Por que fazer uma pós em administração hospitalar?

Publicada 19/01/2021

Ao se pensar em administração hospitalar, pode-se imaginar que se trata apenas de mais um ramo da administração e que é as dificuldades, indicadores utilizados e métodos de gestão são os mesmos de uma empresa de outro setor, no entanto, esta é uma visão errônea da administração hospitalar.

Administrar uma instituição de saúde tem aspectos muito diferentes daqueles de organizações que atuam em outras áreas. É preciso lidar com setores muito diferentes, como farmácia, contabilidade, logística, limpeza, enfermagem e marketing, por exemplo, o que por si só exige do profissional um conhecimento mais amplo da gestão de pessoas e gestão de processos.

 Além disso, a administração hospitalar lida diretamente com a vida, de forma que toda decisão deve ter seu impacto bem calculado para não prejudicar a recuperação dos pacientes.

Especialmente durante a crise do coronavírus, também foi preciso lidar com o aumento repentino no número de pacientes, colaboradores infectados, grande número de solicitação de exames, dificuldade no abastecimento de insumos, entre outros desafios.

Não por acaso, a administração hospitalar é considerada uma das profissões mais complexas do mundo.

Diante disso, neste artigo veremos como se preparar para ser um gestor hospitalar e quais os desafios desta carreira.

 
Por que se capacitar em Administração Hospitalar?

Como já discutimos, os desafios da administração de instituições de saúde são muitos, mas uma boa capacitação pode lhe ajudar a passar por eles.

Através de cursos na área, você desenvolverá as ferramentas para lidar com este mercado, como o desenvolvimento de indicadores de controladoria hospitalar; como trabalhar a inovação em saúde e como aumentar a integração entre os setores.

Alguns temas importantes tratados em cursos de pós-graduação são gestão da qualidade e acreditação em hospitais.

A qualidade é tema muito relevante e essencial para garantir que os serviços prestados sejam de alto nível. Embora a qualidade seja importante em qualquer ramo de atuação, nas instituições de saúde ela é especialmente importante, afinal, erros podem deixar pacientes com sequelas graves ou até mesmo levar ao óbito.

Já a acreditação é uma metodologia de avaliação de processos que deve ser realizada periodicamente, de forma voluntária e sigilosa. Seu objetivo é avaliar a qualidade assistencial com base numa série de requisitos elaborados por especialistas na área e que levam em consideração o tipo de instituição e de serviço de saúde ofertados no local.

Os processos de acreditação, além de importantes para confirmar o nível da qualidade assistencial, também traz como vantagens a melhoria dos processos hospitalares, impactos positivos na motivação dos profissionais de saúde e maior satisfação dos pacientes.

Conhecer os processos de acreditação, como se preparar para eles e saber interpretar seus resultados é um ponto muito importante ao lidar com instituições de saúde.

Outros pontos abordados em uma pós-graduação em administração hospitalar é a gestão de custos hospitalar e auditoria de contas.

A gestão de custos é central na administração hospitalar devido às crescentes inovações tecnológicas, o aumento no número de pessoas doenças crônicas, entre outros motivos que elevam o número de atendimento e tornam os exames e procedimentos mais caros e delicados.

Em saúde, a gestão de custos precisa levar em conta variáveis abstratas e complexas, de forma que é preciso conhecer bem não só questões financeiras, mas também referentes à legislação em saúde e questões técnicas da própria medicina.

Estar preparado é essencial para elevar o nível da gestão de custos de uma instituição e permitir que ela avance tanto financeiramente, como na qualidade de sua assistência.

Estes são apenas alguns dos temas abordados nos cursos de pós-graduação em administração hospitalar que a tornam diferenciada de um curso de administração comum, que não irá entrar em detalhes tão específicos sobre a área, mas que fazem parte do dia a dia da administração hospitalar.

Por fim, outro bom motivo para fazer um curso desta natureza, é a expansão do mercado em saúde, que exige profissionais cada vez mais bem preparados.

De acordo com Confederação Nacional de Saúde (CNS), existem 6.702 hospitais no Brasil, com 410.225 leitos disponíveis. Além disso, também há um grande número de clínicas, laboratórios e outras instituições de saúde e todos eles precisam de administradores e gestores preparados para lidar com as especificidades da gestão em saúde.

Ter um curso de pós-graduação em administração hospitalar no currículo é uma forma de se destacar no mercado, além de ser uma comprovação da sua expertise nesta área tão complexa e cheia de nuances que a administração hospitalar.

 
Como se capacitar em administração hospitalar?

Hoje existem duas opções para quem deseja se capacitar em gestão hospitalar: cursos de graduação tecnológica e cursos de pós-graduação.

A graduação é mais indicada para quem não tem ensino superior completo ou tem poucos conhecimentos na área de administração e em saúde. A Faculdade Unimed conta com um curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar, cujo conteúdo é bastante diversificado e permite que o aluno desenvolva todos os conhecimentos e a capacitação necessária para iniciar a sua carreira no gerenciamento de organizações de saúde com excelência.

Já para aqueles que já tem ensino superior completo, a melhor opção é uma especialização em Gestão Hospitalar. No MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed, ao longo do curso são construídos conhecimentos significativos para o desenvolvimento de competências essenciais e a atuação como gestor de instituições de saúde de forma ampla, com visão empresarial e competências técnicas para atuar com segurança nos diferentes cenários do sistema de saúde brasileiro.

Como o nosso foco aqui é são as pós-graduações, vamos falar um pouco mais sobre ela.

 

MBA EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR DA FACULDADE UNIMED

Voltada para médicos, enfermeiros, administradores e demais profissionais que atuam ou querem atuar no segmento da saúde, nesta especialização os alunos têm a oportunidade de relacionar a teoria com a prática das rotinas hospitalares por meio de uma linguagem acessível.

O curso é direcionado, em especial, para profissionais que ocupam ou estejam se preparando para cargos de gestão em instituições de saúde como hospitais, clínicas, serviços diagnósticos etc.

Ao final do curso, os estudantes irão entender os aspectos diários de gestão de indicadores e controladoria na administração hospitalar; compreender o papel do administrador no contexto da governança corporativa, planejamento estratégico, direito e economia; analisar o processo da Administração Hospitalar nos diferentes cenários do sistema de saúde brasileiro e desenvolver visão estratégica, tática e operacional para a atuar com segurança como administrador hospitalar.

Ficou interessado? Clique aqui para conhecer mais sobre o curso ou fale com um de nossos consultores.




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST