A necessidade de se pensar em liderança na carreira de Enfermagem

Publicada 14/08/2019

O crescente número de pessoas idosas no país, que requerem mais cuidados no dia a dia, é um fator que pode impulsionar a carreira de Enfermagem. Outros pontos que reforçam essa tendência é a demanda por profissionais na área pública, atuando no acolhimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na execução das práticas de atenção primária.

Neste post, vamos apresentar a importância de termos líderes capacitados no setor de Enfermagem e quais são os reflexos da gestão hospitalar nos resultados da instituição. Ao longo da leitura, você também verá quais são as competências necessárias para o enfermeiro líder e quais cursos podem ajudar no desenvolvimento desse profissional. Confira!
 

A carreira de Enfermagem e o mercado de trabalho


Os profissionais de Enfermagem fazem parte de um mercado em expansão. Quem atua nessa categoria tem se deparado com um cenário cada vez mais diversificado. Entretanto, para garantir a qualidade do serviço oferecido à população, as clínicas especializadas e os centros hospitalares necessitam de profissionais bem capacitados à frente de suas equipes.

Nesse cenário, aqueles que se dedicam à educação continuada e atualizam seus conhecimentos técnicos, suas competências e suas habilidades específicas se tornam figuras disputadas e com boas chances de ocupar cargos de gestão e liderança.

No entanto, para atrair e reter os melhores talentos, as instituições precisam oferecer um plano de carreira alinhado aos objetivos do candidato. O resultado disso pode ser um sólido desenvolvimento profissional na área executiva da Enfermagem.
 

O enfermeiro e as competências necessárias para a área de gestão


Não são somente as habilidades técnicas que ajudam a construir uma carreira. O perfil comportamental também conta, e muito, para uma jornada bem-sucedida. Veja, a seguir, quais características precisam ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas para que o profissional de Enfermagem ocupe cargos de gestão na área da saúde.

Liderança
Em todo e qualquer grupo social, sempre existe aquela pessoa que se destaca por cativar e influenciar os demais, assumindo o papel de líder. A liderança é definida por traços como iniciativa, proatividade, carisma, comunicação assertiva, bom relacionamento interpessoal, entre outras capacidades.

Quem atua nas posições de gestão de uma equipe não tem somente a função de delegar e supervisionar tarefas. O diferencial de um bom líder está em suas ações como agente inspirador e causador de mudanças. A boa notícia é que, apesar de algumas pessoas serem contempladas com esse talento natural, também é possível desenvolver a liderança por meio de treinamentos comportamentais.

Comunicação
A clareza e a eficiência na comunicação são habilidades essenciais para quem atua como gestor. Na carreira de Enfermagem, isso não poderia ser diferente. É a partir de diálogos objetivos que o enfermeiro líder transmite informações, aprende com outros profissionais e mantém o trabalho da equipe organizado, com orientações e ações alinhadas.

Trabalho em equipe e colaboração
O líder deve ter facilidade para trabalhar em equipe e colaborar com o grupo, para que todas as atividades sejam bem desempenhadas. Durante os processos da Enfermagem, é importante que o gestor ofereça condições para a participação de todos.

Da mesma forma, o enfermeiro líder precisa ter análise crítica e flexibilidade para gerenciar conflitos e respeitar as diferenças e individualidades de seus colegas de trabalho, bem como para reconhecer e incentivar as potencialidades de cada um.

Por fim, vale lembrar que o bom relacionamento interpessoal não se limita apenas ao convívio com a equipe, mas também com os pacientes e seus familiares — além, é claro, dos profissionais de outros setores que contribuem, direta ou indiretamente, para o trabalho da Enfermagem.

Inovação e domínio dos recursos tecnológicos
Entre tantas competências necessárias para a boa performance do líder de Enfermagem está o domínio das ferramentas tecnológicas — já que é constante o surgimento de novos recursos e equipamentos que levam à atualização dos métodos e das práticas na área da saúde.

Um conceito que caminha junto com a evolução é a inovação, outra característica importante no trabalho do enfermeiro. Inovar não significa apenas inventar, mas também repensar estratégias e conferir novas funcionalidades aos procedimentos já existentes.

Educação continuada
Todas as capacidades de um gestor dependem, portanto, de um último aspecto nessa lista de competências: a busca constante por conhecimento. Tanto para ampliar o repertório técnico quanto para aperfeiçoar habilidades específicas do perfil do enfermeiro, o profissional não pode parar de se atualizar e de se qualificar.
 

A importância da gestão em Enfermagem


A Enfermagem conta com uma equipe numerosa de profissionais da área da saúde, e suas atividades são de extrema importância em clínicas, UBSs e hospitais. Na supervisão das ações executadas nesse setor, está o enfermeiro líder, cuja atuação gerencial tem reflexos significativos nos resultados da instituição.

O atual modelo de gestão é baseado no trabalho em equipe. Para tanto, a Enfermagem precisa de líderes carismáticos, democráticos, flexíveis e com visão sistêmica. Eles devem ser capazes de trabalhar com a diversidade de ideias, perfis e posicionamentos, além de terem agilidade nas tomadas de decisão e facilidade para solucionar problemas e implementar mudanças.

Ao exercitar suas funções como líder, o enfermeiro precisa promover um ambiente que incentive o bom desempenho de todos os profissionais que trabalham em sua equipe. As habilidades atreladas à liderança são essenciais para que o gestor contribua positivamente para o cuidado com os pacientes.
 

Os cursos que todo enfermeiro precisa conhecer


Compreendeu, até agora, os porquês de se preocupar com o desenvolvimento de liderança na carreira de Enfermagem? Conheça, então, três cursos de pós-graduação que podem levar você a um patamar elevado da profissão.

MBA em Gestão de Negócios em Saúde
Muitos gestores não têm o devido preparo para lidar com os obstáculos que surgem diariamente na área clínica e hospitalar. O MBA em Gestão de Negócios em Saúde oferece uma capacitação avançada para que o profissional consiga responder à complexidade e aos desafios desse setor com visão estratégica e facilidade para propor soluções.

objetivo dessa formação é possibilitar ao aluno a aquisição de um conhecimento acadêmico aprofundado, somado às experiências práticas e ao desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.

MBA em Gestão Inovadora em Serviços de Saúde
O cenário da saúde nacional tem suas deficiências, o que requer a análise de melhorias e a implantação de sistemas inovadores. Certas transformações pelas quais a sociedade tem passado exigem mudanças na área assistencial, tais como:

  • a diminuição da fecundidade;
  • a redução nos índices de mortalidade infantil;
  • o envelhecimento populacional.


Tudo isso, entre outras questões, são fatores que alteram as demandas dos serviços médicos.

De olho nessas mudanças, o curso de MBA em Gestão Inovadora em Serviços de Saúde ajuda a construir lideranças capazes de repensar os modelos atuais e transformá-los, partindo de uma visão abrangente, com base científica e multidisciplinar. Os resultados de um gerenciamento eficaz são vistos não apenas no contexto assistencial, mas também nas atividades administrativas e financeiras da instituição.

MBA em Administração Hospitalar
Boa parte dos cursos voltados para a administração na área da saúde se limita ao enfoque teórico e estratégico — e isso também é necessário para o repertório técnico dos líderes. No entanto, também é preciso proporcionar ao aluno a vivência prática na rotina da profissão. Nesse sentido, o MBA em Administração Hospitalar deve possibilitar experiências reais para que o pós-graduando desenvolva as competências necessárias e aprimore sua visão empresarial.

Com todas as informações que você leu neste post, ficou claro que a liderança na carreira de Enfermagem é responsável por efeitos gerais nas instituições de saúde? Para oportunizar melhorias nesse cenário, é preciso que os profissionais busquem atualização contínua e se capacitem para atuar como gestores eficientes e agentes de mudanças.

Acha que esse é um tema que merece mais discussão? Então, compartilhe nosso post nas suas redes sociais e viabilize o conhecimento para todos!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST