Cooperativas de Crédito;
  • Aperfeiçoamento em Ouvidoria.

Saúde

  • Medicina Legal;
  • Urgência e Emergência para Enfermagem;
  • Auditoria em Saúde — Processos e Técnicas;
  • Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica;
  • Princípios e Serviços da Atenção Integral à Saúde;
  • Cuidados Paliativos;
  • Gestão Clínica do Idoso Frágil.

Mais informações sobre cada um dos cursos de aperfeiçoamento podem ser encontradas em nossa página exclusiva de cursos de aperfeiçoamento da Faculdade Unimed.

Cursos de curta duração
Objetivos gerais

Muitos dos cursos de curta duração são formados sob demanda, uma vez que abordam temas recentes. Eles têm por objetivo ampliar, aprofundar e desenvolver conhecimentos teórico-práticos em áreas bastante particulares.

Ainda que sejam de curta duração, esses cursos possibilitam a ampliação dos conhecimentos de maneira eficaz. Como a carga horária é menor, eles são realizados de acordo com o período mais adequado a cada cooperativa.

Eles são subdivididos em 4 grandes áreas: Gestão, Cooperativismo, Saúde, e Atendimento e Secretárias.

Carga horária e turnos
As cargas horárias dos cursos de curta duração em Gestão variam entre 8 e 100 horas. Eles são ofertados nos turnos diurno e noturno. As cargas horárias dos cursos de Cooperativismo variam entre 4 e 16 horas, e os turnos são diurno e noturno.

Já a duração da maioria dos cursos da área da saúde é de 100 horas, exceto pelo curso PVMA — Princípios de Ventilação Mecânica no Adulto, que é de 20 horas. Por último, os cursos de Atendimento e Secretárias variam entre 8 e 16 horas.

Relação completa dos cursos
Gestão

  • Tecnologia da Informação Aplicada à Auditoria em Saúde;
  • Acreditação de Operadora de Serviços de Saúde;
  • Análise e Auditoria Retrospectiva de Contas Médicas;
  • Análise, Concessão e Recuperação de Créditos;
  • Aspectos Regulatórios dos Planos de Saúde;
  • Atualização da Gestão ANS — Novas Diretrizes;
  • Atualização da Gestão ANS — Aspectos Econômico-Financeiro e Atuarial;
  • Atualização, Auditoria em OPME/DMI e Produtos de Saúde;
  • Auditoria em Saúde — Fundamentos;
  • Conflito, Negociação e Processo Decisório;
  • Conselho de Administração;
  • Controles Internos — Ferramenta para Prevenção e Gestão de Riscos;
  • Custos Assistenciais, Economia e Finanças;
  • Desenvolvimento de Líderes e Formação de Equipes;
  • Direito Médico;
  • Estratégias Gerenciais para Clínicas e Consultórios;
  • Formação de Avaliadores de Operadoras de Planos de Saúde;
  • Formação de Conselheiros Técnicos;
  • Formação de Dirigentes Unimed;
  • Gestão de Custos em Saúde — Implantação, Gerenciamento e Controle;
  • Gestão de Custos Hospitalares;
  • Gestão de Risco e Compliance;
  • Gestão de Sigilos para Tomadores de Decisão;
  • Judicialização da Saúde;
  • Liderança Coaching;
  • Ouvidoria: Princípios e Fundamentos da Função;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento Orçamentário;
  • Processo de Admissão de Beneficiários: Quando Aplicar Perícia;
  • RN277;
  • Negociação em Produtos de Saúde — OPME/DMI.

Cooperativismo

  • Aspectos Societários das Sociedades Cooperativas;
  • Gestão Econômico-Financeira de Cooperativas e Operadoras de Planos de Saúde;
  • Cooperativismo;
  • Educação Cooperativista;
  • Elaboração e Aplicação do Balanço Social nas Sociedades Cooperativistas;
  • Formação de Conselheiros Fiscais;
  • Formação de Novos Cooperados;
  • Gestão Contábil para Cooperativas de Plano de Saúde;
  • Gestão Cooperativista;
  • Governança Corporativa Aplicada às Sociedades Cooperativas;
  • Implantação de NDHs;
  • Planejamento e Organização do NDH;
  • Sustentabilidade e Gestão de Cooperativas.

Saúde

  • Acesso Vascular Guiado por Ultrassom;
  • ACLS (Suporte Avançado da Vida em Cardiologia);
  • Atenção Integral à Saúde — Conceitos e Diretrizes para Implantação no Sistema Unimed;
  • Cuidados de Enfermagem no Tratamento e Prevenção de Feridas;
  • Gerenciamento de Casos Crônicos;
  • Gestão de Resíduos Sólidos da Saúde;
  • Medicina Baseada em Evidências;
  • Medicina do Trabalho;
  • Nutrição Geriátrica;
  • Nutrologia Geriátrica;
  • Obesidade e Transtornos da Conduta Alimentar;
  • Perícia em Medicina de Tráfego;
  • PVMA — Princípios de Ventilação Mecânica no Adulto;
  • Toxicologia;
  • Projeto Trauma;
  • TINP — Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica;
  • GERHUS — Segurança do Paciente: uma Abordagem Prática;
  • PALS (Pediatric Advanced Life Support).

Atendimento e Secretárias

  • A Excelência no Atendimento ao Cliente como Diferencial Competitivo para as Operadoras de Plano de Saúde;
  • Atendimento Unimed;
  • Gestão de Conflitos para Secretárias;
  • Qualidade, Atitude e Comprometimento — Reinventando o Papel da Secretária.

Mais informações sobre cada um dos cursos podem ser encontradas em nossa página exclusiva de cursos de curta duração da Faculdade Unimed.

Cursos EaD
Objetivos gerais

A relação de cursos EaD é bem extensa e acompanha as tendências do mercado e o desenvolvimento tecnológico inerente à área da saúde.

Os cursos são subdivididos em 9 grandes áreas, que abarcam o que é mais requisitado em cada uma delas. São elas:

  • Gestão;
  • Cooperativismo;
  • Concurso Público;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Essenciais para o Sistema Unimed;
  • Gestão e Liderança;
  • Informática e Tecnologia;
  • Saúde;
  • Sustentabilidade Social.

Em toda sua diversidade e complexidade, os cursos contemplam desde a formação profissional até a vida pessoal dos profissionais, como a disponibilização de cursos de organização financeira familiar. Assim, ajudam a desenvolver qualidades que envolvem as rotinas exercidas nas duas esferas, como o curso para a construção de uma boa imagem.

Algumas das maiores vantagens de cursos EaD já são conhecidas: flexibilidade e liberdade. Para profissionais que, muitas vezes, precisam encontrar brechas no seu dia a dia sempre tão ocupado, essas duas palavras acabam sendo essenciais. Não é necessário se deslocar para a realização dos cursos, afinal, o acesso aos materiais pode ser feito a qualquer momento e a partir de qualquer local.

Sobretudo, todos os cursos EaD são pensados cuidadosamente. A gravação das aulas acontece em estúdio próprio e conta com uma equipe multidisciplinar para garantir a qualidade dos cursos, como designers, programadores e ilustradores.

Além de acompanharem sempre as mudanças e novidades que aparecem, eles são produzidos sob demanda. Ocorreu o surgimento de uma nova doença? A Agência Nacional de Saúde (ANS) criou uma Nova Resolução? Fique tranquilo, pois, rapidamente, a Faculdade Unimed se preparará para montar cursos que proporcionarão o conhecimento adequado por parte dos profissionais.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é seguro e oferece layout padronizado e navegação amigável, o que facilita o processo de aprendizagem e aumenta a comodidade do aluno.

Carga horária e turnos

  • Gestão: entre 4 e 6 horas;
  • Cooperativismo: 8 horas;
  • Concurso Público: entre 10 e 45 horas;
  • Desenvolvimento Pessoal: entre 2 e 20 horas;
  • Essenciais para o Sistema Unimed: entre 1 e 10 horas;
  • Gestão e Liderança: entre 1 e 20 horas;
  • Informática e Tecnologia: entre 1 e 30 horas;
  • Saúde: entre 2 e 25 horas;
  • Sustentabilidade Empresarial: entre 1 e 4 horas.

Relação completa dos cursos
Gestão

  • Assistente Administrativo;
  • Inovação de Todos para Todos.

Cooperativismo

  • Direito do Consumidor — Foco nas Cooperativas de Crédito.

Concurso Público

  • Preparatório Concurso INSS — Perito Médico Previdenciário;
  • Preparatório Concurso — Médico Legista.

Desenvolvimento Pessoal

  • A Arte de Falar em Público;
  • A Boa Performance em Apresentação ao Público;
  • Aprenda a Administrar o seu Tempo;
  • Aumente o seu Potencial Criativo;
  • Capacitação Profissional para Secretárias e Atendentes de Clínicas e Consultórios;
  • Construindo sua Imagem;
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
  • Inovação;
  • Inovação em Modelos de Negócios;
  • Marketing Pessoal;
  • Moda e Beleza — Superdicas para você;
  • Qualidade no Atendimento — Recepcionista e Telefonista;
  • Redação Empresarial;
  • Relacionamento Interpessoal;
  • Secretariado;
  • Truques de Maquiagem;
  • Marketing Pessoal — Como Dominar um Ambiente Corporativo.

Essenciais para o Sistema Unimed

  • A Dinâmica da Saúde Suplementar e o Papel do Médico Cooperado;
  • Aspectos Contábeis e Societários de uma Cooperativa;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Atendimento Unimed;
  • Contabilidade para Operadoras de Planos de Saúde;
  • Cooperativismo e Sistema Unimed;
  • Formação de Conselheiros Fiscais;
  • Formação de Cooperados;
  • Formação de Vendedores e Corretores Unimed;
  • Formação de Voluntários;
  • Formação e Qualificação de Dirigentes Unimed;
  • Gestão de Riscos em Operadoras de Planos de Saúde;
  • Integração do Novo Colaborador Unimed;
  • Introdução à Regulação dos Planos de Saúde;
  • Memória Empresarial;
  • Obrigações Econômico-Financeiras ANS;
  • Ouvidoria — Princípios e Fundamentos da Função;
  • Regulação dos Planos de Saúde — Obrigações das Operadoras;
  • Regulação dos Planos de Saúde — Produtos;
  • Regulação dos Planos de Saúde — Reajustes;
  • Regulação dos Planos de Saúde — Rede de Prestadores;
  • Reuniões de Órgãos Sociais da Cooperativa: do Edital às Atas.

Gestão e Liderança

  • A Arte do Trabalho em Equipe;
  • A Importância do Atendimento para Otimizar os Resultados;
  • A Utilização das Dinâmicas de Grupo;
  • Administração das Finanças Familiares;
  • Administração de Conflitos;
  • Aprendendo a Entrevistar com Sucesso;
  • Como Cobrar Mais e Melhor;
  • Como Fazer Reuniões Produtivas;
  • Como Fidelizar Clientes;
  • Como Negociar e Obter Sucesso;
  • Como Tornar-se um Líder;
  • Comunicação Eficaz;
  • Entendendo a Matemática Comercial;
  • Equipe — Compartilhando Resultados;
  • Ergonomia Empresarial;
  • Fazendo Bons Negócios;
  • Feedback Empresarial;
  • Finanças Pessoais;
  • Formação de Consultores de Campo e Negócios;
  • Gestão de Suprimento de Materiais e Medicamentos na Logística das Organizações de Saúde;
  • Inteligência Competitiva;
  • Introdução à Exportação;
  • Introdução à Gestão de Pessoas;
  • Introdução ao Planejamento e Gerenciamento de Projetos;
  • Matemática Financeira — Calculadora HP-12C e Estudo de Porcentagem;
  • Matemática Financeira — Estudos de Juros Utilizando a Calculadora HP-12C;
  • Motivação — Um Aumento da Produtividade;
  • O Processo de Tomada de Decisão;
  • Orçamento Familiar;
  • Organizando suas Finanças;
  • Prevenção de Fraudes;
  • Seja um Gerente Eficiente;
  • Tributos;
  • Vença Desafios com Criatividade.

Informática e Tecnologia

  • Corel Draw X4;
  • Digitação Descomplicada;
  • Excel 2010 Básico;
  • Excel 2010 Intermediário;
  • Excel 2010 Avançado;
  • Internet Básica e Avançada;
  • Introdução à Informática;
  • Outlook 2010 Básico;
  • Outlook 2010 Avançado;
  • Photoshop CS6;
  • Políticas de Utilização de E-mail e Internet em Ambientes Corporativos;
  • PowerPoint 2010 Básico;
  • PowerPoint 2010 Avançado;
  • Redes Sociais;
  • Segurança da Informação;
  • Windows 7 Básico;
  • Windows 7 Intermediário;
  • Windows 7 Avançado;
  • Word 2010 Básico;
  • Word 2010 Intermediário;
  • Word 2010 Avançado.

Saúde

  • Condutas de Enfermagem no Tratamento de Feridas;
  • Fundamentos de Auditoria em Saúde;
  • Síndromes Dolorosas: Abordagem Pericial e Gestão Ocupacional;
  • Técnicas de Curativos.

Sustentabilidade Empresarial

  • 3RS — Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
  • Consciência Ambiental;
  • ISO 2001 — Sistema de Gestão Ambiental;
  • Sustentabilidade Empresarial.

Mais informações sobre cada um dos cursos podem ser encontradas em nossa página exclusiva para cursos EaD da Faculdade Unimed.

Um profissional que busca constantemente por cursos após a graduação demonstra claramente seu interesse em atualizar-se e encarar novos desafios, ainda que já esteja estabelecido profissionalmente. Isso é algo fundamental para exercer bem uma função extremamente importante na vida de tantas pessoas.

Os cursos de educação continuada na área da saúde ofertados pela Faculdade Unimed possibilitam formação completa para esses profissionais e, ainda, desenvolvimento pessoal em diversas esferas da vida.

Além de entrar no site para se informar mais e saber as localidades dos cursos — no caso dos presenciais —, solicitar demandas de curso, entre outras ações, entre em contato conosco para que possamos prestar assistência relativa a quaisquer de suas necessidades. Teremos muita satisfação em falar com você!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST