Cooperados da Unimed Recife realizam cursos com foco na ressuscitação de pacientes

Publicada 15/02/2019

Todo ano, cerca de 300 mil pessoas morrem de infarto no Brasil. Aproximadamente 90% das vítimas de paradas cardíacas ou paradas cardiorrespiratórias (PCR) vão à óbito antes de chegarem a uma unidade de saúde. A PCR é a interrupção da circulação sanguínea, consequência da interrupção súbita ou ineficácia dos batimentos cardíacos. Uma das formas de fazer com que o sangue volte a circular pelo organismo e o ar entre nos pulmões é aplicar uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de qualidade. 

Devido à necessidade de preparar profissionais para esse tipo de situação tão frequente, a Faculdade Unimed oferece dois cursos na área de ressuscitação de adultos e crianças, o Advanced Cardiac Life Support (ACLS) e o Pediatric Advanced Life Support (PALS).

Este mês, os cooperados da Unimed Recife se capacitaram uma vez mais para tais atendimentos: nos dias 02 e 03/02, uma turma de 39 médicos e enfermeiros se capacitou no Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS); já nos dias 09 e 10, cerca de 30 alunos se prepararam para o Suporte Avançado em Emergências Pediátricas (PALS).  

No curso de cardiologia, os alunos participaram de simulações de situações clínicas em estações de aprendizagem, e as práticas foram realizadas com o auxílio de um instrutor de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC) da American Heart Association (AHA), parceira da Faculdade Unimed no curso. Conforme destaca a aluna e médica mastologista, Valéria Brito, que também trabalha como hospitalista - atendendo intercorrências no ambiente hospitalar -, as emergencias ligadas ao coração, se não forem tratadas com rapidez e precisão, podem levar à perda de um paciente. “Por isso, toda preparação se faz necessária. O curso ampliou meus conhecimentos, sendo mais um norte muito importante, gostei bastante”, afirma.

Já no curso de pediatria, os alunos trabalharam cenários de simulação também com um instrutor de Suporte Avançado de Vida em Pediatria da American Heart Association (AHA). Segundo a aluna Renata Jordão, médica especialista em UTI Pediátrica, o curso foi extremamente importante para sistematizar o conhecimento e atualizar sobre as práticas mais adequadas. “Aprender a lidar com essas situações extremas é essencial para melhorar o trabalho, especialmente na área de terapia intensiva, onde atuo. Os instrutores do curso são muito dedicados e pacientes, o que ajuda muito no aprendizado”, assegura. 
 
Clique e saiba mais sobre os cursos Advanced Cardiac Life Support (ACLS) e o Pediatric Advanced Life Support (PALS), da Faculdade Unimed. 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST