Faculdade Unimed realiza último webinar do ano sobre a RN 452

Publicada 18/12/2020

A Resolução Normativa - RN 452, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi o tema do último webinar do ano da Faculdade Unimed, no dia 16 de dezembro. A instrutora da DNV, Raquel Hatem, o consultor e professor da instituição de ensino, David Maia, e a gerente de Processos e Qualidade da Central Nacional Unimed (CNU), Vanessa Cruz, debateram sobre os impactos e aplicações da norma.

Raquel Hatem trouxe os principais pontos e diferenças em relação à RN 277, que tratava sobre o Programa de Acreditação de Operadoras de Plano de Saúde até ser substituída pela RN 452, a partir de março deste ano. Entre os novos incentivos regulatórios que estão em destaque, ela comentou sobre a redução da exigência mensal da margem de solvência em 5% do exercício corrente para operadoras acreditadas na RN 452, em qualquer nível, até dezembro de 2022. “Esse dinheiro fica parado para garantir que o beneficiário não vai ser desassistido, caso a operadora tenha problema. Se eu consigo reduzir 5% de dinheiro parado, eu tenho 5% a mais para investir”, completou.

Para David Maia, que conduz projetos de assessoria na Faculdade Unimed sobre o tema, a normativa é uma oportunidade para a operadora fazer um overview dos seus processos. “A única coisa que não está na norma é a questão comercial. O resto, em termos de processos internos, de rede assistencial, de práticas de gestão de saúde e até relacionamento com beneficiário, pós entrada na operadora, estão bem amarrados. Muito mais que um certificado é uma opção de processo de trabalho”, ressaltou.

Já Vanessa Cruz contou como a CNU tem trabalhado esses temas internamente: “A estrutura de gestão da qualidade parte do alinhamento com a identidade corporativa e com a estratégia da operadora. Na CNU, tratamos as dimensões com alto nível de criticidade. Estamos há uma longa data trabalhando esses requisitos por meio de treinamentos e intensificando o envolvimento dos colaboradores para que entendam seu papel dentro da sua área de atuação.”

O encontro virtual na íntegra pode ser conferido no canal da Faculdade Unimed no YouTube. Além disso, a instituição de ensino conta com cursos de curta duração e assessorias de gestão com foco na RN 452. Confira!




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST