Núcleo de Pesquisa e Extensão encerra o ano com bons resultados

Publicada 17/12/2019

As atividades de 2019 do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Faculdade Unimed foram encerradas com bons resultados, reforçando o propósito da instituição de proporcionar a transformação social pela aprendizagem e fazer a diferença para a comunidade.

Por meio da parceria firmada com a Associação Ser Parte, os alunos do curso de Gestão de Cooperativas Bruno de Oliveira dos Santos, Lucas Pereira da Cunha e Matheus Dimas Fernandes Silva desenvolveram o projeto de extensão Terceiro Setor - Legislação e Colaboração. A entidade, que atende crianças, jovens, adultos e idosos moradores dos municípios de Contagem e Belo Horizonte, foi escolhida para receber uma parte do mobiliário da Faculdade Unimed – 114 cadeiras para sala de aula, além de três nobreaks – que foi substituída por novos itens durante a mudança para sua nova sede.

Os estudantes envolvidos no projeto tiveram que conhecer como é o funcionamento de uma entidade assistencial e a legislação que a regula para criar um planejamento de ações para a doação, que foi executado ao longo do segundo semestre deste ano. Eles fizeram um inventário detalhado dos objetos, acompanharam a entrega e visitaram a entidade para constatar a utilidade dos bens doados. Na ocasião, também ministraram uma palestra sobre cooperativismo para os adolescentes atendidos pela Ser Parte, contribuindo para a disseminação da cultura cooperativista.

“Essa doação fortalece o trabalho da Ser Parte, melhorando a qualidade do atendimento e tornando nosso espaço mais aconchegante para uso. A palestra também foi muito importante, porque a fala dos alunos da Faculdade Unimed serviu de exemplo de trajetória e escolhas de vida para os adolescentes, que estão no Ensino Médio, começando a pensar no vestibular e na carreira”, pontua Leandra Rezende, coordenadora pedagógica da Ser Parte. A associação atua nas frentes educação, desenvolvimento social e geração de trabalho e renda.

Outra parceria em andamento é com a Redesol MG – Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais. Além de oferecer aos catadores duas bolsas de estudos integrais no curso de Gestão de Cooperativas, colaborando com a profissionalização do trabalho já realizado, a Faculdade Unimed, via Nupex, está em negociação com a diretoria da rede com o objetivo de estruturar um projeto de estágio para que os alunos da instituição de ensino possam praticar a teoria aprendida em sala de aula, principalmente sob o ponto de vista da gestão.

Liderança transformadora
O projeto de extensão Liderança Transformadora também gerou aprendizados para as alunas participantes: Arianne Ferreira, Roberta Nunes, Karla dos Santos e Roberta Mayrink. “Foi possível ver o resultado para cada integrante do grupo, que pode desenvolver competências como integração social, falar em público e habilidades de gerenciamento de projetos. O impacto positivo e estimulante no público também foi visível”, comenta Marina Moreira de Souza, que acompanhou o trabalho como representante do Nupex.

A partir das pesquisas sobre liderança, autoconhecimento e perfil profissional e comportamental, elas realizaram mentorias sobre o uso do LinkedIn para alunos da Faculdade Unimed e uma palestra sobre como ser um jovem líder de impacto social para participantes do Projeto Rondon Minas. Além disso, desenvolveram uma oficina sobre os desafios que envolvem a gestão de equipes e a liderança dentro do mundo corporativo, que foi ministrada em sala de aula e durante a Semana da Gestão para turmas da graduação da FU.

Monitoria
Dentro do Programa de Monitoria, os estudantes do 2º e 4º período do curso de Gestão Hospitalar tiveram aulas extras das disciplinas Estatística, Bioestatística e Epidemiologia a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O conteúdo foi ministrado pelo aluno Vanderlei de Cássio Rita, do 4º período, com acompanhamento dos professores Gil Rodrigues e Simone Dias Cardoso.

“Acompanhando os trabalhos de monitoria, foi possível evidenciar a evolução dos alunos no tocante aos resultados escolares, bem como o despertar do interesse pela docência. Vale destacar o papel dos professores enquanto catalisadores da motivação dos estudantes na superação dos desafios, tanto por parte daqueles que receberam a monitoria, quanto pelos monitores”, ressalta o coordenador técnico do curso, Marcelo Nascimento.