- Home
- Notícias
- Educação a distância
- Curso Cuidadores de Idosos registra mais de doze mil matrículas no mês do lançamento
Desenvolvido na modalidade a distância, inscrições podem ser feitas no site cuidadoresdeidosos.faculdadeunimed.edu.br
A Faculdade Unimed já registrou mais de doze mil matrículas no curso “Fundamento do Cuidado com o Idoso Frágil: Programa Cuidador de Idoso”, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Belo Horizonte/MG e com Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. O sucesso da procura deve-se ao fato de que cada vez mais pessoas estão buscando atuar na área de atendimento ao idoso, devido ao aumento da expectativa de vida. Soma-se a isso a estatística atual de que quase 12% dos brasileiros se encaixam nessa faixa etária, segundo o IBGE. A estimativa é que o número de cuidadores aumente ainda mais.
Além da capacitação, cuidar do idoso exige oferecer carinho e atenção. A artesã Maria de Fátima Bispo, por exemplo, se matriculou no curso para cuidar da mãe, de 93 anos. “Queria aprender como pegar no corpo dela sem machucar, já que a pele é muito sensível, e como cuidar corretamente, administrando alimentação e remédios, de forma que ela não passe mal”, comenta.
O curso é gratuito e na modalidade ensino a distância. São 60 horas de videoaulas que alternam conteúdos teóricos com orientações práticas gravadas em instituições da capital mineira que atendem idosos.
Para a enfermeira e professora do curso, Raquel Souza Azevedo, o aprendizado correto faz muita diferença. “Há muitos riscos no cuidado dos idosos. Têm pacientes que pioram o estado clínico, caso não sejam atendidos corretamente. Alguns voltam ao hospital porque foram alimentados deitados e aspiraram comida, gerando quadros de pneumonia, por exemplo. O cuidador também deve saber que o idoso precisa mudar de posição, senão abrirão feridas na pele. Portanto, o conhecimento é fundamental para o bom cuidador e para a saúde do paciente”.
O curso da Faculdade Unimed tem foco social e humanístico, direcionado a pessoas que desejam se preparar para cuidar dos idosos do seu convívio. “A função de cuidador geralmente é assumida por uma única pessoa do núcleo familiar, que se torna referência ou cuidador principal por maior disponibilidade, instinto, vontade ou capacidade. E, no Brasil, a principal forma de suporte ao idoso continua sendo informal, feita pelos familiares que tiveram que assumir o cuidado de forma inesperada, sem qualquer preparação prévia”, explica o presidente da Faculdade Unimed, João Batista Caetano.
“É nessa situação que entra o Cuidador de Idoso, um profissional treinado para garantir o bem-estar e a qualidade de vida, e que pode trabalhar em domicílios, clínicas e instituições de longa permanência”, completa o executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Faculdade Unimed, Ary Célio de Oliveira.
O curso continua com matrículas abertas. Para se inscrever e concluir a matrícula, o interessado deve acessar o site www.cuidadoresdeidosos.faculdadeunimed.edu.br
CATEGORIAS
- Saúde
- Cases de Sucesso
- Institucional
- Graduação
- Eventos
- Assessoria de Gestão
- Educação a distância
- Pós-graduação
- Curta duração
- Extensão
- Gestão
Fale com a Faculdade Unimed
Acesse nossa página de atendimento
clicando aqui ou ligue para:
0800 702 1301