Por que investir em um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

• Blog
  • Diversos
  • Por que investir em um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?
Publicada 31/03/2022

Qualquer profissional, independentemente de área de atuação, está sujeito a ser acionado judicialmente ou receber reclamações. Isto pode acontecer por diversos motivos, como insatisfação do cliente com o resultado final de um serviço prestado ou uma intercorrência durante um atendimento médico.

Para resguardar os profissionais e proteger seu patrimônio, existe o Seguros de Responsabilidade Civil Profissional. Trata-se de um investimento importante, pois permite que você trabalhe com mais tranquilidade no seu dia a dia e conte com apoio jurídico sempre que precisar.

Para entender melhor como este seguro funciona, continue lendo!

O que é responsabilidade civil?

O termo “responsabilidade civil” refere-se ao dever de reparar um dano causado a outra pessoa. Juridicamente, ela procura averiguar em quais situações uma pessoa pode ser considerada responsável por um dano e qual a melhor forma de reparação.

O termo abrange danos causados por ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência ou imperícia do prestador de serviço.

Para quem é indicado o seguro de Responsabilidade Civil?

Médicos, advogados, engenheiros, dentistas e quaisquer profissionais que possam, mesmo que de forma involuntária, causar algum tipo de dano aos seus clientes.

Esta modalidade de seguro é importante pois cobre os honorários advocatícios, sendo que o advogado é de livre escolha do segurado. A cobertura também se estende a laudos periciais e demais despesas necessárias para a defesa do profissional de saúde, nas esferas cível, criminal e administrativa. Por fim, cobre indenizações a terceiros, acordos judiciais ou extrajudiciais e reembolso de despesas emergenciais que visem reduzir os danos causados.

Quais são os principais motivos para fazer um seguro de responsabilidade?
1 Proteger o patrimônio

Em caso de indenização, o patrimônio do responsável pode ser usado para efetuar o pagamento à vítima. Ao contar com um Seguro, você terá direito a cobertura do valor da indenização, preservando o seu patrimônio.

2 Preparo para imprevistos

Mesmo em casos nos quais fique provado que não houve dano e não exista condenação, há uma série de gastos com os custos do processo e contratação de advogados.

Um Seguro de Responsabilidade Civil irá evitar que você tenha que desembolsar esses valores, lhe protegendo de custos imprevistos.

3 Lidar com menos burocracia

Além de preservar as suas finanças, a apólice também irá lidar com a parte burocrática do processo, como mediação, defesa e cobertura acessória (conveniências contra calúnias e difamação, gastos emergenciais, proteção da reputação etc.).

Desta forma, você fica protegido não só no aspecto financeiro, mas também dos custos psicológicos e emocionais de lidar com um processo jurídico.

4 Proteger a sua reputação

Processos de responsabilidade civil podem durar bastante tempo, o que pode dificultar o pagamento de indenização da vítima e prejudicar a reputação do profissional. Ao contar com um seguro, é possível solicitar a mediação da ação para encerrar o processo mais rapidamente, além de garantir o pagamento da vítima, o que também conta pontos positivos para preservar a sua imagem.

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Individual Seguros Unimed

Seguro de responsabilidade civil individual que protege médicos, dentistas e outros profissionais da saúde, com coberturas que respeitam as necessidades específicas desses profissionais, no exercício de suas funções, e também oferece serviços como:

• Cobertura para ações movidas contra empresas de pequeno porte da área da saúde, das quais o segurado seja sócio e/ou titular.
  • Consultoria jurídica para auxiliar no esclarecimento de dúvidas em processos judiciais.
  • Consultoria médica para auxiliar e mitigar possíveis exposições legais.
  • Se você realizar um atendimento em uma emergência médica, acidente ou catástrofe voluntariamente, você continua coberto.
  • Biblioteca virtual exclusiva com materiais informativos, artigos, pesquisas científicas

Uma solução desenvolvida por quem entende de saúde e cuidados. É mais expertise e confiança a favor da sua carreira profissional.