Como a tecnologia torna possível a Medicina Preventiva?

Publicada 23/11/2018

Surge um novo dia, e com ele mais uma tecnologia desponta. Na área da saúde não é diferente, pois os equipamentos e aplicativos oferecem cada vez mais recursos, trazendo benefícios para pacientes e médicos. 

As inovações, embora muito percebidas no tratamento de doenças antes consideradas incuráveis, também têm um papel fundamental na Medicina Preventiva. Nesse ramo, a era do papel e caneta vem sendo substituída por soluções modernas que buscam integrar informações e transformar o cidadão em protagonista do seu próprio bem-estar.

Os médicos não devem fechar os olhos para essa nova realidade. Em tempos de pesquisas no Google, cabe aos profissionais não apenas se valer das melhores ferramentas tecnológicas, mas também orientar os seus pacientes sobre como usá-las de forma segura.

Continue conosco e descubra como a tecnologia pode ser uma aliada quando o foco é a prevenção de doenças!

A importância da Medicina Preventiva
Prevenir é melhor que remediar. Esse dito popular antigo não é apenas mais uma frase dita da boca para fora. Vemos cada vez mais pacientes efetivamente preocupados com o bem-estar e buscando ações para garantir a saúde física e mental.

Nesse sentido, profissionais da Medicina Preventiva podem atuar em 4 grandes frentes de prevenção, todas de grande importância para os pacientes:

  • primária — evita que a doença se instale no organismo;
  • secundária — inclui mecanismos de diagnóstico precoce e tratamento das doenças em estágio inicial;
  • terciária — atua na diminuição do impacto negativo que a enfermidade causa;
  • quaternária —minimiza os efeitos colaterais das intervenções médicas.

A partir dessa análise, percebemos que a Medicina Preventiva tem como objetivo ajudar o paciente a manter sua qualidade de vida. No entanto, os benefícios se estendem para outros aspectos, como a diminuição de gastos com consultas e medicamentos e a redução do número de internações e procedimentos médicos de alta complexidade.

A tecnologia a favor da prevenção
A tecnologia de ponta não está mais restrita aos hospitais e grandes centros médicos. Atualmente, consultórios e pequenas clínicas também podem usar soluções inovadoras em suas rotinas de atendimento.

Conheça algumas vantagens de aplicar a tecnologia ao ramo da saúde! 

Redução de erros operacionais
Automatizar processos é um dos grandes benefícios de aplicar a tecnologia na rotina médica. Imagine que você está aguardando um laudo radiológico para poder fechar o diagnóstico de um paciente. De nada adianta fazer o exame com presteza se você não for informado quando o resultado estiver disponível.

Assim, contar com um sistema integrado, que promova a comunicação entre setores, facilita o acesso aos dados e acelera o atendimento. Além disso, as soluções tecnológicas deixam a equipe mais livre para concentrar os esforços em atividades menos burocráticas.

Agilidade no acesso ao prontuário do paciente
Acessar os registros médicos por meio de um clique. Muitos médicos já aproveitam a informatização para organizar as informações dos pacientes e ter mais controle para auxiliá-los na prevenção de doenças.

Em vez de apenas usar planilhas para reunir os dados dos pacientes, que tal optar por softwares mais completos que lançam lembretes de consultas futuras, por exemplo? Dê preferência àqueles que armazenam as informações na nuvem, principalmente se você atende em mais de um consultório e precisa acessar as fichas em diferentes locais.

Melhor interpretação dos resultados
Os equipamentos modernos e softwares de processamento de imagens potentes fornecem imagens cada vez detalhadas. Com as ferramentas certas, mesmo as menores alterações podem ser percebidas, tornando possível a descoberta de doenças ainda em seus estágios iniciais.

Facilidade para se conectar a outros especialistas
Realizar um exame em uma cidade e enviar as informações para que elas sejam interpretadas a quilômetros de distância, por que não? Atualmente, é possível contar com o apoio de especialistas em outras áreas da Medicina sem que eles precisem estar fisicamente próximos. 

Em alguns casos, a consulta remota pode acontecer em tempo real, permitindo que o médico e o paciente saibam imediatamente qual é a conduta mais adequada para aquela situação.

Aumento da integração dos dados
Na Medicina Preventiva, é preciso avaliar bem o passado e o presente do paciente para evitar problemas de saúde no futuro. Assim, ter uma visão global do indivíduo permite um acompanhamento mais minucioso e próximo, principalmente quando o assunto é doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Veja algumas informações que podem ser conectadas para auxiliar a missão do médico:

  • hábitos alimentares;
  • atividades físicas realizadas;
  • cirurgias prévias;
  • histórico familiar.
  • Ferramentas tecnológicas aplicadas à Medicina Preventiva

Para alcançar os benefícios da tecnologia na Medicina, é preciso obter as ferramentas certas. Veja algumas!

Diagnósticos portáteis
Estamos cada vez mais ligados a nossos smartphones. Por isso, é natural que eles sejam usados também como uma ferramenta auxiliar para a Medicina Preventiva. Um dispositivo que está sempre perto do paciente e que pode ser usado para monitorar, oferecer dicas e facilitar diagnósticos deve ser visto com atenção, não é mesmo?

As lojas de aplicativos oferecem diversos programas para monitoramento da saúde, tais como:

  • contadores de passos;
  • medidores de frequência cardíaca;
  • marcadores para crises de rinite alérgica;
  • calendários menstruais;
  • monitores de contrações durante o trabalho de parto.

Assim, o médico pode orientar o uso de diferentes aplicativos para que o paciente acompanhe a sua própria saúde e retorne para a próxima consulta munido de informações que auxiliarão o profissional a validar o diagnóstico ou tratamento prescrito.

Softwares de gestão
Para que o foco de um consultório ou clínica seja o atendimento aos pacientes, é preciso contar como soluções para cuidar das finanças e administrar o pessoal. Os softwares de gestão desenvolvidos especialmente para estabelecimentos médicos oferecem diversos serviços para facilitar o dia a dia do profissional, incluindo:

  • criação de prontuários eletrônicos seguros;
  • controle do estoque de materiais;
  • elaboração de métricas para avaliação dos resultados;
  • possibilidade de marcação de consultas online.

Aluguel de aparelhos
Você ou sua clínica não tem recursos financeiros para adquirir equipamentos médicos modernos? Hoje em dia, é possível alugar os aparelhos em comodato e usufruir do que há de mais novo sem precisar investir uma soma exorbitante de dinheiro.

Pronto! Agora você já sabe por que a tecnologia é uma grande parceira da Medicina Preventiva. Para ficar sempre por dentro do que há de mais inovador e evoluir na profissão, é preciso buscar o aprendizado continuamente e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.

E você, como usa a tecnologia nos seus atendimentos? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários abaixo!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST