Entenda como o cooperativismo faz parte do nosso dia a dia

Publicada 25/04/2018

​É comum ter a sensação de que cooperativas estão distantes e pouco têm a ver com a nossa rotina. Mas basta analisar alguns dados e observar o nosso dia a dia para isso mudar. Você sabia que uma em cada sete pessoas no mundo está associada a uma cooperativa? Já parou para pensar que muito do que você come ou utiliza com frequência é fruto do cooperativismo, como assistência médica, pacotes de turismo, seguros,
financiamentos e até soluções educacionais?


Veja alguns dados e informações que mostram a presença do cooperativismo na nossa vida:


Cooperativas impactam, positivamente, a economia nacional e mundial

São mais de 1 bilhão de cooperados no planeta! As 2,6 milhões de cooperativas do mundo empregam 10% da população trabalhadora global. Os dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) mostram a dimensão do cooperativismo no dia a dia.


De cooperativas de táxi à indústria de alimentos, estamos cercados de organizações do nicho distribuídas em treze ramos da economia. A Unimed , por exemplo, é a maior cooperativa de trabalho médico do mundo e a segunda rede de hospitais do Brasil com a mesma marca.


O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é o maior sistema de cooperativas financeiras do País e registrou expansão na rede de 5,7% entre 2016 e 2017, com a criação de 165 novos pontos/agências, o que lhe permitiu tornar-se a quinta maior rede de atendimento no Brasil.


Cooperativas fazem o seu café da manhã ficar mais saboroso, assim como o seu almoço

Sabe aquele cafezinho gostoso na primeira hora do dia que te faz acordar? Ou aquele queijo especial "da roça" que você adora saborear? Tudo isso e muito mais é o cooperativismo na sua mesa. Cerca de 50% de toda a produção agropecuária brasileira passa, de alguma maneira, por uma cooperativa. Para se ter uma ideia, mais da metade do café e cerca de 30% do leite produzido em Minas Gerais são provenientes de cooperativas.
Vai fazer um suco de laranja? Lembre-se que a fruta pode ter sido cultivada por produtores de cooperativas.


Cooperativas geram empregos diretos e indiretos

Para que toda engrenagem cooperativista funcione, mais de 376 mil brasileiros trabalham em cooperativas nos 26 estados e no Distrito Federal . Provavelmente, você conhece alguém que trabalhe em alguma cooperativa, direta ou indiretamente. São números que demonstram que este modelo de negócio de mais de 170 anos continua em pleno vapor!

 

Vale a pena saber mais sobre o cooperativismo

O cooperativismo é amplo, rico e cheio de oportunidades. Preparamos um e-book que explica, em detalhes, o conceito, fala sobre o mercado de trabalho e oportunidades profissionais. Baixe o material gratuitamente, clicando aqui​!​




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST