Solução de educação customizada: o que é e o que pode fazer pelos seus funcionários

  • Home
  • Blog
  • Cooperativismo
  • Solução de educação customizada: o que é e o que pode fazer pelos seus funcionários
Publicada 04/12/2018

Uma cooperativa do ramo de saúde apresenta muitas particularidades, o que a difere de qualquer outro tipo de empresa. Assim, fica difícil procurar cursos e assessorias no mercado que realmente entendem a fundo suas necessidades. Pensando nisso, a Faculdade Unimed passou a oferecer a solução de educação customizada.

Referência nas áreas de Cooperativismo, Gestão e Saúde, a instituição de ensino consegue personalizar as demandas das Unimeds, contribuindo, assim, para a capacitação de colaboradores e médicos cooperados.

Quer entender melhor como funciona a solução de educação customizada e quais são seus diferenciais em relação a outros cursos e consultorias do mercado? Confira nosso post!

O que é a solução de educação customizada da Faculdade Unimed?
Trata-se de um portfólio amplo de soluções em educação, envolvendo cursos e assessorias — nas áreas de Cooperativismo, Gestão e Saúde — para atender as necessidades específicas do Sistema Unimed, que somam atualmente 348 cooperativas.

"Temos mais de 150 docentes e consultores, além de uma equipe de desenvolvimento de soluções educacionais altamente capacitada para atender qualquer demanda nas áreas de atuação da Faculdade Unimed", detalha Vinícius Borges, gerente da área de Negócios da Faculdade Unimed.

Que tipos de curso são oferecidos?
A solução de educação customizada da Faculdade Unimed trabalha hoje com:

  • cursos de pós-graduação — especialização e MBA;
  • cursos de graduação;
  • cursos livres;
  • cursos de curta duração;
  • consultorias.

A grande vantagem é que a instituição de ensino superior (IES) oferece essas formações tanto no formato presencial quanto na modalidade de educação a distância (EAD), ou seja, online.

Segundo Borges, a Faculdade Unimed está pronta para atender qualquer tipo de solução — seja curso ou consultoria. "Em gestão, por exemplo, há a parte de liderança, finanças e planejamento estratégico. No cooperativismo, são tratados regimentos e legislações que a cooperativa deve seguir. Assim, ela consegue se estruturar para trabalhar de forma totalmente adequada ao sistema", exemplifica.

Caso o curso procurado ainda não seja oferecido, a instituição pode desenvolvê-lo de acordo com uma demanda. "Além disso, estamos sempre buscando outras necessidades que o Sistema Unimed possa ter para ofertar novos produtos", completa o gerente.

É o caso do curso de Gestão de Inovação — que será oferecido pela Faculdade Unimed a partir de 2019. "Não fomos demandados, mas percebemos que esse tema é crescente, e as empresas precisam começar a lidar com isso no dia a dia. Portanto, desenvolvemos um MBA dentro dessa área", explica Borges.

Como funciona na prática?
O processo de solução de educação customizada da Faculdade Unimed é composto por algumas fases. Assim, os anseios da cooperativa de saúde são realmente compreendidos para que se possa desenvolver o produto ideal. Veja a seguir as etapas:

Mapeamento
É feito um mapeamento das necessidades da cooperativa por meio da estruturação de um briefing — com a avaliação de aspectos como cultura, objetivos e valores da organização.

"Por exemplo, em um trabalho de desenvolvimento de líderes, observamos os valores da empresa para que sejam abordados na solução proposta. Por isso, dizemos que o conceito é personalizar", esclarece Borges.

São considerados ainda outros parâmetros para o desenvolvimento das soluções de educação — como necessidades atuais e futuras, ambiente externo, resultados almejados, equipe, prazos e recursos.

Estruturação e planejamento
Após a identificação da demanda, entra em cena outra área — chamada de Desenvolvimento de Soluções Educacionais (DSE). É uma equipe que vai trabalhar para desenvolver uma proposta que esteja de acordo com as expectativas da empresa.

Quando o cliente aprova a proposta, cria-se um plano de trabalho e cronograma de entrega. "Se for treinamento a distância, a Faculdade Unimed desenvolve o treinamento e faz sua validação", salienta o gerente.

No caso de demanda por curso presencial, é feita uma apresentação do esboço do curso — com o conteúdo programático, público-alvo, carga horária, corpo docente e didáticas utilizadas para que haja a validação pela cooperativa.

Já em relação à assessoria, a Faculdade Unimed faz o escopo, cronograma, quantidade de visitas e público que será alcançado.

Implementação e entrega
É a fase da execução da solução de educação customizada que foi contratada. "Nessa etapa, é a efetiva realização da demanda. Se for curso EAD, ocorre a publicação do curso no site. Se for presencial, é a sua realização. E, no caso de consultoria, o consultor entra em campo", detalha Borges.

Monitoramento
A Faculdade Unimed não termina esse trabalho com a entrega da solução, pois realiza também o monitoramento, ou seja, uma pesquisa para avaliar se o produto que foi entregue atendeu plenamente as expectativas e necessidades do cliente.

De acordo com o gerente da área de negócios, os cursos EAD têm avaliação de qualidade; já nos presenciais, é feito o monitoramento por meio de aplicação de um formulário com os alunos. E se a solução for consultoria, o cliente preenche um formulário de satisfação.

"Formalmente, fazemos o monitoramento utilizando essas pesquisas, mas, além disso, temos contato constante com os clientes e sempre questionamos como está o andamento do produto que foi entregue", completa Borges.

Quais são os diferenciais da solução customizada?
O grande diferencial da solução de educação customizada é o fato de a Faculdade Unimed estar dentro do Sistema Unimed e entender todas suas peculiaridades.

"Atuamos com soluções educacionais há mais de 20 anos, ou seja, temos know-how para o desenvolvimento de produtos voltados para cada singular, diferentemente de outras empresas do mercado que oferecem soluções de 'prateleira' ou que demandarão muito tempo para entender as particularidades de uma cooperativa do ramo de saúde", destaca Borges.

Capacitação e engajamento de funcionários
Esse formato é, portanto, a solução ideal para que a cooperativa possa capacitar e engajar seus funcionários, já que é desenvolvido sob medida. "Temos diversas metodologias de trabalho e um corpo docente altamente qualificado e capacitado para atender qualquer demanda do Sistema Unimed", finaliza o gerente.

A solução de educação customizada da Faculdade Unimed trabalha para que as Unimeds possam realizar uma gestão e atendimento de qualidade — com cursos de qualificação sob medida para funcionários e cooperados. Somente quem está inserido no sistema pode compreender as reais necessidades do universo cooperativista da área da saúde.

Ficou interessado nesse formato educacional personalizado? Entre em contato com a Faculdade Unimed e descubra a solução ideal para sua cooperativa!


Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301



ÚLTIMOS POSTS

05/07/2019

Descubra o que torna o cooperativismo médico importante

LER POST
05/07/2019

Gestão de conflitos é uma competência importante para médicos?

LER POST
03/07/2019

Empreendedorismo na Medicina: como atuar nesse mercado

LER POST