Como produzir um artigo científico de qualidade?

Publicada há 4 dias

A publicação de um artigo científico é uma ótima oportunidade para contribuir com o estado da ciência e compartilhar os conhecimentos encontrados nos seus estudos e práticas. Na área da saúde, as pesquisas e as produções de textos são fundamentais para manter a atualização constante que o campo precisa.

Entretanto, nem todos os profissionais sabem exatamente como escrever um artigo de qualidade — principalmente os que não tiveram muita experiência com o contexto acadêmico. Mas esse não é um problema impossível de resolver. Confira nossas informações para saber sobre o assunto e ver as melhores dicas de produção.
 

O que é um artigo científico e qual é sua importância?


O artigo é um tipo de publicação científica e figura entre os principais responsáveis pelo compartilhamento de conhecimentos nas diversas áreas de estudo. O objetivo é sistematizar e disponibilizar os resultados de uma pesquisa — que pode ser teórica ou prática. Com isso, outros cientistas, profissionais e até a população leiga podem ter acesso a ela.

Por se tratar da publicação de fatos científicos, os artigos são organizados em revistas (também chamadas de periódicos) e passam pela análise de pareceristas. Eles são cientistas reconhecidos em suas áreas e fazem uma avaliação criteriosa do texto a fim de entender se as informações e a estrutura estão condizentes com o método científico e a qualidade da revista.

Como você pode ver, nem sempre é simples conseguir publicar um artigo científico. Para que ele tenha validade, é preciso cumprir os critérios de pesquisa e apresentar a metodologia e os resultados de maneira bastante clara. Só assim o autor terá seu trabalho reconhecido e validado pelos pares.

A rigorosidade nos critérios e exigências para publicação de artigos contribuem para reforçar a sua importância: eles são essenciais para a movimentação da ciência e atualização dos conhecimentos. A realização constante de pesquisas e a divulgação de seus resultados contribuem com práticas mais eficazes no cuidado à saúde, como a Medicina baseada em evidências.


Como se organizam as publicações científicas na área da saúde?


Basicamente, todo campo das ciências tem seu próprio nicho de publicações científicas, ou seja, é possível encontrar periódicos que tratem sobre Educação, Filosofia, Engenharia etc. Na saúde, existem revistas gerais, que abordam temas que interessam a diversos profissionais do campo, e há também os veículos específicos (como revistas de Enfermagem ou gestão em saúde).

Uma das principais funções do artigo científico é diminuir as fronteiras entre cientistas e profissionais do mundo inteiro. Assim, é possível acessar com facilidade as pesquisas feitas em diversos países, sendo capaz de conhecer novas técnicas e melhorar o atendimento a partir disso.

Nesse sentido, existem periódicos nacionais e internacionais publicando as produções científicas. Conheça alguns dos principais veículos no campo da saúde:

A Faculdade Unimed também possui uma Revista Científica. O periódico on-line é quadrimestral, tem acesso aberto, gratuito e conta com publicações originais nas áreas de Educação Superior, Saúde, Gestão e Cooperativismo.


Como escrever um artigo de qualidade?


Se você deseja compartilhar suas contribuições com a comunidade científica, é importante aprender a escrever um bom artigo. O primeiro passo é garantir que seus conhecimentos sejam fruto de uma pesquisa feita com metodologia rigorosa. Afinal, os periódicos avaliam isso com muito critério. A seguir, confira outras dicas para ter sucesso na escrita.

Escolher um tema pertinente
As equipes editoriais de revistas científicas estão constantemente atualizadas sobre o estado da ciência. Isso significa que dificilmente um artigo será publicado se não trouxer uma visão nova, que ofereça contribuições significativas aos cientistas e profissionais de cada campo de atuação.

Por isso, a escolha do tema para sua pesquisa e artigo científico é um dos passos mais importantes. A orientação é fazer uma investigação bibliográfica eficiente, conferindo os últimos números dos periódicos e verificando se o assunto sobre o qual você deseja escrever é interessante.

Caso essa etapa não seja realizada ou aconteça com falhas, há o grande risco de produzir algo que repete metodologias e resultados já publicados por outros pesquisadores. Com isso, vai ficar difícil conseguir publicar.

Seguir as exigências de formatação
Outra dica essencial mas que muitas vezes não recebe a atenção necessária é o cuidado com as exigências de formatação. É comum que os periódicos sigam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), porém, as regras podem mudar de acordo com cada revista.

Por isso, é indispensável conhecer as orientações da linha editorial e formatar o seu texto de acordo com elas. Caso contrário, a publicação certamente voltará com solicitações de mudança feitas pelos pareceristas. Dessa forma, você perde tempo, já que vai ser preciso adequar a estrutura e submeter o artigo novamente.

Apresentar consistência na metodologia e nos resultados
Como dissemos, esses são os pontos mais avaliados pela equipe do periódico antes de autorizar a publicação do artigo científico. Quando o método da pesquisa contém inadequações ou não está bem-explicado, a publicação não é aceita, pois os resultados podem não ser confiáveis.

Da mesma forma, a discussão dos resultados precisa estar adequada à metodologia utilizada e seguir os critérios científicos de éticae validação. Esse ponto requer muita atenção e qualidade, pois suas conclusões serão utilizadas por cientistas e profissionais que tiverem contato com o artigo.

Estar atento para a revisão do texto
Por fim, se você deseja produzir um artigo de qualidade e com grandes chances de ser aprovado para publicação sem pedidos de modificação, é fundamental apresentar um texto bem-revisado.

Isso diz respeito tanto às questões científicas quanto à parte ortográfica e gramatical. De preferência, envie seu artigo para outro(s) pesquisador(es) que possam apontar melhorias na escrita, principalmente em relação às informações do método e resultados. Além disso, envie um texto para a revisão de um profissional da língua em que ele vai ser publicado.

Agora, você já sabe o que é um artigo científico, como ele funciona e, melhor, tem as orientações centrais para escrever um texto de qualidade. Com isso, é possível realizar pesquisas e produzir resultados úteis para a comunidade científica da área de saúde.

Que tal acompanhar mais de perto nossas dicas? Acesse outros posts do nosso blog e não perca os conteúdos que publicamos!


Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301



ÚLTIMOS POSTS

Há 3 dias

A necessidade de se pensar em liderança na carreira de Enfermagem

LER POST
Semana passada

Marketing para médicos: os cuidados ao utilizar essa estratégia

LER POST
05/07/2019

Descubra o que torna o cooperativismo médico importante

LER POST