Biblioteca Digital Faculdade Unimed: conheça nosso acervo

Publicada 20/05/2020

O avanço da pandemia de COVID-19 alterou a rotina de milhões de pessoas em todo o globo. Devido às medidas de isolamento social necessárias para contenção da doença, passamos a fazer home office, estudar a distância e só saímos de casa para o básico. Com isso, empresas e instituições de ensino precisaram se adaptar a essa nova realidade.

A Faculdade Unimed já tinha experiência com educação a distância e, agora, passou a virtualizar também alguns cursos presenciais a fim de atender os alunos durante este período. Além disso, a instituição de ensino liberou o acesso gratuito à sua Biblioteca Digital para toda a comunidade. São mais de 1.000 títulos disponíveis nas áreas de Saúde, Gestão, Educação e Cooperativismo, entre livros, artigos, periódicos, teses e dissertações.

O que é uma biblioteca digital?

As bibliotecas digitais não são apenas uma versão on-line de uma biblioteca física, mas sim aliadas no compromisso de universalizar o acesso à cultura, arte e educação. Neste momento, seu principal objetivo é permitir o avanço de pesquisas e dar apoio aos estudantes que continuam tendo aulas durante a pandemia, além de disponibilizar obras literárias, difundindo a cultura e incentivando a leitura como parceira durante esta fase crítica que vivemos.

Conforme a Digital Library Federation (DLF), “as bibliotecas digitais são organizações que proporcionam os recursos, inclusive o pessoal especializado, para selecionar, estruturar, oferecer o acesso intelectual, interpretar, distribuir, preservar a integridade e assegurar a persistência temporal das coleções de trabalhos digitais, de maneira que estejam prontamente e economicamente disponíveis para o uso de uma comunidade definida ou um conjunto de comunidades.”

Ou seja, mais do que um compilado de materiais on-line, uma biblioteca digital deve zelar pela qualidade e confiabilidade dos itens disponíveis em seu acervo, bem como garantir sua manutenção, atualização e formas de acesso.

Quais são as funcionalidades de uma biblioteca digital?

• Acesso remoto às coleções digitais: as obras permitem o andamento de pesquisas científicas e um melhor acompanhamento de aulas a distância graças a maior riqueza de material disponível.
  • Curadoria de conteúdo on-line: bibliotecas são fontes confiáveis sobre diversos assuntos, inclusive aqueles ligados à pandemia da COVID-19, e também sobre economia, sociologia, política, psicologia e outros temas de interesse.
  • Conferências e eventos virtuais: as bibliotecas universitárias têm a vantagem de contar com o corpo docente da própria instituição para participar de eventos virtuais como conferências, palestras, webinars, aulas etc.
  • Renovação de empréstimos sem precisar sair de casa: com todo o acervo catalogado, o usuário consegue utilizar todos os recursos de forma autônoma e sistematizada, tendo o bibliotecário como referência para otimizar suas pesquisas.

Conheça a Biblioteca Digital da Faculdade Unimed

O acervo da Biblioteca Digital da Faculdade Unimed é escolhido com base nas ementas dos nossos cursos de graduação e pós-graduação. A seleção tem como objetivo garantir a qualidade e confiabilidade de todo o material, tendo obras totalmente de acordo com a lei de direitos autorais e adequadas paras as diferentes necessidades e níveis acadêmicos.

Como a produção de conhecimento não se esgota, também fazemos um trabalho contínuo de adição de novos títulos para que a comunidade tenha acesso ao que há de mais recente no desenvolvimento científico. A biblioteca é automatizada com o software PHL.

Veja, abaixo, como fazer pesquisas no nosso acervo digital:

1. Acesse https://www.faculdadeunimed.edu.br/biblioteca e clique em Consulta e Renovação.
  2. Depois, selecione o texto laranja Clique aqui e realize consulta e renovação on-line para consultar o acervo digital de livros, artigos e periódicos, bem como os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos pelos discentes da Faculdade Unimed.
  3. Você será redirecionado para o ambiente virtual da Biblioteca. No campo Buscar, escreva o nome da obra, do autor ou apenas o tema de interesse para fazer a pesquisa ao acervo.
  4. As obras disponíveis em formato digital estarão acompanhadas do termo Sítio Web e o link para download gratuito estará disponível logo abaixo do nome do autor. Para facilitar a escolha de quais obras consultar, estão disponíveis um breve resumo, o índice do livro e as palavras-chave relacionadas ao conteúdo.

O acesso gratuito e universal à Biblioteca Digital da Faculdade Unimed estará disponível por tempo indeterminado para toda a comunidade como forma de contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e intelectual, especialmente durante um período tão desafiador como o atual.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]