Núcleo de Pesquisa e Extensão encerra o ano com bons resultados

Publicada 17/12/2019

As atividades de 2019 do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Faculdade Unimed foram encerradas com bons resultados, reforçando o propósito da instituição de proporcionar a transformação social pela aprendizagem e fazer a diferença para a comunidade.

Por meio da parceria firmada com a Associação Ser Parte, os alunos do curso de Gestão de Cooperativas Bruno de Oliveira dos Santos, Lucas Pereira da Cunha e Matheus Dimas Fernandes Silva desenvolveram o projeto de extensão Terceiro Setor - Legislação e Colaboração. A entidade, que atende crianças, jovens, adultos e idosos moradores dos municípios de Contagem e Belo Horizonte, foi escolhida para receber uma parte do mobiliário da Faculdade Unimed – 114 cadeiras para sala de aula, além de três nobreaks – que foi substituída por novos itens durante a mudança para sua nova sede.

Os estudantes envolvidos no projeto tiveram que conhecer como é o funcionamento de uma entidade assistencial e a legislação que a regula para criar um planejamento de ações para a doação, que foi executado ao longo do segundo semestre deste ano. Eles fizeram um inventário detalhado dos objetos, acompanharam a entrega e visitaram a entidade para constatar a utilidade dos bens doados. Na ocasião, também ministraram uma palestra sobre cooperativismo para os adolescentes atendidos pela Ser Parte, contribuindo para a disseminação da cultura cooperativista.

“Essa doação fortalece o trabalho da Ser Parte, melhorando a qualidade do atendimento e tornando nosso espaço mais aconchegante para uso. A palestra também foi muito importante, porque a fala dos alunos da Faculdade Unimed serviu de exemplo de trajetória e escolhas de vida para os adolescentes, que estão no Ensino Médio, começando a pensar no vestibular e na carreira”, pontua Leandra Rezende, coordenadora pedagógica da Ser Parte. A associação atua nas frentes educação, desenvolvimento social e geração de trabalho e renda.

Outra parceria em andamento é com a Redesol MG – Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais. Além de oferecer aos catadores duas bolsas de estudos integrais no curso de Gestão de Cooperativas, colaborando com a profissionalização do trabalho já realizado, a Faculdade Unimed, via Nupex, está em negociação com a diretoria da rede com o objetivo de estruturar um projeto de estágio para que os alunos da instituição de ensino possam praticar a teoria aprendida em sala de aula, principalmente sob o ponto de vista da gestão.

Liderança transformadora
O projeto de extensão Liderança Transformadora também gerou aprendizados para as alunas participantes: Arianne Ferreira, Roberta Nunes, Karla dos Santos e Roberta Mayrink. “Foi possível ver o resultado para cada integrante do grupo, que pode desenvolver competências como integração social, falar em público e habilidades de gerenciamento de projetos. O impacto positivo e estimulante no público também foi visível”, comenta Marina Moreira de Souza, que acompanhou o trabalho como representante do Nupex.

A partir das pesquisas sobre liderança, autoconhecimento e perfil profissional e comportamental, elas realizaram mentorias sobre o uso do LinkedIn para alunos da Faculdade Unimed e uma palestra sobre como ser um jovem líder de impacto social para participantes do Projeto Rondon Minas. Além disso, desenvolveram uma oficina sobre os desafios que envolvem a gestão de equipes e a liderança dentro do mundo corporativo, que foi ministrada em sala de aula e durante a Semana da Gestão para turmas da graduação da FU.

Monitoria
Dentro do Programa de Monitoria, os estudantes do 2º e 4º período do curso de Gestão Hospitalar tiveram aulas extras das disciplinas Estatística, Bioestatística e Epidemiologia a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O conteúdo foi ministrado pelo aluno Vanderlei de Cássio Rita, do 4º período, com acompanhamento dos professores Gil Rodrigues e Simone Dias Cardoso.

“Acompanhando os trabalhos de monitoria, foi possível evidenciar a evolução dos alunos no tocante aos resultados escolares, bem como o despertar do interesse pela docência. Vale destacar o papel dos professores enquanto catalisadores da motivação dos estudantes na superação dos desafios, tanto por parte daqueles que receberam a monitoria, quanto pelos monitores”, ressalta o coordenador técnico do curso, Marcelo Nascimento.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana passada

Prorrogado prazo para envio de trabalhos para Revista Científica

LER POST
Semana passada

Faculdade Unimed ministra curso de perícia médica para profissionais dos Correios

LER POST
Semana passada

Curso sobre conceito bobath é novidade no portfólio da Faculdade Unimed

LER POST