Formatura marca encerramento da primeira turma do curso de APS

Publicada 19/02/2021

A formatura da primeira turma do curso de Atenção Primária à Saúde (APS) – alunos concluintes até 31 de dezembro de 2020 - foi marcada com uma solenidade simbólica.

O evento on-line reuniu, no dia 9 de fevereiro, cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores e representantes das instituições parceiras, como Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil, Rodolfo Maritano, superintendente executivo da Unimed do Brasil, Lúcia Manoel de Macedo, gerente de Gestão de Saúde da Unimed do Brasil, Renato Nobile, superintendente executivo do Sescoop Nacional, e Ary Célio de Oliveira, diretor acadêmico da Faculdade Unimed.

Alunos concluintes da primeira turma do curso de APS participam de evento on-line

A iniciativa da Unimed do Brasil, Sescoop Nacional e Faculdade Unimed tem como objetivo contribuir com a implantação de um modelo assistencial integrado para o Sistema Unimed, com foco no paciente e na continuidade do cuidado, além da melhoria da formação, distribuição e produtividade de recursos humanos em saúde.

“Como a instituição de ensino superior do Sistema Unimed, buscamos desenvolver soluções voltadas para a capacitação profissional contínua dos cooperados e colaboradores e que fortaleçam ainda mais a nossa marca junto aos nossos públicos, em especial, os beneficiários. Essa formação em APS é um dos resultados desse trabalho”, explica Ary Célio de Oliveira.

Orestes Pullin falou da satisfação de participar da solenidade de conclusão do curso: “Conseguimos finalizar a primeira turma com um número bastante expressivo, tanto de participantes quanto de cooperativas. Sejam disseminadores de um novo modelo assistencial para todo o Brasil e para todo o Sistema Unimed.”

“Temos percebido a dedicação dos dirigentes do Sistema Unimed nesse processo de mudança do modelo assistencial. Estamos juntos nessa busca pela sustentabilidade, agregando valor à gestão das cooperativas e dos negócios com essas capacitações”, destacou Renato Nobile.

A turma contou com 244 formandos, entre médicos cooperados, enfermeiros e gestores de APS ligados a 70 cooperativas do Sistema Unimed. Entre eles estava Marina Rosa, que é enfermeira no setor de Atenção Integral à Saúde da Unimed Alta Mogiana. Para ela, a grade curricular e a maneira dinâmica como os módulos foram ministrados facilitaram a aprendizagem, possibilitaram discussões em grupo dos temas apresentados e a prática na realidade do serviço.

“Já possuía um conhecimento prévio sobre o assunto, porém baseado nas diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde. Agora, aprendi sobre a atenção primária à saúde em uma operadora. Acredito que, hoje, estou capacitada para dar andamento tanto na assistência que é prestada aos nossos beneficiários quanto na operacionalização e gestão”, completa.

Até o final deste ano, a previsão é promover novas formaturas para as turmas que finalizarem as aulas. A expectativa é que o próximo evento aconteça ainda no primeiro quadrimestre de 2021.

Inscreva-se

Ofertado na modalidade de ensino a distância, apenas para profissionais do Sistema Unimed, o curso é composto por 10 módulos e tem duração de 12 meses. Ainda é possível se matricular. Para isso, acesse www.faculdadeunimed.edu.br/aps e conheça os critérios para inscrição.