• Institucional
  • Governo de Minas divulga terceira onda do projeto OtimizaSUS e parceria QualificaSUS capacita hospitais contemplados
Publicada 15/03/2024

No último dia 21 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou informações sobre a terceira onda do projeto OtimizaSUS, com a publicação da Resolução SES/MG nº 9.343.

Nessa nova fase da iniciativa, cujo objetivo é ampliar o acesso da população à saúde de qualidade, mais de 50 hospitais públicos, filantrópicos e universitários mineiros serão contemplados com recursos para a implementação da metodologia Diagnosis Related Groups (DRG) e do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), ferramentas que trazem mais eficiência, economia e acessibilidade à assistência.

Apoiar as instituições hospitalares nesse processo é o propósito da parceria QualificaSUS, que resulta da união entre oito empresas de referência na área da saúde, com ampla experiência na aplicação do DRG: Grupo IAG Saúde/DRG Brasil, Faculdade Unimed, Faculdade Ciências Médicas, ONA, SBAIS, Planisa, Central dos Hospitais de Minas Gerais e Unimed Federação Minas.

No âmbito da parceria, a Faculdade Unimed é responsável pela gestão acadêmica da oferta de consultorias e cursos de especialização, curta e média duração, desenvolvidos coletivamente para capacitação dos hospitais.

Disponíveis nos formatos presencial, híbrido e EAD, as formações abrangem temas como: codificação DRG, com certificação de proficiência para alunos avançados; gestão e governança clínica; valor em saúde; auditoria em saúde; segurança do paciente; custos hospitalares; entre outros.

Segundo o diretor-presidente da instituição de ensino, doutor Helton Freitas, o foco da QualificaSUS é agregar valor aos hospitais. “Reunimos um time forte e qualificado de empresas e pessoas com garra e vontade de fazer acontecer. Temos certeza de que o conhecimento atrelado ao esforço em conjunto trará resultados ainda melhores”, explica.

A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, com uma média de 2.700 altas/mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é um exemplo desses resultados. O hospital apostou na parceria QualificaSUS para capacitação de mais de 60 colaboradores com recursos do OtimizaSUS. De acordo com Isaque Costa, Gerente de Planejamento, Projetos e Orçamento e Gestor do DRG na Santa Casa, os cursos ajudaram a desenvolver a capacidade analítica da equipe.

“Os cursos da parceria QualificaSUS nos ajudaram a ampliar a visão para algumas especialidades médicas, trabalhar a questão ética dos prontuários e melhorar o trabalho com o DRG refinado. Com informações qualificadas, podemos tomar decisões estratégicas que possibilitam a utilização dos leitos hospitalares da melhor forma”, conta Isaque.

As capacitações e consultorias oferecidas pela parceria QualificaSUS podem ser realizadas por todos os hospitais contemplados pelo OtimizaSUS. A Faculdade Unimed possui um time de consultores que fornecem orientação especializada para a seleção das soluções ideais e utilização dos recursos do projeto com segurança jurídica. Conheça aqui.