Saiba tudo sobre o trabalho do Técnico em Enfermagem

• Saiba tudo sobre o trabalho do Técnico em Enfermagem
Publicada 04/03/2022

Um dos profissionais necessários para o bom funcionamento de uma unidade de saúde é o Técnico em Enfermagem. Atuando em diversas frentes, como a assistência a pacientes, coleta de material para exames, operação de aparelhos e execução de atividades assistenciais de enfermagem, ele é essencial para garantir a organização, controle e bom atendimento aos pacientes.

Sendo assim, ele compõe uma equipe multidisciplinar, que atua conjuntamente na recuperação do paciente, executando ações de cuidado e visando sua recuperação de forma humanizada.

Mas, afinal, o que faz um técnico em enfermagem? Qual é a sua rotina e seus principais desafios? Como é o mercado de trabalho na área e o que se espera destes profissionais? Essas e outras respostas você encontra aqui. Boa leitura!

O que faz o técnico em Enfermagem?

Presta serviços em hospitais, clínicas, domicílios e demais unidades de atendimento a saúde, como urgências, emergências, UPAs e equipes de saúde da família.

Sua atuação se dá dentro de uma equipe multidisciplinar, que pode ser composta por enfermeiros, auxiliares, médicos e outros profissionais da saúde.

Algumas de suas principais atribuições são: administração de medicamentos; assistência aos médicos plantonistas; coleta de materiais para exames; preparo pré e pós operatório e pré e pós parto; preparo de equipamentos hospitalares; primeiros socorros; vacinação; procedimentos referentes à admissão, alta, transferência e óbitos; orientar a lavagem, secagem e esterilização de material cirúrgico e tarefas relacionadas a intervenções cirúrgicas médico-odontológicas.

Qual o perfil profissional do Técnico em Enfermagem?

Boa capacidade de comunicação

Em sua rotina, o técnico em Enfermagem lida com pacientes, familiares e os membros de sua equipe de saúde. Para orientar os pacientes e seus cuidadores corretamente, é preciso ter boas habilidades de comunicação para instruí-los de maneira clara e precisa, evitando ao máximo erros e desinformação. O mesmo vale para os membros da equipe de saúde, que precisam ser informados de forma objetiva e precisa sobre as ocorrências de cada paciente.

Trabalho em equipe

Por integrar uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, a capacidade de trabalhar em equipe é essencial para exercer com excelência o trabalho de técnico em Enfermagem. Na área da saúde, esta habilidade é importante para manter a organização da rotina de trabalho e compartilhar o planejamento e a divisão de tarefas, incentivando a cooperação e colaboração entre todos os membros da equipe, integrando os diferentes atores, saberes, práticas e interesses.

Capacidade de tomar decisões

O técnico de Enfermagem sempre atua supervisionado por um Enfermeiro, entretanto, ainda assim há a necessidade de tomar decisões importantes em um curto espaço de tempo. Ser capaz de tomar decisões de forma racional mesmo sob pressão é uma habilidade importantíssima para quem deseja atuar na linha de frente da assistência em saúde.

Como está o mercado de trabalho para técnicos em enfermagem?

O técnico em Enfermagem possui grande atuação em instituições hospitalares, ambulatoriais, clínicas, empresas, consultórios, unidades básicas de saúde, atendimentos domiciliares, atendimento móvel, instituições de longa permanência para idosos, dentre outros. Dessa forma, o curso é uma excelente oportunidade de inserção no mercado, posto que há uma necessidade desses profissionais na linha de frente, realizando desde a triagem até atendimentos mais específicos.

A procura por estes profissionais está em ampla expansão. No ano de 2020, houve um aumento de 708% na demanda por técnicos de Enfermagem em relação a 2019, conforme pesquisa da Catho, plataforma que cataloga e atua como classificado on-line de empregos. Já o site Salário.com, registrou um aumento de 23,1% para as contratações formais de carteira assinada entre os meses de fevereiro e novembro de 2020.

Como se tornar um técnico em enfermagem?

A Faculdade Unimed conta com um excelente curso Técnico em Enfermagem. Voltado para profissionais que desejam ingressar na área da saúde e auxiliares em Enfermagem que pretendem dar um próximo passo em sua carreira, é uma formação completa ofertada na modalidade presencial. O curso é ministrado por um corpo docente multidisciplinar, experiente e preparado para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Os estudantes terão contato com diversas disciplinas práticas e teóricas ao longo de sua formação. O curso abrange desde temas como a legislação do exercício profissional até a vivência em estágios dentro de instituições de saúde.

O curso é ofertado na modalidade presencial e tem duração de dois anos. Para saber mais e se matricular, clique aqui!