Faculdade Unimed e Unimed Paraná desenvolvem formação para gestores de serviços assistenciais do estado

Publicada 03/08/2020

Um dos desafios identificados pela Unimed Paraná para a mudança do modelo assistencial e a adoção da Atenção Primária à Saúde (APS) é unir as habilidades técnica, administrativa e negocial para uma gestão sustentável das unidades de atendimento do estado.

“Já atuamos dentro de um padrão técnico de excelência, mas também é preciso desenvolver expertise em gestão de negócios, ou seja, ter pessoas com competências e conhecimentos para que gerenciem uma unidade de serviço assistencial como unidade de negócios”, pondera dr. Paulo Roberto Fernandes Faria, diretor-presidente da Unimed Paraná.

Assim surgiu o Programa de Formação de Gestores de Serviços Assistenciais, construído a quatro mãos com a Faculdade Unimed para atender as singulares paranaenses, com foco no desenvolvimento de habilidades voltadas para gestão administrativa das unidades de APS, como também de ambulatórios, laboratórios e outros recursos de pequeno e médio porte.

“Um gestor precisa ter visão financeira, tributária, de gestão de pessoas, de ponto de equilíbrio e de retorno de investimento. Procuramos a Faculdade Unimed pela sua experiência com capacitação, apresentamos nossa demanda e discutimos para criar uma solução mais compacta que um MBA. Dessa forma, foi estruturado um curso modular, com temas importantes para gestão empresarial e customizados para essa necessidade”, conta dr. Paulo Roberto.

Serão 84 horas distribuídas em sete encontros mensais e virtuais, com início em agosto. “Quando começamos a desenhar o programa, no ano passado, seria presencial, com todos vindo para Curitiba, como estávamos acostumados. Mas o fato de ser remoto propicia que mais pessoas participem, porque, além do cenário atual não permitir, não há necessidade do deslocamento”, explica.

A primeira turma fechou com as 40 vagas disponíveis e, devido à grande procura, a segunda já está recebendo novas inscrições. “O curso ficou dentro do que esperávamos e temos grandes expectativas de resultados para nossos recursos próprios de pequeno e médio porte e para a implantação da APS no nosso estado”, finaliza o diretor-presidente.