Programa educacional tem aprovação da OMS

Publicada 20/03/2024

O diretor acadêmico da Faculdade Unimed, professor Fábio Leite Gastal, esteve em Portugal entre 4 e 7 de março de 2024. Dentre as novidades que ele trouxe das suas reuniões e visitas às instituições de ensino e entidades de saúde europeias, foi a aprovação de um programa educacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para apoiar a saúde da população da Romênia.

O conteúdo desenvolvido pelas instituições brasileiras (Organização Nacional de Acreditação - ONA e Faculdade Unimed), sobre Licenciamento e Avaliação Externa dos Serviços de Saúde, agora faz parte do projeto da OMS para implementar o "Desenvolvimento de Capacidades para a Gestão de Serviços de Saúde na Romênia". O projeto também é apoiado pela Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa, em Portugal, a IESE Business School e a Universidade de Milão.

Avaliação externa na tomada de decisão, resultados positivos da avaliação externa, conceitos de avaliação externa, sistema brasileiro de acreditação, história e atuação da vigilância sanitária, conceitos e definições, licenciamento, segurança do paciente, cultura para notificação e análise de incidentes e o processo para gestão de riscos, são alguns temas do projeto. “Estamos muito orgulhosos com essa atuação da nossa faculdade na educação do setor de saúde internacional”, destaca Gastal.