Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

  • Home
  • Blog
  • Diversos
  • Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão
Publicada 17/11/2023

A pós-graduação é um nível de ensino cada vez mais demandado na atualidade, com diversos ganhos em termos de carreira.

Esses cursos proporcionam a aquisição de conhecimentos especializados, que aumentam a competitividade no mercado de trabalho, ampliando as possibilidades de atuação e atraindo melhores oportunidades de inserção e ascensão, tanto profissional quanto salarial.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a remuneração dos pós-graduados costuma ser de 150% a 255% maior que a dos profissionais que possuem apenas a graduação.

No entanto, para garantir uma experiência transformadora e extrair todo o potencial que a pós-graduação pode oferecer, a escolha do curso correto é indispensável. Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas que vão tornar sua decisão à prova de erros.

1. Defina seus objetivos

Antes de escolher sua pós-graduação, é importante refletir sobre seus interesses pessoais, o momento atual da sua carreira e quais são as suas expectativas profissionais para o futuro e com o curso.

Considere as temáticas que mais te interessam, as práticas que você mais domina ou gostaria de dominar, bem como o seu cargo atual e em qual posição você se vê daqui alguns anos.

Pretende alcançar cargos de liderança ou prefere se tornar especialista? Deseja atuar no ambiente acadêmico ou corporativo? Tais perguntas vão te ajudar a definir a temática e o formato da sua pós-graduação. 

2. Conheça o seu mercado de trabalho

Se você quer cursar uma pós-graduação que realmente faça a diferença na sua carreira, é importante levar em conta, na hora da escolha do curso, as principais demandas e tendências do mercado de trabalho.

Por isso, é recomendável pesquisar quais são as pós-graduações mais valorizadas na sua área e como estão as oportunidades de atuação, inserção e crescimento para quem possui esse nível de ensino (incluindo a remuneração).

Você também pode acionar sua rede de contatos e conversar com outros profissionais pós-graduados para compreender sobre as suas experiências e a relação entre os cursos que escolheram e os resultados obtidos por eles.

3. Entenda as modalidades disponíveis

A estrutura dos cursos de pós-graduação não é sempre igual. Existem modalidades diferentes, que se destinam a objetivos de carreira e interesses distintos. Antes de escolher seu curso, vale a pena conhecer e compreender os propósitos de cada um desses formatos. São eles:

Pós-graduação lato sensu

Do latim, "em sentido amplo", é um tipo de pós-graduação com abordagem mais generalista e prática, voltada para a atuação no mercado corporativo. Pertencem a essa modalidade as especializações  para quem pretende trabalhar com foco em uma área específica – e os MBA – para quem quer se capacitar para cargos de gestão.

Pós-graduação stricto sensu

Do latim, "em sentido estrito”, são programas ligados à área acadêmica e à produção de conhecimento científico. Nessa modalidade, encontram-se os mestrados, doutorados e pós-doutorados, que têm por finalidade formar pesquisadores e professores universitários.

4. Concilie com a sua rotina

Para que a sua pós-graduação seja bem aproveitada e concluída com sucesso, é essencial ter tempo hábil para comparecer e se dedicar às aulas e estudos complementares. Assim, o curso ideal é aquele cuja carga-horária e metodologia melhor se adaptam à sua realidade.

Normalmente, os cursos à distância são ótimos para quem tem uma rotina que exige praticidade. Se você valoriza a interação com professores e colegas, pode optar pelo modelo síncrono, com aulas ao vivo. Já se o foco for a flexibilidade, o modelo assíncrono é a melhor escolha, pois as aulas são gravadas e podem ser assistidas em qualquer horário.

Agora, se você tem mais tempo disponível, aprende melhor estando em sala de aula, quer viver uma experiência mais imersiva, aproveitando a infraestrutura física da instituição de ensino, ou escolheu um curso com muitos conteúdos práticos, vale a pena ponderar entre os formatos presencial ou o híbrido.

5. Encontre uma instituição confiável

Além do tema e do formato do curso, a faculdade em que você estuda exerce grande influência na experiência e nos resultados que você terá com a pós-graduação. A instituição certa deve ser confiável e idônea, com boa qualidade de ensino e perfil alinhado às suas expectativas e necessidades de aprendizado.

Para tomar uma decisão segura e embasada, convém pesquisar as seguintes informações:

  • A história, a visão e os valores da faculdade;
  • A infraestrutura e o suporte oferecido ao aluno;
  • A formação e a qualificação do corpo docente;
  • A metodologia de ensino e a abordagem pedagógica;
  • Depoimentos e resultados de alunos e ex-alunos;
  • O conceito junto ao Ministério da Educação (MEC).

Ademais, convém comparar a forma como a grade curricular de um mesmo curso é estruturada em diferentes instituições. Assim, você pode optar por aquela cujas disciplinas, conteúdos e enfoques te despertem maior identificação.

6. Encaixe no seu planejamento

A pós-graduação é um compromisso a longo prazo, já que os cursos duram entre seis meses e quatro anos, dependendo da modalidade escolhida. Além disso, a escolha de cursos híbridos ou presenciais pode exigir mais dedicação de tempo e implicar em gastos adicionais, como transporte e alimentação.

Assim, na hora de definir a sua pós-graduação, busque o equilíbrio entre o curso ideal, valores que se encaixam no seu planejamento financeiro e as formas de pagamento disponíveis, sem prejuízo à qualidade do ensino e aos seus objetivos profissionais.

Também é aconselhável procurar por programas de financiamento, bolsas, ofertas e descontos. Você pode encontrar oportunidades únicas de cursar a pós-graduação dos sonhos a preços especiais.

Conclusão

Agora que você já sabe os segredos para não errar na escolha da pós-graduação, esperamos que se sinta mais confiante para dar esse passo tão importante na sua jornada profissional.

Sabemos que pode ser uma decisão desafiadora, mas estar munido das informações corretas certamente vai tornar sua escolha mais assertiva e descomplicada. Boa sorte!




ÚLTIMOS POSTS

04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST
26/05/2023

Lean Healthcare: o que é e como aplicar esse método para otimizar o fluxo hospitalar

LER POST