Afinal, o que é a auditoria em saúde e por que essa área é promissora?

Publicada 18/08/2018

As instituições de saúde devem oferecer uma assistência de qualidade. No entanto, os custos no setor são elevados e, por isso, fazer uma gestão sustentável se torna um desafio. Por essa razão, a auditoria em saúde é indispensável.

Confira a seguir como é a atuação de um auditor em saúde, por que essa área é tão promissora e como obter capacitação!

1. O que é auditoria em saúde?
A auditoria tem o objetivo de auxiliar as instituições de saúde públicas e privadas na busca pela qualidade. Trata-se de um controle que faz revisão, planejamento, intervenção e perícia nas contas, serviços e procedimentos.

O auditor — de acordo com as normas administrativas, preceitos éticos e legais e protocolos técnico-científicos — consegue identificar os erros, evitando desperdícios e processos desnecessários.

Com isso, é possível fazer uma gestão sustentável, ou seja, que faça o uso racional de todos os recursos para oferecer um atendimento completo, seguro e de excelência.

2. Como é a atuação na área?
O auditor em saúde vai agir seguindo as normas técnicas e padrões de auditoria. Conheça algumas de suas atribuições:

  • fazer revisões de contas;
  • liberar procedimentos, guias de planos de saúde, materiais e medicamentos;
  • monitorar a qualidade;
  • estabelecer regras para o funcionamento dos serviços;
  • fiscalizar contratos;
  • avaliar indicadores em saúde.

É o profissional quem vai orientar os gestores na tomada de decisões em busca de uma administração eficiente e satisfação dos usuários.

O auditor precisa ter uma visão estratégica e analítica, ser comunicativo, saber negociar, manter sigilo e ter uma postura imparcial. Um fator fundamental é buscar atualização constante nessa área.

3. Quais são as perspectivas profissionais?
A prestação de serviços de saúde está em constante crescimento, com o aumento do número de usuários, inovações tecnológicas do setor, bem como o envelhecimento da população e a demanda maior por atendimento médico.

Porém, não é nada fácil administrar essas instituições de forma eficiente, por isso a importância da auditoria em saúde, segmento que ainda carece de profissionais especializados.

Esse cargo é geralmente preenchido por médicos, enfermeiros, biomédicos e outros profissionais da saúde. No entanto, quem já trabalha com gestão, mesmo que seja de outra área, também pode fazer auditoria.

O especialista encontra oportunidades no setor público, entidades privadas e empresas de saúde suplementar.

4. Como é possível se capacitar?
É necessário que o profissional faça uma pós-graduação lato sensu em Auditoria em Saúde. Confira algumas das disciplinas do curso:

  • gerenciamento de conflitos;
  • legislação em saúde;
  • noções de perícia;
  • gestão de tecnologia;
  • saúde baseada em evidências;
  • sinistralidade;
  • gestão de custos.

A especialização oferece informações atualizadas, princípios teóricos e situações práticas da atuação em auditoria em saúde. Permite ainda o contato com professores e outros colegas que trabalham na área, o que pode render boas oportunidades profissionais.

A auditoria em saúde é uma ferramenta fundamental para garantir o equilíbrio financeiro e a qualidade assistencial de instituições no setor público e privado. Por isso, profissionais especializados conseguem boas oportunidades nessa área. Ela também disponibiliza um certificado que pode ser pré-requisito para a aprovação em concursos públicos.

Ficou interessado nessa pós-graduação? Conheça a especialização em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed!

Conheça a especialização em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST