- Home
- Notícias
- Assessoria de Gestão
- Planejamento estratégico eficiente aumenta capacidade gerencial para a tomada de decisões
Assessoria da Faculdade Unimed auxilia cooperativas a definirem ações estratégicas e estabelecer indicadores para avaliação dos resultados.
A palavra “estratégia” vem do grego ‘estratêgos’ (general) e significou em toda a Antiguidade - e até provavelmente o século XVIII – ‘arte do general’. Antigamente, muito empregada no campo militar, estratégia era definida como arte do uso das batalhas como um meio de se chegar ao objeto da guerra. Era constantemente associada à arte de liderar uma tropa, de comandar.
O termo é hoje muito usado no campo empresarial. O Instituto de Pesquisa da Universidade de Stanford define estratégia como “a forma pela qual a empresa, reagindo ao seu meio-ambiente, dispõe de seus principais recursos e concentra seu principal esforço na perseguição do seu propósito”.
Já, planejar, diz respeito a conhecer e entender o contexto. De acordo com o professor e escritor Idalberto Chiavenato, planejar é saber o que se quer e como atingir os objetivos; é saber como se prevenir; é calcular os riscos e saber como minimizá-los; é preparar-se taticamente. Planejar não é apenas vislumbrar o futuro, mas é também uma forma de assegurar a continuidade dos negócios.
“Falar em Planejamento Estratégico nos negócios significa planejar ações que contribuirão para o atingimento dos objetivos da empresa. É um mecanismo de fortalecimento de gestão”, explica o consultor da Faculdade Unimed, Edmilson Ambrósio.
O profissional destaca que o Planejamento Estratégico permite aos gestores das cooperativas Unimeds saberem onde a organização está, quais são os seus recursos e aonde desejam chegar. “No trabalho desenvolvido nas cooperativas identificamos recursos potenciais; reconhecemos fraquezas; definimos em conjunto com os gestores os objetivos estratégicos, as metas e as ações; delimitamos prazos e responsabilidades para a execução das ações; e estabelecemos indicadores para avaliação dos resultados”, esclarece o consultor.
Segundo Ambrósio, são muitos os benefícios que o Planejamento Estratégico pode proporcionar: agilidade nas decisões, melhoria da comunicação, aumento da capacidade dos gestores na tomada de decisões, promoção da consciência coletiva, visão de conjunto, maior delegação de atividades, direção única para todos e maior efetividade da alocação de tempo e dos recursos para a identificação de oportunidades.
Somente ideias no papel não surtirão efeito
A simples elaboração de um plano estratégico não trará benefício algum para a organização. O consultor da Faculdade, Edmilson Ambrósio, alerta que “para alcançar o efeito desejado, o Planejamento Estratégico necessita do apoio e comprometimento de todo o corpo funcional da cooperativa por ocasião da implementação das diversas ações estratégicas dele decorrentes”, finaliza Ambrósio
Diferenciais
A Faculdade Unimed conhece profundamente o Sistema e a experiência comprovada de sua equipe de consultores permite que sejam propostas soluções adequadas a cada demanda. As assessorias são customizadas, com cronograma, orçamento, atividades, recursos e metas específicas.
Quer mais informações sobre a assessoria de Planejamento Estratégico da Faculdade Unimed?
Ligue para (31)2121-2991 ou envie um e-mail para [email protected].
CATEGORIAS
- Saúde
- Cases de Sucesso
- Institucional
- Graduação
- Eventos
- Assessoria de Gestão
- Educação a distância
- Pós-graduação
- Curta duração
- Extensão
- Gestão
Fale com a Faculdade Unimed
Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para:
0800 702 1301