Faculdade propõe a qualificação dos hospitais com foco na Saúde baseada em Valor

Publicada 31/10/2023

A partir da iniciativa governamental do OtimizaSUS, a Faculdade Unimed faz parte da parceria entre as instituições (Associação dos Hospitais de Minas Gerais, DRG Brasil, Faculdade de Ciências Médicas, Organização Nacional de Acreditação, Planisa e a Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde), para a estruturação do projeto Qualifica SUS.

Este projeto tem como finalidade preparar e qualificar os colaboradores dos hospitais públicos e filantrópicos do estado de Minas Gerais, objetivando melhores resultados, com mais eficiência e menos desperdícios.

Além de grande expertise com a gestão dos hospitais da rede própria Unimed, que se traduz no nosso “Jeito de Cuidar Unimed”, a Fundação Unimed, por meio da Faculdade Unimed, tem como propósito prestar serviços que sejam relevantes à sociedade.

Para melhorar os resultados na área da saúde é preciso trabalhar com equipes multidisciplinares. Os times precisam estar alinhados e devem atuar continuamente para aprimorar os processos assistenciais e torná-los mais seguros aos pacientes. Em saúde, valor não é sinônimo de reduzir custos, mas significa alcançar os melhores resultados com a maior eficiência possível.

Por acreditarmos nessas premissas, a instituição de ensino do Sistema Unimed traz como propostas de qualificação ao projeto, a pós-graduação em Codificação e Análise de Informações em Saúde na Metodologia de DRG e Governança Clínica para a Entrega de Valor e a pós-graduação em Governança Clínica e Saúde Baseada na Metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG), Qualidade e Gestão de Riscos para a Entrega de Valor em Saúde.

Além dessas especializações, a Faculdade Unimed em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas disponibiliza neste projeto os cursos de curta duração: Boas Práticas em Codificação; Curso Avançado em Codificação e Análise de Informações em Saúde na Metodologia Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG); Gestão da qualidade e riscos para acreditação; Introdução ao DRG e Valor em Saúde; Governança Clínica e Saúde Baseada em DRG e Valor em Saúde.

Dentro do projeto Qualifica SUS, a Faculdade Unimed é a responsável por toda a Gestão Acadêmica dos cursos, cuja produção dos conteúdos foi compartilhada por todos os parceiros. Além disso, a instituição criou uma plataforma de ensino específica para este projeto, no qual concentrará todo o conteúdo programado do Qualifica SUS.

Resultados!

Hoje, dentro desse projeto, a Faculdade Unimed tem mais de 20 turmas de cursos, totalizando 264 alunos. Os cursos ofertados pela instituição são na modalidade 100% EaD, com a possibilidade de customização de temas e formatos sob análise da demanda de cada hospital, considerando as regras do OtimizaSUS.