Faculdade Unimed firma novo convênio de estágio para alunos de Gestão Hospitalar

Publicada 30/03/2021

O Núcleo de Extensão e Pesquisa (Nupex) da Faculdade Unimed fechou um novo convênio de estágio para os alunos da graduação em Gestão Hospitalar com o Instituto de Olhos de Minas Gerais (IOMG), que é especializado na prevenção e no tratamento clínico e cirúrgico das doenças oculares e conta com quatro unidades localizadas nos municípios mineiros de Belo Horizonte e Betim.

A parceria já viabilizou uma vaga de estágio para o aluno Bernardo Paim, do 5º período, que iniciou suas atividades no dia 1º de março e está tendo a oportunidade de vivenciar a rotina administrativa em uma das clínicas. Entre suas atividades estão agendamento de consultas, trabalhar com prontuários, planilhas do financeiro e documentos médicos e relacionamento direto com os pacientes. “Ainda não tinha atuado na área e estou achando super bacana. Tenho expectativas boas para quando me formar, pois sinto no dia a dia do trabalho o curso agregando e facilitando processos dentro da instituição”, conta.

O convênio também prevê a oferta de vagas de estágio e emprego disponíveis nas unidades, em primeira mão, para os alunos da Faculdade Unimed, além da divulgação dos cursos da instituição de ensino para capacitação da equipe do IOMG.

Projetos de extensão no formato virtual

Em 2020, os projetos de extensão promovidos pelo Nupex foram adaptados para o meio on-line para serem continuados, mesmo durante a pandemia.

Com o Programa Ser Parte, 38 alunos do 2º e 3º períodos de Gestão Hospitalar criaram materiais escritos e vídeos sobre os efeitos do abuso de álcool e drogas, dentro das disciplinas Projeto Integrador II e Práticas integradas de Gestão na Saúde III. Os conteúdos serão entregues para a entidade utilizar na conscientização de seus públicos de relacionamento sobre o tema.

Parceiro da Faculdade Unimed desde 2019, o Ser Parte atua nas frentes educação, desenvolvimento social e geração de trabalho e renda, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos moradores dos municípios de Contagem e Belo Horizonte (MG).

Já o Projeto Rondon Minas - organização não governamental do terceiro setor, que atua desde 2005 com empreendedorismo social e voluntariado em várias temáticas - criou vídeos sobre temáticas que transmitem os valores da iniciativa, como forma de conscientização e disseminação do conhecimento para as turmas.

Os arquivos sobre trabalho comunitário, diagnóstico e políticas sociais, conselhos paritários e sobre a história do projeto no Brasil e em Minas Gerais foram disponibilizados na plataforma de ensino virtual da Faculdade Unimed para que os alunos produzissem resenhas sobre cada assunto. Foram 42 alunos participantes, que puderam usar os trabalhos no abatimento de horas complementares.

“Esses projetos contribuem para os alunos por tratarem de ações que envolvem a responsabilidade social, promovendo a educação e a cidadania. Isso fomenta neles os princípios de respeito à pessoa humana e os fundamentos éticos e sociais envolvidos nas relações de qualquer natureza. Logo, forma-se aí o gestor consciente e engajado com a realidade de seu país e com os valores fundamentais para o desenvolvimento humano”, explica a coordenadora dos cursos de graduação, Tatiana Rodrigues.