Nova edição da Revista Científica da FU apresenta trabalhos relacionados à COVID-19

Publicada 23/07/2020

Iniciando seu segundo ano, a Revista Científica da Faculdade Unimed continua com seu objetivo de promover a prática investigativa e o livre acesso à pesquisa científica. E, diante do contexto atual da pandemia causada pela COVID-19, a quarta edição do periódico apresenta dois trabalhos relacionados ao tema. 

Um deles buscou verificar as medidas tomadas pelo setor privado no combate ao coronavírus, em especial, pelas operadoras de saúde. Segundo Eduardo Pompeu, advogado, mestre em Sustentabilidade, professor da Faculdade Unimed e um dos autores do artigo, durante o processo de desenvolvimento, realizado em parceria com a especialista em Direito Público, Bruna Luiza de Oliveira, foi possível notar os impactos gerais causados pela pandemia do coronavírus nos serviços de saúde e acompanhar a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em relação às alterações no rol de coberturas obrigatórias dos planos. 

“Esse tipo de produção, principalmente, por tratar de um tema pouco estudado, é extremamente importante para a evolução e propagação do conhecimento, bem como para a contribuição com a sociedade acadêmica no que tange aos questionamentos estruturados com a possível elaboração de teorias”, acredita.   

O outro artigo abordou como assegurar a saúde dos trabalhadores durante o trabalho remoto, adotado por causa da necessidade do isolamento social, e a dificuldade de fiscalização dessa atividade. “Embora a produção científica possa em um primeiro momento parecer distante da realidade, a discussão acadêmica é um grande meio de suscitar novos olhares sobre a sociedade e, de fato, gerar impacto sobre ela. Espero que os questionamentos propostos contribuam para um olhar mais crítico das pessoas sobre o momento atual”, destaca Maria Luíza Andrade, advogada e pós-graduanda em Educação Jurídica. Ela assina o artigo junto com a doutora e mestre em Direito do Trabalho, Ariete Pontes de Oliveira. 

A edição também traz temas como o crescimento das insurtechs e healthtechs, a integração do desenvolvimento sustentável como gestão estratégica organizacional e os problemas estruturais sobre acolhimento e classificação de risco, identificados a partir de relatos do profissional de enfermagem. Acesse o arquivo completo, gratuitamente, clicando aqui

Participe da próxima edição

Os interessados em publicar na próxima edição da Revista Científica Faculdade Unimed podem enviar seus trabalhos de 27 de julho a 14 de agosto. Todo o processo é gratuito. A publicação é quadrimestral e segue todos os parâmetros acadêmicos de um periódico científico. A seleção dos artigos é feita por um corpo de pareceristas, composto por professores e pesquisadores dos campos do conhecimento relacionados às áreas de Educação Superior, Saúde, Gestão e Cooperativismo.

Para mais informações sobre o procedimento para a submissão, acesse aqui.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST