Virtualização garante continuidade das aulas da graduação e da pós

Publicada 30/04/2020

Em tempos de isolamento social, a tecnologia tem sido aliada da Faculdade Unimed para seguir com o cronograma de atividades acadêmicas durante a pandemia. Desde o início de abril, as aulas estão sendo virtualizadas, conforme a Portaria nº 343/2020, do Ministério da Educação, e suas alterações pela Portaria nº 345/2020.

Para isso, a instituição utiliza um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) próprio, onde os alunos, principalmente, da graduação, têm aulas ao vivo diariamente, acessam o material de estudo e podem fazer avaliações.

Uma ferramenta de chat e comunicação é outra solução adotada para criar salas de aula colaborativas para transmissão on-line da disciplina. Com ela, os módulos de algumas turmas de pós das áreas de gestão e cooperativismo continuam sendo feitos em dois dias, às sextas e sábados, divididos entre explicação da disciplina e fórum para esclarecimento de dúvidas. Os cursos de saúde foram suspensos temporariamente devido à sobrecarga de trabalho dos profissionais da área que compõem tanto seu o corpo docente quanto discente.

Um novo jeito de ensinar e aprender

Felipe Cassiano Machado, professor de Marketing e Comunicação, tanto da graduação quanto da pós, explica como tem sido esse processo de adaptação para o corpo do docente e para os alunos. “Interessante pensar na integração da plataforma e suas várias funcionalidades: começamos com a aula expositiva com vídeos, passamos para os fóruns de discussão em que o objetivo é promover a reflexão da turma a partir do que foi discutido, disponibilizamos trabalhos complementares, formados por uma série de fontes de informações e conteúdo que amplia o protagonismo do aluno no processo de aprendizado”.

Segundo ele, esse protagonismo passa pelo entendimento dos estudantes de que a mudança de uma aula presencial para o on-line não se dá somente com a transmissão em vídeo. “Ou seja, é preciso ter disciplina de estar na frente do computador, dedicado ao conteúdo, e se permitir interagir, utilizando as ferramentas de chat ou abrindo o microfone e a câmera”, completa.

Juliana Bernardo, que ministra as aulas de Governança Corporativa, Quadro Social e Responsabilidade dos Administradores nos cursos de MBA, também fala sobre a questão da adaptação a novos modelos. “Em um tempo normal, isso que estamos vivendo demoraria alguns anos para acontecer na prática, mas acabou acontecendo de uma hora para outra. Existe um pouco de resistência das pessoas, acredito que até mental e comportamental, por estarem habituadas com um modo de agir, de pensar, de trabalhar. E mudar aquilo repentinamente talvez traga um desconforto. Só que toda evolução vem de um desconforto.”

Ela está positiva sobre as possíveis formas de lidar com esse processo: “Acho que o maior desafio é ter em mente que as intercorrências do início, nosso próprio medo, nossa própria limitação, às vezes são necessários para que a gente busque mais e insira de uma vez a tecnologia e a inovação no nosso dia a dia. E tenho certeza que isso vai nos levar muito mais longe do que podemos prever”, conclui.