Entenda por que fazer mais de uma especialização médica

Publicada 21/08/2019

Buscar o aprendizado constante é essencial em qualquer campo de trabalho. Na Medicina não é diferente — e a educação continuada tem um grande papel quando o assunto é atualização profissional. Dessa forma, investir em uma nova especialização médica pode ser o que falta para dar aquele salto na carreira e conquistar ainda mais espaço no mercado.

Mais do que enriquecer o currículo, retomar os estudos fará com que você fique por dentro das novas ideias, soluções e invenções para a área da saúde. Acompanhar os avanços tecnológicos, as terapias que despontam e as mudanças no perfil da sociedade é essencial para que você se torne cada vez mais relevante para seus pacientes.

Ainda não está convencido? Investir em sua capacitação pode melhorar o seu desempenho no mercado de trabalho e, como consequência, aumentar o retorno financeiro. São muitos os motivos para continuar estudando, não é mesmo? Continue conosco e descubra por que cursar uma nova especialização é sempre uma boa ideia!


A importância de se manter atualizado


A relevância da atualização fica muito evidente quando pensamos nos avanços tecnológicos. Nos consultórios, as fichas em papel foram substituídas por softwares capazes de integrar dados. Em outros, os sistemas de marcação de consultas foram informatizados, deixando os profissionais livres para desempenhar outras tarefas menos burocráticas.

As inovações atingiram (e continuam atingindo) também as ferramentas para diagnóstico e as cirurgias. Os equipamentos para exames de imagem, assim como os programas de análise, são constantemente modernizados, ganhando maior poder de resolução e qualidade. Procedimentos que antes exigiam grandes incisões (como uma colecistectomia), hoje, são realizados por videolaparoscopia.

Fechar os olhos para o novo é o mesmo que permanecer parado no tempo. Aliás, os pacientes também estão em constante mudança. Se antes a procura por um médico só ocorria em momentos de doença, hoje cada vez mais pessoas enxergam a importância da Medicina Preventiva.

Cabe, portanto, aos profissionais se reinventarem continuamente. Isso denota que o médico está preocupado em oferecer o melhor atendimento, tornando-se cada vez mais valioso para seus pacientes. A satisfação em praticar a medicina embasado em conhecimento acadêmico de ponta e em conquistar espaço no mercado de trabalho — com maiores ganhos financeiros, por que não? — são retornos esperados e merecidos para aqueles que buscam constantemente a evolução.


Razões para considerar uma nova especialização médica


Existem diversos meios para adquirir novos conhecimentos, tais como workshops, congressos e periódicos científicos. No entanto, cabe destaque a sapiência proporcionada pela persistência nos estudos. Diversas são as razões para buscar outras especializações além daquela (ou daquelas) que você já possui. Confira algumas delas!


Enriquecer o currículo

Participar de eventos médicos, acompanhar as últimas pesquisas científicas e investir em cursos de curta duração são ótimas formas de se aprofundar nos assuntos que são de seu interesse. No entanto, essas estratégias de atualização não lhe conferem um novo título.

Ao buscar outra especialização médica, o profissional aprende novos conteúdos e habilidades por meio de um processo mediado por professores que apresentam conhecimento profundo sobre assuntos específicos. Ao final do curso, o médico se tornará efetivamente um especialista na área estudada, incorporando um novo título em seu currículo.


Melhorar os conhecimentos

Você pensa em trocar de nicho, alcançar salários maiores ou empreender, mas não sabe por onde começar? O primeiro passo é adquirir os conhecimentos necessários para atingir seus objetivos.

Você não deseja mudanças profundas no seu trabalho? Tudo bem! Buscar outras especializações fará com que você fique antenado com o que há de mais atual na Medicina, seja sob o ponto de vista de novas tecnologias, ou acurar suas habilidades técnicas e entender mais a fundo as mudanças no perfil de seus pacientes.


Atuar em um novo campo

Se a sua carreira está estagnada ou se você procura novos desafios profissionais, a solução pode estar em uma nova área de atuação. Cursar outra especialização médica, além de oferecer a você a bagagem necessária para a mudança de rumo, facilita o processo de transição graças ao contato com professores e colegas que atuam em ambientes diversos. 

Retomar os estudos, portanto, promove a ampliação do networking, possibilitando discussões ricas com outros profissionais que apresentam interesses comuns aos seus. Isso inclui trocar ideias sobre casos clínicos e problemas do dia a dia, ou mesmo manter-se bem informado sobre novas oportunidades na profissão.


Especializações médicas em alta para você


Cada vez mais percebemos que aprender Medicina não se resume a concluir a graduação. O aprendizado deve ser diário, abrangendo desde os desafios cotidianos de diagnósticos e tratamentos até a busca por novos níveis de escolaridade.

Conheça, agora, alguns cursos de pós-graduação que o tornarão especialista em determinada área e que possibilitarão seu crescimento profissional.


Atenção Integral à Saúde


As abordagens holísticas cujos focos são a prevenção de doenças e a educação em saúde nunca estiveram tão em alta. Muitos pacientes já perceberam que prevenir é melhor do que remediar quando o assunto é ter melhor qualidade de vida.

Mas engana-se quem pensa que os pacientes são os únicos beneficiados pelo acompanhamento médico contínuo. Os governos e as instituições de saúde também já constataram que a Medicina Preventiva é uma importante ferramenta para reduzir custos com exames, internações e procedimentos complexos.

Assim, com o objetivo de capacitar profissionais para atuar na atenção primária, o curso de pós-graduação em Atenção Integral à Saúde busca resgatar o conceito de médico da família, possibilitando o desenvolvimento de programas voltados para a prevenção e educação.


Cuidados Paliativos


Essa é uma especialização médica indicada para todos aqueles que desejam melhorar suas habilidades assistenciais, sendo interessante especialmente para os profissionais que lidam com doenças crônico-degenerativas e neoplásicas. O objetivo é capacitar o aluno para que ele compreenda melhor as situações de morte e sofrimento, de forma que possa oferecer o devido cuidado tanto para o paciente quanto seus familiares.

Durante o curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos, o médico aprende habilidades importantes para lidar com os sintomas físicos, psicológicos e emocionais de pacientes portadores de doenças graves e ameaçadoras, tornando-se um catalisador de ações que possibilitem a ressignificação da vida. Entre os assuntos abordados no curso, podemos destacar:

  • bioética;
  • espiritualidade e saúde;
  • comunicação de más notícias;
  • abordagem do luto;
  • cuidados paliativos oncológicos e não oncológicos;
  • sedação paliativa;
  • assistência domiciliar.

Perícia Médica


As áreas de atuação de perito médico são bastante diversificadas, o que permite ao profissional explorar diferentes habilidades. Em geral, cabe ao especialista estabelecer a relação de causa e efeito em diversas situações, incluindo a conexão entre uma doença ou trauma e a morte (causa mortis), ou um acidente de trabalho e as suas sequelas.

Estamos falando, portanto, de uma carreira intimamente ligada ao Direito (do Trabalho, Penal ou Previdenciário). Assim, o curso de pós-graduação em Perícia Médica fornece ao aluno conhecimentos técnicos e jurídicos que o capacitará como profissional para atuar nas seguintes áreas:

  • trabalhista;
  • criminal;
  • previdenciária;
  • administrativa.

Gestão de Cooperativas Aplicadas ao Sistema de Saúde


Atualmente, existem poucos profissionais da saúde que atuam também como gestores e, no País, as cooperativas de saúde se desenvolvem e se fortalecem, o que gera uma demanda por médicos que tenham profundo conhecimento em gestão e corporativismo

No curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas Aplicadas ao Sistema de Saúde, o aluno recebe treinamento em diversas áreas, tais como:

  • finanças;
  • contabilidade;
  • gestão de pessoal;
  • direito do consumidor;
  • políticas empresariais;
  • marketing;
  • administração de negócios.

E aí, está pronto para retomar seus estudos? Independentemente de qual especialização médica combina mais com o seu perfil, procure uma instituição de ensino de referência, que seja reconhecida pelo Ministério da Educação e que conte com professores renomados e com uma boa infraestrutura.

Nós podemos ajudar você! Entre em contato conosco e conheça todos os nossos cursos e possibilidades para alavancar sua carreira!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST