Médicos intensivistas da Unimed Cuiabá são capacitados em ultrassonografia na emergência

Publicada 28/01/2021

Com objetivo de capacitar os médicos cooperados intensivistas no manuseio, orientação de punções de acesso venoso central e avaliação de casos mais urgentes, com base nos protocolos de urgência vigentes, a Unimed Cuiabá, por meio do Comitê Educativo e em parceria com a Faculdade Unimed, realizou o curso Ultrassom Beira Leito (USBL). A capacitação ocorreu nos dias 23 e 24 de janeiro, no auditório do Hospital Santa Helena, em Cuiabá (MT).

Um dos diferenciais desse treinamento é que, além da parte teórica, os alunos têm a possibilidade de vivenciar uma situação de atendimento com uma pessoa e simular os procedimentos técnicos aprendidos usando os mesmos equipamentos disponíveis em seu ambiente de trabalho. As aulas são ministradas por profissionais especialistas e com experiência no assunto e para grupo menores, facilitando o repasse das informações e a prática das habilidades abordadas no curso, que é exclusivo para contratação in company junto à instituição de ensino superior do Sistema Unimed.

Na Unimed Cuiabá, o médico cirurgião dr. Rafael Leme Curado abordou princípios básicos do USBL pulmonar, cardíaco, abdominal (FAST) e vascular. “Conseguimos com êxito repassar as informações, e deixamos à Unimed Cuiabá um grupo capacitado e apto para a utilização da USBL. O curso teve como foco treiná-los na ultrassonografia à beira do leito para uma melhor avaliação, diagnóstico e conduta dos pacientes críticos. Foram apresentadas informações de diferenciação dos quadros de choque e insuficiência respiratória, abordagem otimizada do paciente vítima de trauma e a punção de acesso venoso central”, destacou.

Para garantir as medidas de segurança, a iniciativa foi restrita a 20 médicos plantonistas da UTI e Semi UTI da cooperativa, que foram divididos em duas turmas com 10 integrantes. De acordo com dr. Edson César Mantovani Júnior, um dos participantes, “o curso foi muito proveitoso e rico, acrescenta muito ao médico à beira do leito da UTI, pois promove mais segurança ao paciente e precisão no diagnóstico.”

Durante a abertura da primeira turma, a diretora administrativo-financeiro, dra. Suzana Palma, reafirmou o compromisso da Unimed Cuiabá com a capacitação contínua dos médicos cooperados. “A cooperativa têm promovido diversos cursos e capacitações voltadas para a educação permanente dos médicos cooperados. Essa é a essência do nosso trabalho para um atendimento mais qualificado e completo de nossos beneficiários”, sintetizou.

“Apesar da complexidade do tema, buscamos sintetizar em 10 horas de curso assuntos primordiais no atendimento de urgência, focados nas punções de acesso venoso central e avaliação dos casos, de acordo protocolos de urgência vigentes”, completou o médico membro do Comitê Educativo da singular, dr. Humberto Celestino.

Conheça as soluções práticas da Faculdade Unimed. Envie um e-mail para [email protected] 


Com informações da Comunicação Unimed Cuiabá




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST