FU auxilia Singulares e Recursos Próprios a identificarem o melhor tratamento ao paciente

Publicada 29/03/2018

Uso explícito e judicioso da “melhor evidência disponível” auxilia a tomada de decisões clínicas

​Imagine esta situação: o médico solicitou procedimento cirúrgico denominado cirurgia bariátrica. A operadora de plano de saúde autorizou o procedimento por acesso cirúrgico laparotômico (cirurgia aberta). Entretanto, o médico assistente requereu a cirurgia por acesso laparoscópico (cirurgia fechada) e, diante da não-autorização da operadora privada, culminou no ajuizamento da demanda contra a operadora de plano de saúde. A cirurgia é então realizada por videolaparoscopia, de acordo com decisão judicial. E o magistrado entende que deve ser imputada à operadora privada todos os custos do tratamento que o paciente necessita, por meio dos métodos mais modernos, com base no pedido médico.

 

Soou familiar?

 

O Sistema Unimed enfrenta diariamente diversas situações semelhantes: é a  judicialização da saúde suplementar. Em muitos casos, o judiciário não chega a ser envolvido, mas persiste a dúvida sobre qual o melhor procedimento a ser adotado ou o melhor equipamento a ser adquirido, especialmente em meio às inovações tecnológicas na área da saúde e considerando o custo-benefício. Nessas situações, a medicina baseada em evidências pode oferecer respaldo para a tomada de decisões. 

 

Para auxiliar Singulares e Recursos Próprios do Sistema em questões como essas, a Faculdade Unimed disponibiliza a assessoria em Avaliações Tecnológicas e Direito à Saúde Baseada em Evidências. Conforme explica o Dr. Álvaro Nagib Atallah, assessor da Faculdade, “a medicina baseada em evidências é um processo de prática da medicina no qual, a partir de uma pergunta estruturada, realiza-se a busca da melhor evidência científica na literatura e adapta-se a informação encontrada de acordo com o paciente, com o contexto e com a experiência do médico”.

 

O especialista destaca que existem casos em que os investimentos em procedimentos mais modernos não apresentam diferenças técnicas, mas possuem uma gigantesca diferença financeira. “A medicina avança, mas está cada vez mais difícil para as pessoas, as empresas e os governos pagarem por esse progresso. A verdade é que o conhecimento pode gerar um olhar mais crítico e, no campo da saúde, ele é extraído da avaliação das tecnologias em saúde, que se pauta na medicina baseada em evidências”, completa Atallah.

 

A Faculdade Unimed conhece profundamente o Sistema Unimed e a experiência comprovada de sua equipe de assessores permite que sejam propostas soluções adequadas a cada demanda. “A cooperativa Unimed assessorada tem a liberdade de propor que a equipe de assessores faça apresentações para juízes e promotores da cidade: é o que chamamos de racionalizar a judicialização”, acrescenta Atallah.

 

Quer saber mais sobre a assessoria em Avaliações Tecnológicas e Direito à Saúde Baseada em Evidências, da Faculdade Unimed?

Ligue para (31) 2121-2955/2989/2991 ou envie um e-mail para [email protected]




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST