Programa Qualifica Unimed alcança média de 90% de aproveitamento no segundo ciclo

Publicada 19/03/2021

O segundo convênio do programa Qualifica Unimed, realizado em parceria entre a Unimed do Brasil, o Sescoop Nacional e a Faculdade Unimed, chegou ao fim com média de 90% de aproveitamento das 38 Unimeds participantes, de 10 estados do país.

A iniciativa tem como objetivo qualificar colaboradores e gestores das cooperativas do Sistema Unimed, conforme as normas de acreditação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) RN 277 e sua substituta a partir de 2020, a RN 452, e da ISO 9001, visando ao desenvolvimento e o aperfeiçoamento da gestão.

Foram 15.200 horas de instrução prática assistida, 192.240 horas de treinamento EAD e 1.068 alunos formados. Com o fim do prazo para acreditação na RN 277 no ano passado, várias Unimeds participantes do programa pleitearam a acreditação junto à ANS e obtiveram sucesso nesse processo.

Evento de encerramento

As atividades iniciaram em 2018 e seriam encerradas até setembro de 2020. No entanto, devido à pandemia, teve uma prorrogação para março de 2021, quando ocorreu a cerimônia de encerramento. No dia 18, um evento on-line reuniu representantes das cooperativas e dos parceiros da iniciativa para comemorar os resultados, além de anunciar a abertura do terceiro ciclo (veja no final da matéria). Também foi uma oportunidade para homenagear o presidente da Fundação Unimed, Eudes de Freitas Aquino, que faleceu no dia 9 de março e era um entusiata do projeto.

Evento de encerramento reuniu representantes das Unimeds participantes do segundo ciclo do Qualifica

“Dr. Eudes foi um dos grandes incentivadores tanto desse movimento do Qualifica, quanto de várias realizações que temos empreendido nesses útlimos anos na Faculdade Unimed. O Qualifica é, sobretudo, um projeto de qualificação das pessoas e de alto impacto nos resultados das cooperativas. Já são cinco anos de realização e os números mostram que a inciativa gera impactos importantes na gestão das singulares, principalmente, na perspectiva financeiro-econômica e no relacionamento com colaborador, cooperados e clientes”, destacou o diretor acadêmico da Faculdade Unimed, Ary Célio de Oliveira.

A diretora de Administração e Finanças da Unimed do Brasil, Viviane Vieira Malta, também avaliou os reflexos desse trabalho conjunto: “Não é só atender as normas, mas organizar a gestão para que possamos conquistar uma experiência exitosa com os beneficiários. Otimizar, cada vez mais, a qualidade na prestação dos serviços, porque uma excelência de serviço traz uma excelência ao beneficiário, que também sustenta esse sistema.”

“O Qualifica é um programa pioneiro, que trouxe um antes e depois para o Sistema Unimed. Temos a alegria de comemorar com as 38 singulares que terminaram o segundo ciclo, com muito esforço e dedicação. Desejo que se transformem em gestores de processos e levem brilho e sustentabilidade para cada uma de suas Unimeds”, disse o superintendente executivo da Unimed do Brasil, Rodolfo Maritano.

O superintendente executivo do Sescoop Nacional, Renato Nobile, ressaltou o atingimento das metas neste segundo ciclo para atendimento à RN 277. “Esse progresso das singulares, de toda a estrutura do Sistema Unimed, gera um reconhecimento não só do cooperativismo de saúde, mas do sistema cooperativo brasileiro como um todo e do seu valor para o bom desenvolvimento do país.”

Já a coordenadora do Núcleo de Planejamento e Gestão da Unimed João Pessoa, Katariny Soares, falou como foi a experiência de participar do programa: “O elo entre a consultoria e o curso EAD da Faculdade Unimed foi de fundamental importância no processo e deu muito certo na Unimed João Pessoa. O apoio técnico, a neutralidade no acompanhamento e prestação de contas, a avaliação de prioridades e a experiência foram pontos de relevância que a consultoria nos trouxe.”

Novo ciclo do Qualifica

Na ocasião, foi apresentado o terceiro ciclo do programa Qualifica Unimed, que visa à capacitação de 45 Unimeds na nova RN 452. Além da capacitação da cooperativa, proporcionará um curso de pós-graduação a 450 colaboradores participantes.

Saiba mais sobre essa fase, critérios para participação e como se inscrever clicando aqui.