Capacitação em DRG forma 327 profissionais do Sistema Unimed

Publicada 27/08/2021

Depois da jornada de aprendizado sobre o modelo DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados), 327 profissionais do Sistema Unimed, representando 76 singulares de todo o país, participaram da cerimônia simbólica de encerramento das capacitações sobre o tema, realizada no formato virtual, na última quarta-feira (25/08).

O programa de Formação em DRG, fruto da parceria entre Unimed do Brasil, Faculdade Unimed e Sescoop Nacional, busca capacitar as cooperativas do Sistema para adoção de um modelo assistencial de hospitais e cooperados, centrado no paciente, na melhoria dos resultados assistenciais e no controle do desperdício. Para isso, conta com dois cursos EAD: Formação de Codificadores em Modelo DRG e Capacitação em Modelo DRG, que têm duração de até 12 meses.

O evento contou com a presença de representantes das instituições, que destacaram os benefícios do modelo para as cooperativas. “O Programa de Formação em DRG é uma aposta da Unimed do Brasil na eficiência, no crescimento sustentável, que leva aos nossos beneficiários o melhor do nível assistencial, o que nada mais é do que o nosso jeito de cuidar”, disse Dr. Marcos Almeida Cunha, diretor de Gestão de Saúde da Unimed do Brasil.

Para o diretor Acadêmico da Faculdade Unimed, Fabio Gastal, a melhoria dos resultados assistenciais e no controle dos desperdícios, necessidades fundamentais para o setor de saúde suplementar, fortalecem o atendimento de qualidade ao paciente. “O modelo DRG permite mensurar o desempenho de forma ampla, como ferramenta de avaliação da eficiência na prestação de serviços. O cooperativismo brasileiro, mais uma vez, dá uma contribuição relevante para o futuro do país e o Sistema Unimed honra esse legado, com a capacitação de profissionais como multiplicadores do processo de transformação.”

Os alunos recém-formados Paula Soresini do Nascimento, da Unimed Curitiba (PR), e João José Cruz de Paula, da Unimed Petrópolis (RJ) foram convidados a falar, em nome dos colegas, sobre suas experiências. “Foi um grande aprendizado, pois no curso vemos muitas coisas além da codificação, e isto amplia nossa visão em relação à metodologia. Como faço as análises das codificações, grande parte do conteúdo aprendido coloco em prática conforme exemplos citados em cada disciplina e isto amplifica bastante a forma de analisar”, relatou Paula, que integra o Projeto DRG na Unimed Curitiba.

Sobre a formação

Os cursos são voltados para colaboradores graduados do Sistema Unimed, que atuam nas áreas de Regulação em Saúde, Gestão da Rede Prestadora, Intercâmbio, Recursos e Serviços Próprios, Gestão Assistencial e outras relacionadas aos processos de implantação do DRG nas cooperativas.

Ainda é possível se inscrever para a última oferta da Capacitação em Modelo DRG. As aulas têm início em 13 de setembro. Clique aqui para se inscrever e saber mais informações.

Confira outros depoimentos abaixo:

“É com o coração cheio de emoção que encerramos esse ciclo, com a sensação de dever cumprido e de que todas as parcerias que estabelecemos ao longo dessa gestão trouxeram resultados bem positivos. Todos vocês fazem parte deste processo de realização e de evolução das nossas cooperativas.”
Renato Nóbile, superintendente do Sescoop Nacional

“Estamos vendo uma evolução dos processos e o DRG vem trazer mais valor em saúde, melhor assistência para os pacientes, sem desperdício e com excelência. Encerramos um primeiro ciclo dos cursos do Programa de Formação em DRG e temos a certeza de que mais que competência técnica, vocês serão os líderes dessa transformação na forma de assistência para os beneficiários.”
Renato Couto, coordenador dos cursos de Formação em DRG

“Quando esse projeto foi proposto, vivemos um grande desafio de preparar um conteúdo que fosse instigante e que mostrasse um caminho sustentável para as cooperativas médicas. Em um movimento unificado, desenvolvemos conteúdos embasados no conhecimento teórico e operacional vividos cotidianamente, que é o serviço assistencial em saúde. Essa nova visão mostra é que possível fazer diferente com excelência e estrutura para o futuro.”
Tânia Grillo, coordenadora dos cursos de Formação em DRG

Com informações da Unimed do Brasil