Novidades na assessoria em Regulação e Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed

Publicada 29/03/2021

A assessoria em Regulação e Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed está com novidades. Agora, além da possibilidade de realizar o diagnóstico e a reestruturação do serviço das Unimeds de forma remota, foram incluídas duas novas frentes de atuação voltadas para mentoria técnica para lideranças que trabalham nessa área e suporte técnico para equipes.

Com essa nova estrutura, as cooperativas podem optar pelas quatro soluções juntas ou separadas, de acordo com o que for mais adequado a sua realidade (leia mais sobre cada uma delas abaixo). Apenas a reestruturação tem o diagnóstico como pré-requisito. E existe a possibilidade de realizar todas as etapas virtualmente. “A adoção do formato on-line, seja 100% ou semipresencial, gera um custo-benefício mais atrativo e agilidade ao processo”, explica Heloísa Jardim, analista de Negócios da Faculdade Unimed.

Em linhas gerais, todas têm como objetivo avaliar o serviço de auditoria da singular, conhecendo sua estrutura, seus processos e a equipe que os executa, possibilitando potencializar seus resultados por meio de recomendações de melhoria e desenvolvimento.

“A partir dos conhecimentos compartilhados nessas assessorias especializadas, é esperado que as Unimeds consigam se capacitar em regulação e auditoria para implantarem melhorias na área assistencial, oferecendo atendimento de qualidade aos beneficiários com adequada utilização de seus recursos”, completa Heloísa Jardim.

As atividades, que podem ser contratadas diretamente com a área de Negócios da instituição de ensino, são conduzidas pelo coordenador da pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed, Adolfo Parenzi. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, é consultor e assessor na área de Provimento de Saúde, Regulação, Auditoria em Saúde e Comitês de Especialidades, com experiência de 25 anos no Sistema Unimed.

Saiba mais sobre as assessorias a seguir:

 

Diagnóstico do Serviço de Regulação e Auditoria em Saúde

Avaliação do serviço de regulação e auditoria em saúde, que contempla identificação de problemas e oferta de um plano de ação objetivo para solucioná-los, melhoria do desempenho do serviço de regulação e auditoria em saúde, suporte para a tomada de decisões com embasamento técnico e recomendação de soluções com foco em resultados.

 

Reestruturação do Serviço de Regulação e Auditoria em Saúde

Implantação e execução das recomendações apresentadas no relatório técnico após o diagnóstico do serviço, portanto, pré-requisito obrigatório para realização da reestruturação. Ao final da assessoria, espera-se que a Unimed tenha uma nova estrutura de regulação e auditoria em saúde, com processos bem definidos, possibilitando uma gestão racional dos recursos disponíveis e garantindo, assim, a qualidade da assistência prestada e a geração de valor para os clientes, promovendo processos educativos e respeitando as normas técnicas, éticas e administrativas.

O serviço abrange:

  • redefinição de estrutura física e de recursos humanos;
  • definição de regimento interno para o serviço de regulação e auditoria em saúde;
  • regulação e auditoria preventiva (autorização de procedimentos);
  • auditoria concorrente;
  • auditoria retrospectiva de contas médico-hospitalares;
  • auditoria analítica;
  • auditoria de tecnologias em saúde;
  • regulação e auditoria de OPME;
  • processos de interface com outras gerências ou setores;
  • estabelecimento e, ou, atualização da documentação dos processos de trabalho da equipe de regulação e auditoria em saúde.

 

Mentoria Técnica em Regulação e Auditoria em Saúde

É um serviço especializado para auxiliar a Unimed no desenvolvimento técnico de suas lideranças na área de Regulação e Auditoria em Saúde. A mentoria técnica é uma relação de troca de experiências entre duas pessoas. O mentor (consultor) provê suporte e oportunidades para auxiliar o seu mentorado (colaborador da singular) a enfrentar problemas e desafios que encontra em sua jornada, como:

  • organização da atividade;
  • liderança e desenvolvimento de equipe;
  • interface com outras áreas;
  • atualização da documentação dos processos de trabalho da equipe de Regulação e Auditoria em Saúde;
  • relatórios e pareceres;
  • apresentação de resultados.

 

Suporte Técnico para serviços de Regulação e Auditoria em Saúde

Ideal para Unimeds de pequeno porte ou que possuem equipes de Regulação e Auditoria em Saúde pouco experientes, que demandam uma orientação para conduzir mais efetivamente as atividades do dia a dia. Diferentemente da mentoria, que é individual, esse serviço especializado funciona como um apoio técnico para equipes na resolução de situações corriqueiras, oferecendo propostas de solução e fortalecendo a absorção do conhecimento para que seus integrantes apresentem um desempenho com qualidade e geração de valor para a cooperativa, respeitando as normas técnicas, éticas e administrativas.


Para saber mais, envie um e-mail para [email protected]




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST