Atenção Integral à Saúde: conheça o curso da Faculdade Unimed

Publicada 02/01/2019

Os serviços em saúde caminham para um modelo assistencial de cuidado integral ao paciente, caracterizado por uma abordagem mais holística, centrada na pessoa. Nesse modelo, as ações são direcionadas para a prevenção e educação em saúde, evitando doenças no futuro e, consequentemente, gastos mais elevados.

A questão é que muitos médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde não estão preparados para atuar de acordo com esse modelo. Dessa maneira, a Faculdade Unimed desenvolveu a pós-graduação em Atenção Integral à Saúde, que visa formar profissionais focados nos cuidados preventivos e acompanhamento contínuo dos pacientes.

Quer conhecer o curso em detalhes e sua importância no mercado de trabalho? Confira este post!

Como é o curso de Atenção Integral à Saúde?
É um curso de pós-graduação lato sensu — com carga horária de 368 horas — desenvolvido para atender o momento atual do mercado de saúde, que demanda uma renovação das práticas a fim de garantir a sustentabilidade do setor.

Segundo o Prof. Cloer Vescia Alves, coordenador da pós-graduação em Atenção Integral à Saúde, trata-se de uma especialização que trabalha a ênfase em atenção primária, os melhores resultados em saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

"O curso prepara os profissionais para este novo momento, visto que nas escolas de graduação, e mesmo nas de especialização, não há essa formação específica. Nós promovemos atividades que vão desde a atenção primária, como conceitos, melhores práticas de atenção à saúde e gestão em saúde, até habilidades de comunicação", detalha Vescia.

Conteúdo programático
A pós-graduação em Atenção Integral à Saúde está dividida em cinco módulos. Oferece uma grade curricular ampla, que une teoria e prática, principalmente com discussões de casos clínicos.

Acompanhe a seguir alguns dos temas abordados no curso:

  • Sistemas de Saúde mais bem estruturados para o cenário do Século XXI;
  • Abordagem cooperativista;
  • Princípios da Atenção Primária à Saúde;
  • Estratégia da Atenção Integral à Saúde no Sistema Unimed;
  • Princípios da prevenção;
  • Teoria de redesenho de Sistemas de Saúde e melhoria da qualidade assistencial e inovação;
  • Medicina centrada na pessoa / Habilidades de comunicação;
  • Registro clínico avançado;
  • Abordagem familiar sistêmica;
  • Gestão da clínica;
  • Principais motivos de consulta e linhas de cuidado no adulto;
  • Principais motivos de consulta e linhas de cuidado na mulher e na gestante;
  • Principais motivos de consulta e problemas de saúde no idoso;
  • Principais motivos de consulta e problemas de saúde na criança e no adolescente.

As aulas são ministradas por professores altamente qualificados, com experiência acadêmica e profissional.

Para quais profissionais este curso de pós-graduação é indicado?
O curso de pós-graduação em Atenção Integral à Saúde é direcionado a médicos cooperados e enfermeiros das cooperativas Unimed — especialmente aqueles que já trabalham nos núcleos e centros de Atenção Primária.

"A Faculdade Unimed também oferece cursos de aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde, que são de menor duração e destinados a médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde que compõem as equipes multidisciplinares", explica o coordenador.

Por que a formação é importante para o mercado de trabalho?
É uma formação que resgata o conceito de médico da família e vem atender a uma demanda do mercado, principalmente na coordenação de equipes voltadas para os cuidados preventivos e educativos em saúde, incluindo atendimentos domiciliares.

"O curso é primordial porque prepara os profissionais de saúde em habilidades técnicas e visão crítica, de modo que sejam alcançados os melhores resultados e as melhores práticas em Atenção Integral à Saúde em cada uma das áreas envolvidas na atenção integral", afirma Vescia. 

Além disso, os conhecimentos e competências em Atenção Integral à Saúde possibilitam o desenvolvimento de programas focados na prevenção e educação em saúde dos beneficiários, essenciais para uma boa gestão de sistemas de saúde. São estratégias que evitarão doenças no futuro, reduzindo, assim, a quantidade de exames, consultas e outros procedimentos, o que garante a sustentabilidade aos serviços em saúde.

Esse tipo de ação já é adotado pelas cooperativas do Sistema Unimed, que privilegiam cuidados especiais focados em prevenção e realizados por uma equipe multiprofissional. A ideia é direcionar os esforços para um acompanhamento contínuo do paciente, visando seu bem-estar e qualidade de vida.

Quais benefícios o profissional terá ao realizar essa pós-graduação?
O curso de Atenção Integral à Saúde da Faculdade Unimed é bastante abrangente e preenche uma lacuna no mercado. Com essa formação, o profissional especializado conseguirá trabalhar no sentido da estratégia da Atenção Integral à Saúde — o que vai melhorar a qualidade assistencial e a gestão, com melhor utilização dos recursos financeiros.

Conforme destaca o professor Cloer Vescia, "para a cooperativa de saúde significa sustentabilidade a partir da melhor atenção à saúde. Abrange desde o cuidado pré-natal até o cuidado paliativo e também a atenção domiciliar. Há nuances de todos esses conteúdos no curso, passando pelas diversas linhas de cuidado e toda a parte de promoção e de prevenção da saúde", salienta.

Em geral, essa abordagem não é contemplada durante a formação dos profissionais da saúde, seja na graduação, residência ou especialização."Você complementa isso com a pós-graduação oferecida pela Faculdade Unimed, que está inserida no contexto da saúde suplementar. É a leitura e o diagnóstico mais preciso das competências profissionais que precisam ser desenvolvidas para que organizacionalmente você consiga trabalhar melhor na atenção à saúde", ressalta o coordenador da pós-graduação.

Quais são os diferenciais da Faculdade Unimed?
A Faculdade Unimed é uma instituição de ensino superior (IES) de referência e tradição nas áreas de saúde, gestão e cooperativismo. "A Faculdade está inserida no contexto de uma cooperativa de trabalho médico. Portanto, tem em sua essência a valorização do cooperativismo e da atenção à saúde como atividade que norteia a cooperativa médica como um todo", enfatiza Cloer Vescia.

Se você busca uma especialização para se atualizar quanto às melhores práticas para a prevenção e promoção da saúde, precisa incluir em seu currículo a pós-graduação em Atenção Integral à Saúde da Faculdade Unimed. Trata-se de um conteúdo abrangente e bastante prático, ideal para quem quer se destacar e acompanhar as mudanças do mercado.

Ficou interessado neste curso de especialização? Então entre em contato com a Faculdade Unimed e receba outros esclarecimentos sobre essa formação!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST