Por que investir e participar de um congresso de Medicina?

Publicada 16/07/2018

A área da saúde evolui de forma rápida, com novos métodos, tecnologias, diagnósticos, tratamentos e medicamentos. Para o médico conseguir acompanhar todas essas mudanças, aprimorando a qualidade do seu trabalho, é importante investir e participar de eventos científicos — como um congresso de Medicina.

É uma oportunidade para conhecer as novidades de sua especialidade, casos clínicos e trocar experiências com outros colegas que têm interesses em comum, o que pode ser bastante valioso para a vida profissional.

Neste post, vamos mostrar por que é importante o médico se programar para participar de congressos, sejam regionais, nacionais e até internacionais. Acompanhe e veja os benefícios para sua carreira!

Atualização profissional
Profissionais de qualquer segmento que buscam o crescimento na carreira não podem se acomodar, por isso devem procurar formas de atualização e reciclagem. No caso dos médicos, essa recomendação tem um peso maior ainda, pois a Medicina passa por avanços constantes, principalmente em relação a novos métodos e tecnologias para diagnósticos, tratamentos e cirurgias.

Sabemos que a formação médica leva, em média, 8 anos, com a graduação e especialização, mas engana-se quem considera esse período suficiente para os estudos. Dessa maneira, seja qual for a área, é fundamental estar por dentro das mudanças que vão aprimorar ainda mais o trabalho do médico.

E, para conhecer as tendências e outras novidades em primeira mão, é imprescindível participar de eventos voltados para seu segmento, por exemplo, um congresso de Medicina.

Isso porque esses encontros são organizados geralmente por entidades de classe e universidades e têm o objetivo de reunir pesquisadores e professores de um nicho específico para apresentação de casos, debates e outros eventos.

Em muitos casos, os congressos são também a forma de apresentar para a mídia e população em geral as descobertas mais relevantes na área da saúde.

Imersão no conhecimento
Um congresso de medicina é uma verdadeira imersão no conhecimento, pois possibilita acompanhar os trabalhos científicos e as atualizações tecnológicas de um segmento, bem como produtos e serviços da indústria médica.

Nesse tipo de evento científico, são apresentados dados de novas doenças e pesquisas em andamento, que procuram entender as formas de transmissão e agentes vetores, e o que está em desenvolvimento em relação a novos fármacos e tratamentos.

E como a rotina do médico é corrida — com consultas, cirurgias e outros atendimentos — fica bem complicado separar um tempo na semana para pesquisar sobre esses avanços em revistas ou artigos científicos.

Facilidade para se programar
Por isso, ao programar alguns dias especificamente para um congresso de Medicina, é possível organizar a agenda com antecedência e separar um período para realizar essa atualização e reciclagem do conhecimento. Nesses eventos, o médico pode acompanhar palestras, painéis ou ainda participar de workshops e cursos que fazem parte da programação.

Apresentação de novidades tecnológicas
A Medicina anda de mãos dadas com a tecnologia, em busca de equipamentos que aprimorem os diagnósticos e facilitem os tratamentos. Ao participar de um congresso de Medicina, o médico tem a oportunidade de conhecer lançamentos de equipamentos de sua área, com explicações detalhadas sobre seu funcionamento e benefícios para a prática médica.

Assim, ele tem todas as informações para decidir se a tecnologia em questão pode ser vantajosa para sua clínica, por exemplo, o que pode ser um diferencial para os tratamentos e serviços que ele oferece.

Possibilidade de networking
Um congresso de Medicina reúne especialistas de uma determinada área, como acadêmicos e profissionais de renome. É uma chance de fazer networking e, assim, ampliar a rede de contatos, com troca de experiências e conhecimento com os outros participantes, e até mesmo a possibilidade de parcerias profissionais.

Esse tipo de evento propicia uma rica vivência nesse sentido, pois, como é realizado em vários dias, permite um contato bastante próximo, principalmente porque as pessoas costumam ficar hospedadas no mesmo hotel e, assim, os encontros são favorecidos.

Porém, é importante que essa rede de contatos seja cultivada mesmo depois do congresso. Por isso, mantenha a comunicação, seja por e-mail ou telefone, para que essa relação proporcione de fato um benefício no crescimento profissional para ambos os lados.

Encontro com fornecedores
As empresas de fármacos, equipamentos, materiais e serviços voltados para a Medicina aproveitam esse tipo de evento para estarem próximas dos médicos. Dessa forma, é uma possibilidade de conhecer esses fabricantes, as novidades que oferecem, seus diferenciais e saber se há alguma vantagem em uma futura parceria.

Além disso, o profissional tem mais tempo para analisar cada produto, diferentemente do que ocorre na rotina do dia a dia, na qual representantes procuram as clínicas no meio do expediente, o que muitas vezes atrapalha a agenda bastante apertada dos médicos.

Divulgação de casos clínicos
A participação em um congresso de Medicina é uma forma de os profissionais divulgarem sua experiência clínica e científica na forma de trabalhos. Isso é importante porque possibilita dividir o conhecimento com outros colegas, além de ser uma contribuição para o desenvolvimento da sua especialidade.

É uma maneira de debater diferentes temas de uma determinada área com médicos de várias localidades e nomes de referência — do Brasil e do mundo —, o que certamente só traz benefícios para o dia a dia da prática médica.

Interesse em estudar
Ao se deparar com novas temáticas, tendências e outros avanços de sua especialidade nesses eventos científicos, muitos médicos buscam formas de aprender e conhecer mais sobre o que foi apresentado.

Com isso, a participação em um congresso de Medicina pode suscitar também o interesse do profissional em estudar uma área nova, realizando, por exemplo, um curso de pós-graduação que, muitas vezes, pode ser feito a distância, facilitando a rotina.

É importante que o médico inclua em sua agenda a participação em congresso de Medicina para ficar atualizado em sua área e fazer contato com outros profissionais de sua especialidade. Como a lista de eventos desse tipo é grande, vale estudar com calma a programação de cada um deles e investir naqueles que se encaixam melhor em seus objetivos de carreira.

Agora que você já sabe como os congressos médicos podem trazer ganhos para a sua profissão, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus colegas também se programem e participem com mais frequência desses eventos científicos!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST